06/12 – Resumo da Aula 02 – ABC da EaD no SL

Caros Colegas:

Hoje tivemos a segunda aula do curso ABC da EaD no SL, que foi realizada no espaço De Mattar.

[photopress:06_12_2007_001.jpg,full,vazio]

Preparei dois podcasts (arquivos de áudio), um com o resumo do tema da primeira aula, e outro, mais longo, com o tema da aula de hoje. Os dois estão disponíveis na Web: Aula 01 e Aula 02.

Eles foram disponibilizados na opção para ouvir áudio (um ícone de música que aparece do lado direito inferior da tela). Alguns parece que não conseguiram ouvir – deve ser selecionada a opção Edit/Preferences/Audio & Video/Play Streaming Music when available. Se tudo estava selecionado, e se a pessoa consegue ouvir outros sons no computador, deveria ouvir também a minha voz gravada. Quem não conseguiu, sugiro que apareça mais vezes no SL, no De Mattar, para tentarmos resolver isso. Tenho ficado bastante por lá. Eu pretendo usar mais arquivos de áudio dessa maneira, mas de qualquer forma vou sempre passar também o endereço do arquivo na Net, assim quem tiver problemas no SL pode ouvir os arquivos por fora.

Preparei também alguns pôsteres, e os 3 primeiros, quando clicados, ofereciam Notecards que eram automaticamente gravados no seu inventário. Esses notecards podem inclusive ser modificados, com anotações etc., enquanto o aluno assiste a uma aula, ouve o podcast, assiste a um vídeo, participa de um debate etc., e me parecem assim um recurso didático muito rico, apesar de sua simplicidade.

[photopress:06_12_2007_002.jpg,full,vazio]

Aliás, como tarefa de final de curso, para o recebimento do Certificado, quero que vocês me entreguem um notecard, em que vão indicar o nome do seu avatar, seu nome na vida real, fazer uma breve avaliação do curso (com sugestões se quiserem), fazer uma breve avaliação do Second Life como ambiente de aprendizagem, e fazer algum comentário sobre uma questão do curso que tenha despertado seu maior interesse. Então, vocês já podem começar a preparar o notecard, e atualizá-lo aula a aula: Inventory/Creat/New Note. Ele é criado inicialmente com o nome new note, mas depois, pelo próprio inventário, com o mouse direito, é possível modificar seu nome.

Acho que estamos também progredindo no chat de texto. É importante que quando uma pessoa chega, principalmente atrasada, não diga “Bom Dia” etc., pois isso atrapalha o chat. Existe a possibilidade também de conversas privadas (Communicate/Friends/Selecione a pessoa/Im/Call). Mas o principal foi que algumas pessoas começaram a pedir licença para falar, no meio de uma discussão. Acho que podemos usar esse recurso daqui por diante, ou seja, a pessoa pede para falar, e eu vou liberando, conforme uma terminar. É uma tentativa de organizar a conversa.

Lembro que os chats ficam gravados automaticamente, na janela Communicate/Near Me. Então, antes de saírem do Second Life, procurem copiar a conversa toda para um arquivo de texto, para poderem ler depois – caso contrário, tudo sumirá.

Além disso, testamos também o chat de voz. Algumas pessoas que conseguiam ouvir o streaming, não conseguiram ouvir o chat de voz. A configuração está em: Edit/Preferences/Voice Chat/Enable Voice Chat. Aí, dá para escolher para ouvir o chat pela posição do avatar ou a posição da câmera. Na parte de baixo dessa janela, dá também para fazer alguns testes para ver se tudo funciona ok. Se alguém continua sem conseguir ouvir o chat de voz, sugiro que apareça no De Mattar nos próximos dias, para tentarmos resolver isso. Eu pretendo utilizar o chat de voz mais vezes nas próximas aulas. Conseguimos, inclusive, organizar bem o chat de voz hoje – cada pessoa falando por vez, as outras fechando o microfone etc.

Para falar, aí já precisa de um microfone. Mas se der para ouvir o chat já está ótimo, aí a pessoa pode se manifestar no chat escrito.

Testamos também o uso dos controles de câmera, que serão essenciais nas nossas próximas aulas. Eles são ativados através de View/Camera Controls. Você pode focar em um objeto utilizando Alt e clicando no objeto, e então se divertir com os controles de câmera. Divirtam-se nos próximos dias, olhando as coisas de cima, de lado, por trás etc., sem mover o seu avatar.

