EDTECH 597: Teaching and Learning in Second Life – 3rd Class – 07 Feb. 2008

Na semana passada conheci o impressionante Jardim Botânico:

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Na terceira aula, tivemos que escolher dois lugares para visitar e avaliar se eles seriam ambientes de aprendizado mais ou menos formais .

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A Silver, para variar, estava muito bonita.

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Dei uma passadinha depois por todos.

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Black Swan

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Não explorei muito.

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IBM Codestation parcel 2

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Um local interessante, com auditório aberto etc.

Tem uma interessante Biblioteca de Scripts gratuita.

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Solarium – Virtual Reality Room

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Acabei explorando mais um espaço de xadrez, ao lado!

Aí, fui procurar outros lugares para jogar xadrez.

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Virtual Hallucinations

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Você faz um percurso sentindo o que um esquizofrênico sente (ouvindo vozes, vendo coisas etc.)

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Greenies Home

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Uma caverna subterrânea muito maluca que depois chega em uma casa, e depois vira uma terra de gigantes.

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Visit Mexico

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Informações arqueológicas

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Esperance – Thursday’s Fictions Grove

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Um lugar muito interessante, sobre reincarnação, com vídeo etc., você acaba passando pelo Purgatório, parece o caminho da Flauta Mágica. Tem que dizer algumas senhas para conseguir entrar em alguns lugares, é incrível a viagem!

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English Village, da qual falei no Second Life e Web 2.0 na Educação.

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NMC – New Media Consortium – campus

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Esperance Island – The Australian

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A interessante sala de som fala do Nicecast Broadcast, para usar streaming de áudio no Second Life.

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O que se falava da Net, que não havia mais um caminho único como nos livros, é potencializado no Second Life: você precisa explorar os ambientes, cada um explora do seu jeito, então, do ponto de vista pedagógico, cada um constrói seu próprio caminho do conhecimento. Isso nos ambientes mais criativos, pois ainda há prédios no SL iguaizinhos à RL (Real Life, ou Vida Real).

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Tem vários textos para ler nesta semana, que vou comentar em seguida.

Livros:

Games And Simulations in Online Learning: Research and Development Frameworks (está para chegar para mim) já chegou e estou resenhando em um post separado.

Digital Game-Based Learning (vai demorar um pouco mais)

e o Guia Oficial do Second Life, já traduzido para português, que é leitura para o curso todo (vem com um CD com coisas interessantes mas que ainda nem abri, mas estou lendo o livro em inglês e logo resenho).

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Online:

Brown, E., & Cairns, P.A. (2004). Grounded Investigation of Game Immersion, Conference on Human Factors in Computing Systems. Human factors in Computing Systems, 2004, Vienna, Austria.
Pequeno artigo sobre imersão em games. A partir da entrevista com 7 gamers e de referências teóricas, os autores procuram discutir o significado da palavra imersão e dividem a experiência da imersão em 3 estágios: engagement, engrossment e total immersion.

Johnson, L.F., & Levin, A.H. Virtual Worlds: Inherently Immersive, Highly Social Learning Spaces.
Um pdf não muito longo discutindo aspectos dos mundos virtuais. É preciso primeiro adquirir algumas habilidades para então conseguir explorar adequadamente os mundos virtuais e, do ponto de vista do aprendizado, enxergar mais o potencial pedagógico da ferramenta. O artigo então reflete sobre usos dos mundos virtuais como física atômica, representação de papéis históricos (e a experiência de tomar decisões no curso da história), role playing, estudos de casos, línguas estrangeiras, simulação, teatro, interação e relação social.
Uma passagem interessante: “[...] uma pessoa que coloca o seu avatar em um espaço virtual está se estendendo para aquele espaço.” Quando um avatar chega muito perto de você, incomoda. E outra passagem para registrar: “Virtual world platforms have evolved over the past several years into highly flexible, configurable blank canvases for teachers to design new sorts of learning. These experiences, if designed by someone who is truly understanding and appreciative of the form, can be compellingly immersive and very engaging.” Professores que dominem os ambientes virtuais têm a possibilidade de desenhar novas formas de aprendizado, poderosas e imersivas.

HIEMSTRA, Roger (Ed.). Creating Environments for Effective Adult Learning. San Francisco: Jossey-Bass, 1991. É Número 50 do New Directions for Adult and Continuing Education, Summer, todo online.

Cap. 1 – Aspects of Effective Learning Environments
Há uma definição de ambientes de aprendizagem, focada no aprendiz adulto: “A learning environment is all of the physical surroundings, psychological or emotional conditions, and social or cultural influences affecting the growth and development of an adult engaged in an educational enterprise.”
Ou seja, ambiente inclui elementos físicos, psicológicos, emocionais, sociais e culturais.

Cap. 2 – A Conceptual Model for Understanding the Physical Attributes of Learning Environments
Discute aspectos físicos dos ambientes de aprendizagem.

Cap. 3 – Where We Learn Shapes Our Learning
Também discute aspectos físicos dos ambientes de aprendizagem.

Cap. 10 – Toward Building More Effective Learning Environments
O capítulo final faz algumas recomendações em relação aos espaços de aprendizado, como que os alunos controlem o espaço de aprendizado, e sugestões para pesquisas futuras.

Virtual Worlds – What are They and Why do Educators Need to Pay Attention to Them?
Wiki sobre o uso de Mundos Virtuais em Educação, com inúmeros links.
Veja, p.ex., o vídeo sobre o Home, para PlayStation3:

O Virtual World Resources tem vários links para mundos virtuais, assim como o próprio wiki.

No wiki há uma pergunta: “Por que os educadores precisam prestar atenção nos mundos virtuais 3D online?” e várias respostas.

Clark Aldrich’s Style Guide for Serious Games and Simulations.
O blog se define como: “A Free, Online Reference to the Subversive New Media and Language of Learning to Do, not just Learning to Know”.
Os posts com o label Examples mostram e discutem vários exemplos de utilização de games em educação, mas é um pouco difícil de ler (por causa da estrutura e dos diversos links) e no fundo não fala apenas de games.

Second Life is not a teaching tool.
Pequeno post em blog criticando o uso do SL em educação, que além de estar muito datado (11/2006), no fundo não diz nada. Há um interessante link para um podcast da Business Week.

Clarke, M.A., (2005). Creativity in Modern Foreign Languages Teaching and Learning, Subject Perspectives on Creativity, Higher Education Academy.
Arquivo de Word sobre o uso de criatividade no ensino de línguas.

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5 respostas a EDTECH 597: Teaching and Learning in Second Life – 3rd Class – 07 Feb. 2008

  1. wanderlucy disse:

    Obrigada pelas dicas de leitura sobre ambientes virtuais, João. Duas das que são on-line, vou lê-las ASAP, pois acho que tem a ver com meu objeto de estudo!
    Uma pergunta: dá pra jogar xadrez no SL?

  2. João Mattar disse:

    Sure, você não me viu jogando?

  3. Eri disse:

    Mattar,
    Vou inaugurar no Second Life
    http://webparaeducadores.blogspot.com/2008/02/palestra-no-second-life-sobre-web-20-e.html
    Friozinho na barriga…
    Se puder divulgar lá no grupo do SL eu agradeceria.

    Ah! comprei um terreno na Ilha Copacabana para criar um point para os educadores no SL.

  4. João Mattar disse:

    Puxa, muito legal, parabéns.
    Não vou poder participar porque na quinta tenho a aula da EdTech e na terça dou aula (mas na terça talvez eu consiga entrar no comecinho).

  5. Pingback: De Mattar » EDTECH 597: Teaching and Learning in Second Life

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