Coloquei há pouco tempo um post sobre o Departamento de Educational Technology (EdTech) da Boise State University. Comecei a fazer um curso lá (como aluno), chamado Teaching and Learning in Second Life (aqui é um programa geral).
Vou resumir o andamento do curso por aqui, com posts com o título deste (e números na seqüência). Criei inclusive uma categoria para o curso, EdTech 597, para facilitar a consulta.
Além das aulas que teremos todas às quintas no Second Life, temos também o Blackboard como apoio. Uso intensamente o Blackboard com meus alunos na Anhembi Morumbi, então foi um prazer participar do ambiente como aluno.
Para a primeira aula, um aviso muito simpático das 2 professoras (Mauri Collins e Ann Jeffery, uma mora nos Estados Unidos, outra na Inglaterra!). E um dos alunos é da Polônia! Logo deve ser anunciado um outro ABC da EaD no SL (o curso que vou dar no Second Life neste semestre), e espero conseguir fazer com que meus alunos interajam com meus colegas de curso!
O programa do curso é provisório, um rascunho, pois ele vai ser discutido com os alunos antes de ser finalizado. Há uma pesquisa no Blackboard (20 interessantes questões), e a partir delas a turma vai acertar o programa, incluindo as formas de avaliação. Ou seja, o curso é desenhado em função das necessidades dos alunos, construído por eles e os professores. Além da pesquisa, já está aberto um Fórum com algumas perguntas geniais, como:
a) O que nós não precisamos e o que não sabemos aprender sobre o nosso tema?
b) Onde nós vamos procurar as respostas para as nossas perguntas?
c) De que tipos de avaliações nós gostamos?
d) Quem vai fazer o quê e qual vai ser a ordem das coisas?
e) E depois?
Há duas leituras opcionais para o curso, que vou resenhar por aqui:
Gibson, D., Aldrich, C. & Prensky, M. (2007). Games and simulations in online learning: Research and development frameworks. Information Science Publishing: Hershey, PA – já recebi e estou resenhando em um post separado.
Second Life: The Official Guide 2nd Ed. (2008) (foi traduzido pela Ediouro, mas creio que receberei a edição de 2008).
Uma lista parcial de leituras inclui várias coisas, e pretendo resenhar tudo por aqui:
Horizon Report 2007 – um interessante relatório – postei um comentário sobre o relatório de 2008
Some Foundations for Second Life Pedagogy, (LaChapelle, 2007) – pequeno post em um blog
Second Life & School: The Use of Virtual Worlds in High School Education (Alvarez, 2006) – um texto sobre o uso de mundos virtuais no ensino médio
Using a Virtual World for Transferrable Skills in Gaming Education (Hobbs, Brown, Gordon, 2006) – um texto muito interessante, que fala de Second Life, mundos virtuais, games e pedagogia
Virtual Worlds: What are They and Why Do Educations Need to Pay Attention to Them? – trabalho interessante constituído de várias listas e links, que discute a importância dos mundos virtuais 3D para a educação. Coloquei um pequeno comentário em outro post.
Educause Reading List on Second Life – lista com vários links para trabalhos relacionados ao tema
Maha’s 3D Virtual World Bibliography – pequena lista de artigos sobre mundos virtuais 3D em educação
Purdue Second Life Annotated Bibliography – extensa bibliografia sobre o uso de Second Life em educação, que supostamente está sendo constantemente atualizada
Edutopia, Student Exchange – post em blog
Há ainda uma lista de recursos adicionais, que também vou comentar por aqui:
Second Life in Education Uses (usei bastante no Second Life e Web 2.0 na Educação)
InfoIsland.org, Second Life Library 2.0
Horizon Project Virtual Worlds
Kathy Dryburgh’s Guide to SL for Educators
UTD (University of Texas) SL videos
Nik Peachy’s Blog & SL tutorial videos
Enfim, tem bastante coisa para as próximas semanas!!
Mattar,
Tá rolando uma série de cursos no Second Life promovido pelo Bradesco Cultural, gostei muito do projeto. Publiquei um post sobre: http://webparaeducadores.blogspot.com/2008/01/cursos-no-second-no-second-life.html
Abraços
Achei super interessante essa maneira de construir o programa do curso, dessa forma eu acredito que estamos mais próximo de um e-learning 2.0. Ou sejam, incorporando não apenas novas tecnologias do que se convencionou chamar de web 2.0, mas incorporar abordagens mais colaborativas – mais do que isso – um modelo de design instrucional verdadeiramente flexível, em que alunos participem ativamente da construção do conteúdo e tome outras decisões. Afinal, um dos pilares mais significativos da web 2.0 é produção de conteúdo descentralizada.
Enfim, muito interessante.. gostaria de saber dos desdobramentos dessa proposta na sala de aula virtual.
abs
A proposta da “negociação do currículo” é realmente muito interessante, Eri. Vou postar pelo menos um comentário por semana, resumindo o andamento do curso. Logo posto o primeiro, ref. à aula da semana passada.
Pingback: De Mattar » EDTECH 597: Teaching and Learning in Second Life - 1st Class - 24 Jan. 2008
Pingback: De Mattar » EDTECH 597: Teaching and Learning in Second Life - 2nd Class - 31 Jan. 2008