[photopress:06_12_2007_003.jpg,full,vazio]

Nossa próxima aula será na ilha da Unisinos, passo as orientações nos próximos dias. Mas vocês já podem começar a explorá-la, é só fazer a busca por Unisinos em Places.

O pessoal da Unisinos recebeu o livro e leu atentamente o cap. 3, tema da nossa próxima aula. Nele, eu desenvolvo os conceitos do impostutor e do aututor, dentre vários outros, então seria muito importante se vocês conseguissem ler o cap. 3 para a próxima aula, segunda-feira, 10:00 às 11:30.

Hoje discutimos uma questão interessante, se a ead por satélite é anterior ou posterior à ead on-line. Para muitos, a ead pela web superou o satélite, pelo custo menor, flexibilidade etc. Para outros, em muitos lugares do Brasil não há conexão de banda larga para a web, então o satélite seria uma solução. Então, que seria mais novo e revolucionário?

Há alguns meses, ouvi um palestrante no Mackenzie dizer que a combinação entre ead por satélite e web seria o modelo verdadeiramente inovador, o que haveria de mais atual. Gostaria de saber a opinião de vocês.

Falamos também sobre experiências como a do Instituto Monitor e do IUB, que se especializaram por décadas na ead impressa, por correspondência, e agora começam a acrescentar a seus serviços também a ead on-line. Será que essas empresas terão condições de competir nesse mercado, alcançando o mesmo sucesso que alcançaram na ead por correspondência? Afinal de contas, a competência que elas desenvolveram é outra. O mesmo processo, me parece, está ocorrendo com as editoras, que não sabem exatamente que modelo de negócios adotar para entrar na editoração digital.

Mais de um avatar tocou no assunto da ead e a inclusão/exclusão digital. Este é um tema que não vamos retomar mais durante o curso, oficialmente, mas com certeza ele vai voltar sempre, então podemos debatê-lo por aqui também.

[photopress:06_12_2007_004.jpg,full,vazio]

Logo após a aula, tivemos um chat no Meebo do meu blog, que inclusive contou com a passagem rápida da Carmem Maia, co-autora do ABC da EaD comigo. Eu nunca tinha testado a ferramenta para o chat, mas funcionou muito bem.

Durante a aula, mantive meu MSN ligado e algumas pessoas conseguiram se comunicar comigo por lá, mesmo quando estavam no sl mas depois caíram. Então, mantenham sempre meu MSN em mãos:

jamattar@hotmail.com

Aguardo agora os comentários de vocês.

João Mattar

P.S. Quem ainda não está recebendo msgs do curso pelo próprio Second Life é porque ainda não está incluído no Grupo que criei dentro do SL. Então, me passe o nome do seu avatar, para eu incluí-lo no grupo.

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar
Esta entrada foi publicada em Computação, EaD, Educação, Second Life. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

8 respostas a 06/12 – Resumo da Aula 02 – ABC da EaD no SL

  1. João Mattar disse:

    Aproveitando, acabamos não falando disso na aula, mas um dos quadros da aula apontavam para a idéia de uma Web 3.0 (e por conseqüência EaD 3.0), que inclui a idéia dos ambientes 3D, avatares etc. Isso não é de forma alguma consenso, mas eu e o Valente defendemos essa idéia, no nosso livro “Second Life e Web 2.0 na Educação”. Como estamos tendo uma experiência no SL, gostaria da opinião de vocês – faz sentido pensar em ambientes 3D como uma nova fase na história da EaD?

  2. Fernanda disse:

    Que bom que por aqui está dando para “acompanhar”, quando não cair conexão, etc. Siceramente, em minha opinião, são válidos todos os meios de melhorar a EaD e a junção de web e satélite parece ser uma ótima idéia. Pensando, claro, que antes, dever-se-ia aparelhar escolas(que se encontram em lugares remotos do nosso País) e dar condições, através, talvez, de “Programas” governamentais, para incentivo de aquisição de computadores, etc. Quem está na ponta da cadeia de estudiosos de EaD deve fomentar a idéia, buscando envolver empresas privadas, governo, etc e promover debates com as comunidades estudantis sobre o assunto EaD. Aos pouco, a idéia vai ser absorvida e muitos poderão entrar também nessa “aventura”, com novos olhares e idéias. O que vocês acham?
    obs.: como o senhor sabe, Professor, não consegui reconectar no sl hoje. Por favor, não entendi bem sobre os “Notecards “. Obrigada por tudo.

