III Simpósio Virtual de EaD

Depois de ter participado um pouco no Second Life, na sexta, das interessantes atividades muito bem coordenadas por Daniele Navarro Dias Andrade, Daniel Ventura Damaceno e Paula Carolei, e da minha tumultuada viagem para Campo Grande, no sábado participei o dia todo do III Simpósio Virtual de EaD, promovido pelo Portal Educação.

Os números são impressionantes: mais de 8.000 inscritos, de diversos Estados mas não só do Brasil, beirando os 1.000 acessos simultâneos. Eu já tinha ficado satisfeito com os aproximadamente 2.000 participantes do 7º Senaed e quase 3.700 do Virtual Worlds Best Practices in Education, dos quais participei intensamente da organização, mas os números desse evento foram absolutamente fantásticos. Alguém sabe de algum evento de EaD no Brasil que tenha mobilizado mais de 8.000 participantes? Parabéns, Portal e toda sua maravilhosa equipe, e parabéns a todos que colaboraram para o sucesso do evento, e sinto-me também orgulhoso de ter auxiliado um pouco na estruturação geral dessa comemoração do Dia Nacional da EaD.

Inicialmente, Jurandir Rafael (Portal Educação) falou com muita propriedade sobre Planejamento e desenvolvimento de cursos on-line. Logo que os vídeos das apresentações, incluindo slides e chat, estiverem disponíveis eu coloco os links por aqui.

Em seguida, André Akagi (também do Portal) falou sobre Google Wave na Educação, um tema que despertou muito interesse pelo fato de a ferramenta ser bastante nova – e promissora.

Logo depois, uma rápida mesa para debater algumas perguntas feitas no chat sobre as 2 apresentações, da qual inclusive participei, e em que discutimos, dentre outros assuntos, o uso do Second Life em educação. A Folha Dirigida publicou uma matéria sobre a mesa: Second Life na EAD é tema de debate no III Simpósio Virtual.

Helio Chaves Filho (Seed), que tem sido presença marcante nos eventos de EaD, fez uma belíssima apresentação sobre Políticas Públicas para Educação a Distância. Ele é sempre muito seguro e coerente na defesa das políticas do MEC, apesar se mostrar sempre aberto ao debate, como aliás a Seed tem se caracterizado.

Ocorreu então uma mesa redonda muito interessante, Perspectivas do Mec para a EaD, que contou também com Blanca Martin Salvago (UCDB Virtual) e Robson Santos da Silva (EAD Amazon e Diretor ABED), mediada por Ricardo Nantes (Diretor-Presidente do Portal Educação). O debate foi de altíssimo nível, com a discussão de várias questões feitas pelo chat, num exemplo típico de interação online.

Depois da mesa, a palestra WEB 2.0: o poder do compartilhamento nas redes sociais do Robson Santos da Silva. Foi um prazer muito grande conhecê-lo e fiquei muito honrado quando ele disse que o livro Second Life e Web 2.0 na Educação: o potencial revolucionário das novas tecnologias foi essencial para alterar e moldar sua visão sobre a EaD. Robson foi o organizador de todas as atividades realizadas no Moodle durante o 7º Senaed, um belíssimo trabalho, além do que ele desenvolve na Amazônia. Um parceiro que já era virtual, e agora real, com o qual espero desenvolver vários outros projetos.

A seguir, Ricardo Nantes falou sobre Gestão da Qualidade em Empresas de EaD, entregando todo o ouro do sucesso do Portal – não percam o vídeo!

Chegou então a minha vez, com Games em Educação: como os nativos digitais aprendem, em que fiz uma apresentação de alguns pontos do meu novo livro. Fiz uma brincadeira com um dos câmeras e respondi a perguntas durante a própria apresentação, quebrando um pouco o protocolo.

