A aprendizagem baseada em projetos na cultura digital

Este é o meu projeto de pesquisa atual no TIDD – Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital na PUC-SP

A aprendizagem baseada em projetos na cultura digital
Ana Maria Di Grado Hessel, Claudio André e João Mattar

Este projeto de pesquisa pretende explorar o potencial da aprendizagem baseada em projetos (ABP) na cultura digital, associando-a com o uso de tecnologias na educação, a educação a distância e a formação online.

Bender (2014) prevê que a aprendizagem baseada em projetos se tornará o principal modelo de ensino deste século. A ABP é uma metodologia pela qual os alunos constroem conhecimento e adquirem habilidades ao trabalharem por um longo período na investigação de problemas, questões e/ou desafios autênticos, envolventes e complexos (BUCK INSTITUTE FOR EDUCATION, 2008). Em geral, os projetos emergem a partir de um contexto autêntico, abordam questões controversas ou importantes na comunidade e se desdobram de modos imprevistos. Assim, a aprendizagem baseada em projetos leva os alunos a criarem, colaborativamente, significado a partir do caos da superabundância de informações, a fim de articularem e apresentarem soluções eficazes para problemas.

Neste projeto, a teoria da complexidade é um dos referenciais teóricos para a reflexão sobre a construção do conhecimento e a cognição na ABP. O pensamento complexo contribui para o entendimento do contexto atual do ciberespaço. No cenário das redes, a construção de conhecimento reconfigura-se em relações sistêmicas, tornando-se necessário transcender o enfoque cognitivo ancorado na linearidade e na fragmentação. Teorias de aprendizagem e metodologias ativas (como problemas, games e gamificação) são também referências para o projeto.

Um dos elementos essenciais do design de projetos para o BIE é um produto público: os alunos tornam público seu trabalho, explicando, exibindo e/ou apresentando-o a pessoas além da sala de aula. Nesse sentido, o objetivo deste projeto é elaborar diversos produtos e disponibilizá-los gratuitamente online.

Cultura e Letramento Digital é uma das competências propostas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do MEC (http://basenacionalcomum.mec.gov.br/), cujo objetivo é compreender, utilizar e criar tecnologias de forma crítica, significativa e ética, para que os alunos possam comunicar-se, acessar e produzir informações e conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria. O letramento digital envolve o uso confiante e crítico das Tecnologias da Informação e Comunicação (TDICs) para o trabalho, a educação, o lazer e a comunicação. É sustentado por habilidades básicas, como, por exemplo: o uso de computadores e celulares para recuperar, avaliar, armazenar, produzir, apresentar e trocar informações, e para se comunicar e participar de redes colaborativas através da Internet. Assim, os produtos elaborados no âmbito deste projeto propõem-se a colaborar para a cultura e o letramento digital.

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar
Esta entrada foi publicada em Educação. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Uma resposta a A aprendizagem baseada em projetos na cultura digital

  1. simplivllc disse:

    Project-based learning will become the main teaching model of this century as well as the centuries to come also. It helps the students to understand deeply what they do and help them to innovate and apply new findings. https://www.simpliv.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>