EDTECH 597: Teaching and Learning in Second Life – 8th Class – March 13, 2008

Na aula da semana passada (nesta semana não tem aula, pois é Spring Break), nos encontramos novamente no New Hope, mas desta vez não tirei fotos. Eu bobeei porque tinha mudado o horário do Second Life (baseado em um horário dos Estados Unidos), por causa do verão etc., então cheguei meia hora atrasado na aula. Cursos internacionais de EaD precisam ter uma preocupação extra com essas variações de horários, e os alunos precisam ser avisados, para não bobearem como eu bobeei.

Conversamos um pouco sobre Design Instrucional, e então tivemos liberdade para fazer uma visita. Eu escolhi o impressionante College of Scripting, Music and Science.

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São sete andares com inúmeros scripts, e uma loja onde você pode comprar alguns.

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O problema é que você não consegue trazer os scripts para o seu inventário, pois eles aparecem apenas em pôsteres, o máximo que você pode fazer é copiá-los.

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Na volta, conversamos um pouco sobre o uso de gestos quando falamos no SL (Speech Gestures) – a biblioteca do seu inventário já vem com várias opções.

Uma aluna gravou a aula com SnapzProX, vídeo com som, pretendo testar a ferramenta assim que der. Alguns pretendem usar o Captivate nas próximas aulas. Eu já filmei com o SnagIt e o recurso que existe no Lectora, mas o filme do SnagIt, quando transportado para a edição no Première, não funcionou bem (o do Lectora sim).

Nesta semana, o tema é design instrucional. Então, há leituras e visitas teóricas, inclusive prestando atenção a tutoriais para auto-aprendizagem no SL, e também devemos explorar as ferramentas que podem ser utilizadas para a educação no SL.

Várias dessas ferramentas foram reunidas na ICT Library:

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Há muita coisa de graça, incluindo scripts, e também itens à venda.

Leituras da semana:

- Caps. 1 e 2 – Games and Simulations in Online Learning, livro que estou resenhando em um post separado.

- Introduction to Instructional Design and the ADDIE model – um artigo de Kevin Kruse, que discute o modelo ADDIE – Analysis –> Design –> Development –> Implementation –> Evaluation.

- Instructional Design Models – Martin Ryder – uma incrível coleção de links para diversos modelos de design instrucional.

- Badrul Khan – página do autor de vários livros sobre educação a distância, com desenhos e artigos sobre modelos para e-learning.

- Institutional checklist for sl course offerings – post em um blog com uma série de perguntas a serem consideradas para a utilização do SL por instituições educacionais, baseadas no modelo para e-learning de Badrul Khan.

- Instructional Design – links para recursos para design instrucional na Universidade de Illinois

- Eloise Pasteur Educational Designs – Products Index – lista de produtos desenvolvidos por Eloise Pasteur (e são vários!), dentre eles o Slickrshow, que permite que você faça buscas por imagens no Flickr e passe as imagens no SL sem pagar pelo upload, e o Autoplay system, que permite que você faça uma apresentação no SL sem estar presente!

- MP3 e vídeo (pretendo mexer mais com isso nos próximos dias)

- Blogs RSS – coloquei no espaço De Mattar uma ferramenta que mostra os títulos dos posts mais atuais deste blog

- Salamander Project wiki e Salamander Project slides, do qual eu já tinha colocado um vídeo na minha página sobre o Second Life.

- Sloodle

- Demo Sloodle – você cria rapidamente e de graça uma página de Sloodle – criei a minha, mas ainda não brinquei muito.

- Twitter – coloquei no espaço De Mattar uma Twitter screen – você toca nela e lerá os últimos posts no meu Twitter (e não apenas os meus)

- Tradutores – Babbler, ou por browser integrado – WordReference e Verbix

- Facebook e Second Life

- Um dos modelos de design instrucional que vamos estudar é o modelo Collins. Collins insiste que devemos preparar os cursos pensando nos Learning Outcomes (LOs) – aquilo que o aluno deverá ser capaz de fazer ou produzir, ao final do curso, e como esse resultado poderá ser medido (e em relação a quê) – e não o que o professor vai ensinar. Os LOs devem ser mais específicos que os objetivos gerais do curso.

Há uma estrutura para o programa baseado nos LOs, Blueprint, que contém:

(a) conteúdo (módulo, título, tópicos),

(b) LOs (objetivos, os que os alunos devem demonstrar que aprenderam),

(c) recursos (a serem utilizados pelos alunos: livros, leituras, vídeos, sites etc.),

(d) atividades (o que e como os alunos vão praticar, usando os recursos para atingir os objetivos),

(e) discussão (interação para demonstrar o movimento em direção aos objetivos) e

(f) avaliações (o que os alunos devem demonstrar para provar que atingiram os objetivos, como eles serão avaliados).

Outra idéia é a do Design Backwards – comece o design do curso pelo final, pelos LOs gerais que os alunos devem demonstrar no final do curso, a partir dos quais você pode produzir avaliações finais e parciais (para medir o progresso do aluno). Bastante material sobre o modelo pode ser encontrado no workshop dado por Mauri Collins e outros professores, em 2007, que inclusive contém modelos do BluePrint em Word. Não sei quanto tempo esta página vai ficar online, mas ela tem que ser imortalizada em nome da educação e do design instrucional!

Um artigo muito interessante disponibilizado na página é:

Collins, M. P., & Berge. Z. L. (2006). Helping faculty help themselves: Design consulting for online teaching. In S. Garg, S. Panda, C.R.K. Murthy & S. Mishra (Eds.) Open and Distance Education in Global Environment: Opportunities for collaboration. New Delhi, India: Viva Books Private Ltd.

O artigo é escrito da perspectiva do consultor cuja responsabilidade é treinar professores. A questão não é treinar os tutores para depositar material nos LMSs, mas para desenhar seus próprios cursos. Um conceito muito próximo do conceito de aututor, com o qual venho trabalhando. O artigo discute em detalhe o modelo BluePrint, para o planejamento de um curso. Destaca também a importância do feedback, principalmente para adultos: não tem sentido eles produzirem materiais que não serão avaliados.

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3 respostas a EDTECH 597: Teaching and Learning in Second Life – 8th Class – March 13, 2008

  1. Eri disse:

    joão, excelentes dicas! baixei todo o material da mauri collins e repassei para todos os meus amigos DIs.

    as dicas das ferramentas show de bola!

    Ah! nada do livro ainda, o prazo limite de entrega foi ontem.

    Vc sabe de algum material que relacione design instrucional e mundos virtuais?

    obrigado pelas dicas!!!
    abs

  2. João Mattar disse:

    Eri, minha atividade para as duas próximas semanas é justamente produzir uma aula, no SL, sobre design instrucional para o SL. Então, assim que estiver pronto coloco o que der por aqui e aviso o dia da apresentação para a minha classe – mas depois vou colocar também no meu espaço De Mattar o que produzir de material. Enfim, daqui alguns dias tem novidades!

  3. Pingback: De Mattar » Mundos Virtuais e Educação

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