  3. João Mattar disse:

    Os notecards vc consegue pegar lá no De Mattar, nos 3 primeiros quadros. É só clicar que ele entra para você.
    Para treinar a criar um notecard, vc tem que estar no SL tb.

  4. Breno Trautwein disse:

    Bom dia a todos,
    Ontem a aula foi mais bacana, mais gente ambientada e foi muito interessante ver o processo de auto-organização que aconteceu para os colegas se ambientarem, acessano os notes os audios e instalando ou tentando instalar os componentes de navegação e audio. O chat por voz também foi interessante apesar de as vezes o chiado atrapalhasse (era preciso diminuir o volume de alguns e aumentar de outros para resolver o problema de chiado).
    Em relaão ao marketing web (1.0, 2.0, 3.0), não acho importante ou interessante a discussão destas siglas no horário de expediente. Fica mais para o happy hour, como conversa relaxante, assimc omo o futebol (principalmente agora que meu time ta na segunda).
    O importante e útil e discutir o uso, a adequação, e as melhorias que esta evolução contínua da web (internet) podem trazer para temas como educação, inclusão, competitividade do brasil no mndo globalizado (através da educação), etceteraetal.

    Parabéns e obrigado a todos os colegas pelas oportunidades de aprendizagem que tenho tido.

    Avatar Breno Kronfeld

  5. João Mattar disse:

    Oi, Breno.

    O processo de auto-organização é interessante para a educação, né?

    Quanto ao chat de voz, além do controle de volume de cada speaker (bem lembrado), que dá para ajustar, todos devem utilizar a opção de só ligar o microfone quando forem falar. E acho que no chat também houve um rápido processo de organização, porque não combinamos muita coisa mas um esperava o outro falar, pedia licença etc. A questão é saber se isso também ocorreria com esses jovens que estão chegando.

    Tudo dá para discutir em happy hour, mesmo no SL! Eu realmente não dava muita bola para essas siglas, mas confesso que depois que estudei um pouco os conceitos por trás da idéia de Web 2.0, percebi até que já fazia sentido falar em 3.0. Acho que as diferenças conceituais não são apenas marketing, aqui. Isso é de leve um tema da nossa aulas sobre ferramentas, lá na univ. norte-americana, mas prometo dar uma atenção um pouco maior para retormarmos a discussão, ok?

    E obrigado por sua participação até aqui!

    João Mattar

  6. wanderlucy disse:

    Ontem tive minha primeira experiência de aula no SL e confesso que estou até agora meio desnorteada! Ainda estou aprendendo a utilizar as muitas ferramentas do SL, e a falta de prática ontem me deu desespero em alguns momentos. Não consegui, por exemplo, ouvir o chat de voz. Mas vou seguir a orientação do nosso mestre Mattar: vou acessar o SL fora da aula para aprender sobre como proceder no uso do chat de voz e em mais algumas outras ferramentas.
    Breno, estou feliz de vê-lo por aqui, depois de nosso contato pelo Twango na experiência oferecida pelo Prof. Wilson Azevedo!
    Quanto aos ambientes 3D se tratarem de uma nova fase da EAD, acho cedo ainda para afirmar. Como ainda não resolvemos problemas básicos de exclusão digital, parece-me que os ambientes 3D por enquanto só fazem aumentar o tamanho do fosso. Mas tudo tem caminhado muito rapidamente. Talvez em breve eu tenha outra opinião a esse respeito.
    Agradeço ao João Mattar a grande oportunidade de compartilhar com vocês todos essa experiência!
    Até a próxima aula!
    Wanderlucy
    Avatar Tetis Cazalet

  7. Mattar,

    Por favor, me inclua no grupo do SL. Obrigado!

    Quintino Kidd
    (Rodrigo Quintino)

  8. Elizabete Gomes disse:

    Parabéns professor, sua iniciativa certamente é uma mostra de que para se fazer educação de verdade tem que se ter muita criatividade. Você está nos mostrando a possibilidade de transcendermos o tradicional.

    Perdi as primeiras aulas, mas hoje participei e fiquei muito animada e motivada para o desafio que se posta – dos caminhos que poderemos abrir para que a escola possa ser um ambiente de construção de práticas pedagógicas renovadoras e articuladas com as necessidades da contemporaneidade.

    Vou me preparar melhor para as próximas aulas.

    Abraço
    Elizabete – Florianópolis

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>