Preciso dar um jeito nos meus livros e resolvi pesquisar e testar alguns softwares que servem para você catalogar seus livros online. Bibliotecas pessoais 2.0.
O que parece ser mais utilizado é o LibraryThing. As pesquisas são feitas em quase 700 bancos de dados pelo mundo, mas não há nenhum brasileiro (e em Portugal as opções são bem restritas), então temos que inserir manualmente muitos dos nossos livros. A Library of Congress, entretanto, retorna bastante coisa em português. Você precisa especificar em que banco de dados deseja procurar o livro, a cada pesquisa, o que é um pouco chato. Além de opções para tags, reviews e comentários (públicos e privados), tem várias opções para inserir e editar informações do livro (inclusive você pode linkar a imagem da capa a um endereço, ou seja, não precisa fazer upload da imagem), as opções Currently Reading ou To Read, e um espaço para indicar a data em que você começou e terminou a leitura. E também opções para citar o livro nos formatos MLA, APA, Chicago/Turabian e Wikipedia. Depois de 200 livros cadastrados, você paga US$ 10.00 por ano ou US$ 25.00 pela vida toda. E dá para colocar uma estante no seu blog:
O Shelfari, que foi comprado pela Amazon em Agosto deste ano, não exige que você indique o banco de dados onde quer fazer a busca – eu li em mais de um lugar que usa apenas a Amazon, mas nas minhas buscas não tive certeza disso. Retornou vários livros que pesquisei em português (às vezes mais e outras menos que na LibraryThing), e parece que pesquisa também nos comentários do livro, o que parece não ocorrer no LibraryThing. Mas cuidado: você não deve usar acentos e caracteres especiais na busca – educacao a distancia, por exemplo. Tem opções para review públicas, comentários que podem ser mantidos privados, informações se o livro está emprestado e para quem, e tags, mas tem menos opções para editar as informações do livro – quando um livro já existe no banco de dados dele, mesmo que você cadastre outra edição, ele te lança na estante o que já existia, e não consegui, por exemplo, modificar a capa, o que foi fácil no LibraryThing, além de que não consigo modificar os dados do livro para bater com o meu – apenas em um campo de anotações para a minha edição, mas aí ficam aparecendo os dados da edição que você não tem. Não achei a opção para citações, mas ele tem uma interface interessante, e quando você passa o mouse sobre um livro aparecem opções para indicar se você já leu o livro, se vai ler ou se está lendo, se o possui, se é favorito ou se deseja comprar, uma maneira interessante de separar os livros em diferentes estantes, que você consegue inclusive visualizar. É gratuito.
Como no caso do LibraryThing, dá para colocar a minha “estante” aqui no blog, mas fica bem mais bonito:
O goodreads parece ser a terceira opção mais utilizada, mas não cheguei a testá-la. Parece buscar apenas na Amazon. É gratuito.
O GuruLib também não exige que você indique o banco de dados onde quer pesquisar o livro e retorna algumas coisas em português, mas bem menos que o Shelfari e o LibraryThing. Não tem opções para tags mas tem opções diferentes para comentários, e tem as opções básicas para alterar as informações do livro. Também não achei a opção de citações. Parece ser a opção menos interessante dos quatro. Funciona não apenas para livros, mas também para CDs, vídeos etc.
Opções que ainda não explorei são Delicious Library, que também não funciona apenas para livros, e BookJetty, mas certamente há muitas outras por aí.
O Collectorz parece ser interessante, mas não entendi ainda se funciona online.
O Zotero é um plug-in para o Firefox, do qual eu já tinha falado por aqui.
Você já testou algum desses, ou outros?