[photopress:Pato.jpg,full,vazio]
Vinha cantando alegremente, quém quém… mas acabou sobrando para o coitado pagar o pato dos males da EaD!
O coitadinho faz de tudo: nada, anda e voa, mas faz tudo mal. Então, foi escolhido como o símbolo da EaD mal feita, sem a divina divisão de trabalho fordista.
Tem até joguinho para caçar o pato!
Mas vamos descriminalizar um pouquinho o pato, como os palmeirenses fizeram com o porco! Aliás, uma das promessas do nosso futebol é o jovem Alexandre Pato. E não podemos esquecer do Pato Donald e do Tio Patinhas!
Antes pato que fazerem de mim gato-sapato! Há pato-do-mato, pato-bravo e pato-real. Perípato era o sistema filosófico de Aristóteles, um dos primeiros e principais filósofos do ocidente.
A pato-logia da EaD caminha para uma alienação dos docentes. Antes pato que patogênico!
Pouco pato e muito carrapato, os males da EaD no Brasil são! Precisamos de um patologista para a paisagem patoral da EaD.
Prefiro ser pato que patoteiro: melhor um curso de um pato que um parlapatório da patotada, que não se comunica para a produção de currículos e conteúdos.
Antes ser um pato que pagar o pato da exploração a que estão sendo submetidos muitos docentes em projetos indecentes de EaD!
Um pato com uma idéia na cabeça e uma câmera na mão: este é o lema da nova EaD! Libertadora! Contra a proletarização do professor! Como resistência à industrialização da educação! Contra os Blockbusters para a produção de conteúdo! Contra o McWorld!
O pato é o símbolo dessa EaD de resistência, com sua poderosa caixa de ferramentas virtuais. E que venham o marreco, o ganso…
É isso aí João, enquanto o professor nao assumir sua real função, vai ser prole mesmo. Vai ser mais que escravo……………azar o deles.
Abraços, Regina
JOÃO: realmente vc conseguiu fazer um pato a laranja … rsrsrrsrsr !!
Conte mais para nós como surgiu essa idéia de associar o PATO com suas típicas funções incompletas, relacionado com o EaD !
Mas, acho que isso seria mais um POST …
Valente, na verdade a expressão Projeto Pato foi usada por um palestrante durante o FUP neste sábado. O pato é um bicho que faz tudo (nada, anda e voa), mas faz tudo mal. Então, ele serviria para batizar projetos de EaD em que uma pessoa se propõe a fazer tudo, e nada sai bem. Ou seja, seria o símbolo da defesa da EaD fordista, industrializada. Eu resolvi inverter a crítica e eleger o pato como o símbolo do contrário: a nova EaD, criativa e inovadora. Ou seja, aceitar o símbolo, como fizeram os palmeirenses com o porco, e explorá-lo do lado contrário.
E, Valente, ainda tem a idéia do Pato Pateta que não explorei, e aí podemos aproveitar a sua idéia (positiva) do tutor palhaço.
E também é bom lembrar que o psico-pato mora ao lado, como já nos explicou em detalhes o grande Adalberto.
E ainda por cima é o professor quem “paga o pato” quando alguma coisa dá errado na educação. Não que ele seja totalmente inocente, mas o único culpado é que ele também não é!
Mas como ele faz o papel da linha de frente do processo de ensino e aprendizagem, ele sempre acaba dando a cara pra bater e “pagando o pato”.
Pingback: De Mattar » FUP-SP 2007
Pingback: De Mattar » Videos
Pingback: De Mattar » 2007 - Retrospectiva
Pingback: De Mattar » Blog Archive » Edupunk
Pingback: De Mattar » Blog Archive » Tecnologias Aplicadas à Educação - Colégio Progresso
Descobri hoje o Projeto Pato-Mergulhão, Mergus octosetaceus, espécie em extinção:
http://funatura.org.br/home/index.php?option=com_content&task=view&id=41&Itemid=2
Adorei o “antes pato que gato-sapato”!
Está patenteada esta máxima? Quero usar! Demais.
Não está patenteada, Alice, mas pode usar à vontade!
Encantada Prof. João Mattar!!
#Sensacional!! Como eu desconhecia essa?! Deve ter nos primeiros livros que não tenho!! Adorei!! Também gostaria de usar!! haha
Tem uma passagem que lembra esse sentido que usa!! Muito bom *mesmo*!! ;)
Cibrabs!! :D
PS Ainda vou ser tua aluna formal!! ;)
Amei Professor Mattar!
Com poucas palavras você revelou o que acontece com o patinho feio…rejeição, exclusão.