The first Ahnentafel, published by Michaël Eytzinger in Thesaurus principum hac aetate in Europa viventium. Cologne, 1590, p. 146-147.
Quando você tem que definir palavras-chave para papers, artigos e capítulos, usar um Tesauro é uma excelente opção. Um Tesauro ou Thesaurus é um dicionário de palavras em uma área específica de conhecimento. Uma de suas funções acaba sendo diferenciar palavras com sentido próximo e, por consequência, contribuir para o processo de escolha de palavras-chave. Este post apresenta alguns Thesaurus na área de Educação.
Em português, temos o Thesaurus Brasileiro da Educação (Brased), do INEP, sugerido, por exemplo, pela Revista Eletrônica de Educação (REVEDUC). Aqui você encontra uma apresentação do Brased, e aqui orientações elaboradas pelo Portal de Periódicos UFSCar sobre como utilizá-lo.
Em espanhol, destaque para o Tesauro Europeo de la Educación (Comisión de las Comunidades Europeas; Councl of Europe; REDINED), sugerido por exemplo pela RIED. Revista Iberoamericana de Educación a Distancia.
Em inglês, a Revista Eletrônica de Educação (REVEDUC) sugere o ERIC Thesaurus (Education Resources Information Center).
Destaque ainda para o UNESCO Thesaurus (em várias línguas, como inglês, espanhol e francês), voltado para as áreas de educação, cultura, ciências naturais, ciências sociais e humanas, comunicação e informação.
Você usa mais algum? Mencione nos comentários que eu incluirei no post!