Depois de mim, a fascinante Susane Martins Lopes Garrido (UNISINOS) teve que resumir sua palestra Gestão da Educação a Distância de 1 para 1/2 hora, por causa do caos da viagem de São Paulo, mas mesmo assim conseguiu ser brilhante – como sempre. Susane é maravilhosa em todos os sentidos: tem uma presença incrível no palco, elabora com muita propriedade seus pensamentos, é sempre extremamente crítica, faz uma ligação muito bonita entre teoria e prática, apresenta diversos cases etc. Enfim, uma pessoa que todos que gostam de EaD devem acompanhar, porque sempre aprendemos com ela.

Para encerrar, tive o prazer de participar da mesa Perspectivas Tecnológicas para EaD com Robson Santos, Ricardo Nantes e Hélio Chaves Filho, tendo como mediador e provocador André Akagi. Apesar do título da mesa, conseguimos discutir um pouco o problema do tutor R$ 600,00 – segundo o Hélio, os R$ 600,00 deveriam ser uma bolsa para o professor presencial trabalhar no online, e ele deveria ter as 20 horas liberadas do trabalho presencial para exercer sua função de tutor – é isso o que está acontecendo? Tema que, aliás tomou conta das discussões da #eadsunday no Twitter, neste domingo. Se você ainda não sabe do que se trata, cf. #eadsunday & #followsundae e apareça no próximo domingo! Mas outros temas interessantes também surgiram, ligados a tecnologia, não percam o vídeo!

Tive a honra de conhecer as instalações do Portal Educação e os colaboradores que desenvolvem um maravilhoso trabalho. Depois desse furacão, com alto nível de interação online, tanto nas videoconferências quanto no Second Life, precisamos parar para repensar se é possível um evento ainda mais impactante para a EaD. Parabéns a todos!

Algumas mensagens sobre o Simpósio no Twitter:

@deborawachholz O III Simpósio Virtual de EaD foi maravilhoso! Parabéns ao @portaleducacao pela organização! Ouvir o @joaomattar é sempre muito bom!

@rvalongo III Simpósio Virtual de EaD foi mesmo muito bom. Parabéns @joaomattar pela palestra, e ao @portaleducacao pela organização e d+ temas.

@juliethur Assisti ao III Simpósio Virtual de EAD no portal e-educação. Muito Bom! Como os nativos digitais aprendem? Games educativos

@FatimaTrombini Depois de participar do III Simpósio Virtual de EaD… Muito legal!

@amchagas Participei do III Simpósio Virtual de EaD, muito bom. A unisinos fez 30.000 OA em 8 meses, coisa de louco, ou melhor de profissional.

@carol_franco III Simpósio Virtual de EAD… perfect… e Viva a EAD..27/11 Dia Nacional da EAD

@MaraMontes Participando do III Simpósio Virtual de EaD. Muito bom!

@sergiodamy Participando do III Simpósio Virtual de EaD no Portal Educação. Bom nível das palestras, portando novas informações em e-learn.

@NeadSENAIES excelente a Palestra sobre Planejamento e desenvolvimento de cursos on-line. #3simposioead

@fernandocassola GR8 Tool – Hoje a decorrer no Brasil mas que pode ser seguido online, III Simpósio Virtual de EaD http://ow.ly/FYaK, fantástico!

@lysfigueredo Muito boa a palestra do João Mattar – sempre trazendo novidades na tentativa de transformar o aprendizado em algo divertido. #portaleducacao

carol_franco

@carol_franco João parabéns pelo Simpósio de EAD adorei a dica sobre games, ah quero um autografo no meu livro hem

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar
Esta entrada foi publicada em EaD, Educação. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

3 respostas a III Simpósio Virtual de EaD

  1. Pingback: Twitter Trackbacks for De Mattar » Blog Archive » III Simpósio Virtual de EaD [joaomattar.com] on Topsy.com

  2. Pingback: De Mattar » Blog Archive » Making Of do III Simpósio Virtual de EaD

  3. Pingback: De Mattar » Blog Archive » The Virtual Worlds Story Project & Ana Paula Lopes

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>