Já cobri, no Second Life e Web 2.0 na Educação, a idéia de LMS 2.0, ainda muito pouco conhecida mesmo por formadores de opinião no uso de tecnologias em educação.
As características principais desses sistemas são: disponíveis na Web (ou seja, sem necessidade de baixar o software para o computador); backup feito diretamente no provedor do serviço; gratuitos; interfaces simples; simples de usar; flexíveis; etc. Eu enxergo um futuro (bem próximo) em que os LMSs se tornarão commodities, como os browsers; ou seja, as empresas não ganharão dinheiro com eles, mas com produtos e serviços agregados – ou alguma outra maneira. Ou simplesmente não ganharão dinheiro. Leiam o post A Cultura Digital do Custo Zero.
Dois exemplos interessantes, independente de serem ou não adequadamente classificados como LMSs 2.0, são o Ninehub e o LectureShare.
O Ninehub é um serviço dedicado à hospedagem do Moodle, a sensação do momento entre os LMSs (ainda estou devendo a página sobre o MoodleMoot 2008, mas já disponibilizei um vídeo com alguns takes e entrevistas). Crie uma conta e imediatamente você terá o Moodle funcionando da maneira que desejar – e não há limite para hospedagem de conteúdo! Já criei inclusive uma turma por lá, que vai servir para explorarmos o ambiente no curso ABC da EaD no SL 3.0. Amanhã passo as orientações para os inscritos no curso.
O LectureShare é um LMS gratuito e também baseado na web, que já tem 1 ano de existência e está em fase beta. Na página about, há essa informação: “There’s no frustrating software to learn and no course web page to maintain.” Há também um blog, onde são postadas (de vez em quando) as novidades do sistema.
Espero, durante o nosso curso, explorar esses e outros exemplos de LMSs 2.0, para quem sabe montarmos um wiki comparativo.
JOÃO, este é o verdadeiro conceito de CLOUD COMPUTING !! Minha TESE de DOUTORADO estarei trabalhando num LMS 3.0 … ou num AVE 3.0 (o que seria melhor ?!?) rsrsrsrsrs …
Precisamos conversar !! Adorei o Ninehub … bela DICA !!!
Recomendo o sistema de ensino a distância da GlobalEAD (http://www.globalead.com.br) porque tem suporte e hospedagem de vídeos protegidos contra pirataria, hospedagem de arquivos e permite número ilimitado de usuários. O preço é muito baixo e a eficiência inconteste. O Moodle não tem um suporte de vídeos nativo e nem tão pouco mecanismos de proteção tão eficientes quando ao sistema da GlobalEAD
Alessandro Marlos,
Engenheiro de T.I.