Hoje ocorreu o painel Educação em Língua Portuguesa no Second Life, durante o Virtual Worlds Best Practices in Education.
Inicialmente, tivemos 3 apresentações de IEs de Portugal.
A Universidade de Aveiro esteve representada por vários professores:
Teresa Bettencourt (RL) Cleo Bekkers (SL)
Carlos Santos (RL) Carlosss Lukas (SL)
Pedro Almeida (RL) Antero Eun (SL)
Luís Pedro (RL) Zes Garfield (SL)
O trabalho que eles desenvolvem não apenas no Second Life, mas também com outras mídias, é simplesmente fantástico. Um dos pontos interessantes é justamente a quantidade de professores e alunos envolvidos nas pesquisas. Eles contaram em muito pouco tempo o processo de elaboração e uso da ilha, e Cleo falou sobre a Academia Portucalis.
[photopress:best_practices_001_aveiro_porto.png,full,vazio]
A Universidade do Porto foi representada pelo Paulo Frias (RL) PalUP Ling (SL), que falou sobre a interessante ilha que ele coordena.
E a UTAD – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro foi animadamente representada por Leonel Morgado (RL) Andabata Mandelbrot (SL). Ele fez uma reflexão não apenas sobre o uso do Second Life em educação, mas sobre a educação do futuro e os seus desafios.
O vídeo que a Zana, Chair do Program Committee, colocou no YouTube tem pelo menos 4 fotos das apresentações de Portugal:
Um pouco depois, tivemos uma sequência de palestras sobre experiências no Brasil.
Maurício Garcia (RL) Mgar Magneto (SL) falou sobre a história e a situação atual da ilha Vestibular Brasil e fez inclusive uma proposta durante o evento, de transformar a ilha em um projeto sem fins lucrativos. Ele destacou a importância de deixar de lado os espaços e se preocupar com os eventos, por isso a nova versão da ilha não tem mais fronteiras, os prédios são abertos etc.
O Sebrae / Ilha do Empreendedor foi representado por Rodrigo Gecelka (RL) Empreendedor Mighty (SL) e Jessé Gusmão de Abreu (RL) Halisson Usher (SL), que trabalham há bastante tempo juntos, fizeram a apresentação mas não se conhecem pessoalmente. Eles apresentaram os dados de frequência à ilha, que recebe mais visitantes inclusive do que algumas agências reais do Sebrae. Mostraram também o excelente trabalho que desenvolvem por lá, oferecendo cursos gratuitos para iniciantes e usuários mais experientes do Second Life.
Em seguida eu, João Mattar (RL) Erectus Amat (SL), apresentei algumas reflexões sobre as 3 versões do curso ABC da EaD no SL – Pearson Education. Chamei a atenção para o fato de que a terceira versão do curso, que começou em ferramentas como Moodle, wikis, blog etc., para apenas no final chegar ao Second Life, gerou uma sensação bem menor de envolvimento, pertencimento e sensação de grupo do que as 2 versões anteriores, que tiveram desde o início encontros síncronos no SL.
Em seguida, tivemos mais uma vez uma apresentação brilhante da Unisinos, com Eliane Schlemmer (RL) Violet Ladybird (SL) e Helena Cristina Martelete Soares (RL) Saiyen Eerie (SL), que apresentaram as experiências do Grupo de Pesquisa coordenado pela professora Schlemmer e das experiências com o Active Worlds e Second Life, incluindo um treinamento recente ministrado para diversas instituições da Ricesu. A apresentação gerou um debate interessante, pois não se limitou ao uso de mundos virtuais em educação, mas à teoria da educação e o perfil do nosso aluno atual.
Por fim, Gilson Schwartz (RL) Simplesmentenuma Boa (SL), acompanhado por um representante da empresa Meta Mídia Digital, contou a experiência pioneira do Bradesco no Second Life (a ilha está agora fechada ao público para re-avaliação do projeto) e falou também um pouco sobre a Cidade do Conhecimento, um projeto que na verdade não se resumiu ao Second Life. Mas Schwartz apresentou também vários outros projetos em que está envolvido, inclusive com Castells, passando sites, blogs, links para vídeos no YouTube etc.
A maratona terminou com uma mesa redonda reunindo 2 brasileiros e 2 portugueses que apresentaram também suas experiências no SL:
Andrea Silva (RL) Aerdna Beaumont (SL) – Fundap Brasil
Elizabete Teresinha Gomes (RL) Bete Aya (SL) – Unisul Brasil, que compartilhou os resultados de sua recente dissertação de mestrado comparando o Second Life com o AVA da Unisul
Olga Cação (RL) Ocacao Vieria (SL) – Universidade de Aveiro Portugal
João Lima (RL) JoaoDiogo Sideways (SL) – Universidade de Aveiro Portugal
Tudo foi gentilmente moderado por Archanjo Arcadia, que inclusive tem um poster em exibição na seção de pôsteres e stands:
[photopress:UBV_001.png,full,vazio]
Foi uma excelente oportunidade de reunir pioneiros em língua portuguesa no uso do Second Life em educação. As apresentações geraram interessantes discussões, apesar de que o tempo de 30 minutos mostrou-se insuficiente para apresentações e discussões mais aprofundadas. Foi possível também fazer um balanço dos projetos que continuam em andamento e aqueles que estão encerrados. Há novos projetos sendo desenvolvidos na ilha Vestibular Brasil, há outras instituições em Portugal realizando experiências no ambiente, talvez estejamos passando para uma nova fase de exploração dos mundos virtuais em educação, em língua portuguesa.
Foi também uma oportunidade de mostrar para a comunidade internacional, em um evento internacional em língua inglesa, as experiências que estamos realizando em língua portuguesa.
Quem esteve por lá pode ajudar a completar este relato, muito breve, e inclusive se tiraram fotos podem me enviar por email (joaomattar@gmail.com) que eu coloco por aqui.
No 7 Seminário ABED de Educação à Distância, que estou coordenando e será realizado à distância neste ano, teremos algumas atividades no Second Life, provavelmente reunindo as experiências que continuam ativas em nosso país. Até lá!
João, os parabéns vão para vc! Não fosse o João ter tomado a seu cargo a iniciativa de uma participação portuguesa no Best Practices, nada disto teria acontecido!
Muito obrigada!
Pingback: Painel em língua portuguesa no Best Practices « Education in virtual/real worlds
Parabéns a todos, em especial ao João pela iniciativa!
Tenho a certeza que se não fosses tu, João, a conferência me teria passado completamente ao lado, no meio dos mil um afazeres do dia-a-dia.
Muito obrigado João pelo convite e muitos parabéns pela iniciativa!
Pingback: De Mattar » Blog Archive » Organização do VWBPE
Professor
Parabéns por mais esta iniciativa. É louvável sua proatividade quando o assunto é EAD. Agradeço-lhe o convite e coloco-me à disposição no que se fizer necessário.
Atenciosamente,
Jurandir Rafael.
Pingback: De Mattar » Blog Archive » Virtual Worlds Best Practices in Education 2010 - Chamada para Voluntários
Pingback: De Mattar » Blog Archive » Cool Teacher Podcast
Pingback: De Mattar » Blog Archive » O Second Life morreu? (a velha questão que não morre…)
Painel educacao em lingua portuguesa no second life.. He-he-he :)