É possível prever a felicidade?

Can You Predict Happiness? é o título de um artigo de Tiffany Sharples no Time.

Segundo Daniel Gilbert, professor de psicologia de Harvard, em geral erramos quando tentamos prever o quanto apreciaremos uma experiência futura, por causa do que ele chama de “colapso da atenção”.

Quando tentamos prever experiências futuras, tendemos a compará-las com outras experiências, passadas, presentes ou que imaginemos. Mas nenhuma dessas alternativas entra em jogo quando chega o futuro e vivemos uma experiência envolvente. Nesse momento, ocorre algo como um buraco negro da imaginação, absorvendo toda a nossa atenção e neutralizando o poder das alternativas. A experiência nos consome e nossa atenção colapsa naquele momento, e as alternativas não escolhidas não participam deste momento – ao contrário do momento em que tentamos prever nossa felicidade no futuro.

Não somos em geral capazes, portanto, de prever a felicidade de nossas experiências futuras e do futuro em geral, pois quando fazemos uma escolha na vida, as alternativas não escolhidas evaporam.

Quando uma experiência não é envolvente, aí sim temos tempo para ficar imaginando todas as outras coisas que poderíamos estar fazendo. Mas, para Gilbert, esses momentos são pouco comuns em nossas vidas – em geral, as alternativas que não escolhemos na vida desaparecem bem mais rapidamente do que imaginamos.

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar
Esta entrada foi publicada em Psicologia. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>