Cinema

[photopress:movie_projector.png,full,vazio]

Já tinha preparado esta lista de filmes para o Tubarão. Como ele anda agonizando, vou transferir para cá algumas das interessantes discussões que tivemos por lá.

a) O sueco Ingmar Bergman. Gostei de quase tudo o que assisti dele. Quase tudo branco e preto. É sempre pesado e muito psicológico. Tenho 7 filmes (em sueco, com legenda em inglês):

* Fanny e Alexander – longo, lindíssimo, a história de uma família.
* A flauta mágica – ópera de Mozart filmada de maneira mágica por Bergman. Quando morei nos Estados Unidos estava assistindo o vídeo em casa, e um vizinho que eu não conhecia pediu para entrar e assistir conosco!
* O rosto – um enredo muito estranho, um mágico, poderes sobrenaturais…
* Morangos silvestres – a história de uma vida relembrada com muita delicadeza, com uma linda fotografia
* O sétimo selo – o meu preferido do Bergman. Europa medieval, uma mulher que arde na fogueira queimada pelos fanáticos religiosos, o jogo de xadrez com a Morte, incrível, branco e preto.
* Sorrisos de uma noite de verão – uma troca de casais no campo.
* Persona – pesado, muito psicológico, faces com muitas sombras.

E também gosto de Gritos e sussurros – talvez um dos mais pesados, e vi outros dele de que não me lembro tanto, como O Ovo da Serpente.

Enfim, quem não viu nada dele, assista só um, para ter uma idéia.

b) O francês Alain Resnais

* Providence – brilhante exercício de metalinguagem, que mistura literatura, psicologia e cinema, um dos filmes de que mais gosto
* Meu tio da América – compara os seres humanos com ratos (este eu tenho)
* Ano Passado em Marienbad – memória e cinema, com repetição de cenas e imagens, atemporal e poético, brinca com o tempo, uma fotografia incrível

Eu sei que muita gente gosta do Hiroshima meu amor, mas eu confesso que inclusive tenho o filme, mas não consegui aprender a gostar ainda.

c) O Enigma de Kaspar Hauser – Werner Herzog – também tenho. Um filme antropológico, baseado em fato verídico, um homem é criado meio como prisioneiro até os 18 anos e então se apresenta à humanidade, que não está preparada para absorvê-lo. Um prato cheio para discutir filosofia da linguagem e da mente.

d) O espanhol Carlos Saura:

* Cria Cuervos – a vida famliar do ponto de vista de uma criança (tenho).
* Mamãe faz cem Anos – sensacional, imperdível, incrível.
* Ana e os Lobos – não me lembro muito, mas lembro que adorei
* Dispara – pode-se dizer que é a visão do estupro, pelos europeus, levada às últimas conseqüências (bem mais pesado do que o americano Telma e Louise)

e) Repulsa ao sexo – Polanski. A filmagem de uma mulher no processo de piração. A cena da parte do coelho na bolsa é inesquecível, assim como o final, em que ela monta uma barricada em casa. Já vi gente chorando compulsivamente no final do filme.

f) O Diário de Edith, assisti em uma Mostra de cinema alemão, a história da mãe de um punk que pira, e nós, os espectadores, somos enganados e piramos juntos!

g) Para terminar, dois mais “populares”, O Expresso da Meia Noite, uma longa viagem de um prisioneiro na prisão, este filme me marcou muito, pesado, e The Rose, baseada na vida da Janis Joplin, com a Betty Midler, vi muitas vezes, cresci ouvindo Janis.

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar
Esta entrada foi publicada em Cinema. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

2 respostas a Cinema

  1. Wanderlucy disse:

    Faltou convidar a gente pra ampliar esta sua lista!
    Sua lista está repleta de clássicos sensacionais, mas há muita coisa boa que pode ampliá-la, inclusive títulos mais recentes.
    Já pensou em criar um espaço cultural com encontros periódicos para vermos e discutirmos esses filmes, com direito a comes e bebes e tudo? Com um bom trabalho de divulgação e um preço honesto, não tenho dúvida de que haveria casa lotada.

  2. Joao Mattar disse:

    É claro que todos podem ampliar a lista. Esta foi criada no meio de outras lá no Tubarão, eu quis apenas copiá-la para cá para não perder tudo o que já tinha escrito. Mas vamos lá, vamos ampliar a lista!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>