A PC World publicou em Fevereiro o artigo Blogs: 9 ferramentas e serviços essenciais para criar e sofisticar o seu. Como estamos montando os blogs das minhas turmas de primeiro semestre na Anhembi Morumbi, aqui vai um resuminho das ferramentas que eles comentam.
O WordPress (modelo sobre o qual é montado este blog da Locaweb, e que vem acompanhado do indispensável Akismet para filtrar spams, sem o qual este blog não teria sobrevivido) e o Blogger da Google são as duas ferramentas de criação mencionadas.
Há diversos serviços para administração do blog.
Technorati é um serviço que permite pesquisar e medir a popularidade de blogs (em função de links feitos por outros blogs), que também utilizo por aqui.
Um serviço similar nacional é o BlogBlogs, que também agrega conteúdos como o TechMeme faz com os blogs americanos, mas que ainda está em versão beta. Cadastrei este blog por lá.
Já o Google Analytics mede quantas pessoas foram ao seu blog e quanto tempo navegaram, além de outros recursos interessantes. Incluí por aqui um código para que este blog passe a ser monitorado pela ferramenta.
O FeedBurner do Google, além de acompanhar a popularidade de um feed, indica os posts mais lidos e envia posts por email, dentre outros recursos. Já tenho um endereço para os meus feeds. E também lancei aqui um código para que apareça um ícone para você assinar os posts do blog em um leitor de RSS:
O Sphere utiliza um ícone no final de cada post, apontando para outros posts, notícias e reportagens sobre o mesmo assunto. Tentei instalar aqui no blog rapidamente, mas não funcionou – preciso testar com mais calma.
O Google Translate é genial: faz a tradução automática pelo Google Translate, para o inglês e depois para diversas outras línguas, ou mesmo de outras línguas para o português. Testei a ferramente adicionando esse gadget, que agora já acrescentei em diversos lugares do blog:
É mencionado também o Creative Commons, para produzir licenças especiais para o conteúdo do blog.
Pingback: De Mattar » Comunicação e Expressão - terceira semana de aula
Achei interessante o fato de expor as ferramentas e serviços essenciais porque, apesar de eu não gostar de blogs, descobri outras funções que nunca imaginaria poder existir e continuar com um conceito errôneo sobre a criação e criadpres de blogs!!
Pois é, Junior, a idéia é essa: muita gente tem uma noção errada (ou antiquada) de blog.
Pingback: De Mattar » Mais sobre blogs…