Estou escolhendo um texto do George Siemens para traduzir para o português. Aqui vai uma lista que ele mesmo me passou, ordenada em função do número de citações, começando pelo mais citado. Vou continuamente ampliando o post com comentários sobre cada um dos textos.
SIEMENS, George. Connectivism: a learning theory for the digital age. International Journal of Instructional Technology and Distance Learning, v. 2, n. 1, jan. 2005
Artigo clássico que a Elaine Soeira deu um toque que já tem tradução para o português.
SIEMENS, George; TITTENBERGER, Peter. Handbook of emerging technologies for learning. University of Manitoba, 2009.
Orientações para educadores incorporarem tecnologias sem suas atividades de ensino e aprendizagem.
SIEMENS, George. Learning and knowing in networks: changing roles for educators and designers. Paper 105: University of Georgia IT Forum, 2008.
Aqui Siemens constrói quatro metáforas para o educador: master artista, administrador de rede, concierge e curador.
SIEMENS, George. Learning Management Systems: the wrong place to start elearning. Elearnspace, 2007.
Siemens faz uma crítica da rigidez e linearidade dos LMSs (ou AVAs), em comparação com plataformas mais sociais.
SIEMENS, George. Connectivism: learning theory or pastime for the self-amused? Elearnspace, 12 nov. 2006.
Siemens defende que precisamos de uma nova teoria de ensino e aprendizagem, dentre outros motivos, porque não temos mais capacidade de acompanhar e lidar com o crescimento vertiginoso do conhecimento, e discute também fundamentos filosóficos e pedagógicos para a concepção de que o aprendizado não é apenas interno, mas também externo.
SIEMENS, George. Connectivism: learning as network-creation. Elearnspace, 10 ago. 2005.
Siemens afirma que o conectivismo apresenta a aprendizagem como um processo de formação de conexões e redes.
Belíssima iniciativa, João! Já passou da hora de termos as traduções dele por aqui! Torço para que o projeto vingue! Um grande abraço, Ana
Olá, João! Muito interessante a metéria, acredito que a utilização de games como ferramente de aprendizagem é muito válido, pois, estimula a curiosidade e a constante descoberta sem deixar a pessoa entediada.
Boa sorte, até!
Muito legal, João Mattar. Em 2015 fiz meu tcc sobre o conectivismo e me chamou a atenção o fato de praticamente não haver materiais do Siemens português do Brasil. Encontrei apenas uma tradução do texto de 2004: Conectivismo: Uma teoria de aprendizagem para a Idade Digital
abraço
João Mattar, ajudou muito essas indicações de publicações de George Siemens. E a tradução para o português facilita muito. Obrigada!
Que ótimo Claudia!
Estou a dizer que o Professor Siemens, como ele mesmo diz, [é irreversível e inevitável]! Obrigado João Mattar.