VI FUP – O Ensino Superior na Prática

Hoje, às 16 horas, darei a palestra “Interação e Interatividade em Educação a Distância“, no VI FUP – Fórum Universitário Pearson em São Paulo, cuja temática este ano é: O Ensino Superior na Prática.

O evento este ano é gratuito (nos anos anteriores era preciso pagar uma taxa, mas que se revertia em compra de livros durante o evento), mas as inscrições estão esgotadas – apenas lista de espera.

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar
Esta entrada foi publicada em EaD, Educação. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

4 respostas a VI FUP – O Ensino Superior na Prática

  1. Celso Gomes disse:

    Olá prof. Mattar, com estão as coisas? E o violão?

    Aqui é o Celso Gomes, participamos juntos de alguns tópicos no orkut sobre EaD, Chat… lembra?

    Estou esccrevendo para lhe alertar que a figura do 6o. FUP está, pelo menos aqui em meu navegador, deformando o seu blog, pois não cosigo navegar pelo menu.

    A propósito tenho acompanhado seu blog diáriamente, e gostaria de fazer o curso ABC na EaD, mas os horários não bateram, mas estou atento a tudo o que estão discutindo noSL.

    Um forte abraço

    Celso

  2. João Mattar disse:

    Oi, Celso, claro que lembro de você. Não tenho passado muito pelas comunidades do Orkut, mas vou dar um pulinho por lá.
    Já tirei a figura, espero que tenha ficado bom, aqui eu não percebia o problema.
    Tenho estudado menos violão do que eu gostaria, mas continuo tocando jazz na viola.
    Prazer tê-lo aqui no blog conosco, abração!

  3. Marcos Guido disse:

    Olá Prof. Mattar!

    Eu gostei muito da sua palestra! Se possível, gostaria de uma indicação sobre leitura dos diversos tipos de interação entre professor/aluno/conteúdo. Anotei algumas coisas que você disse na palestra, por exemplo:

    - Há vários tipos de interação entre professor, aluno e conteúdo (segundo Michael Moore, Terry Anderson e Valente)

    - O que é interação? Professor pergunta, aluno responde, mas o professor precisa dar um retorno, um feedback para que a interação aconteça de fato.
    - Outros tipos de interação:
    • Vicária: por exemplo, pessoas que apenas lêem fóruns, mas não postam opiniões. Muitas vezes participam mais ativamente do que aqueles que postaram uma pergunta por fazerem uma leitura mais minuciosa.
    • Self-interaction: reflexão sobre um material de estudo/senso crítico reflexivo.

    Entendi corretamente? :)

    Outra ajuda…por onde devo começar no Second Life? Há alguma sala que lide com o ensino da língua inglesa? Sou professor online de inglês e fiquei empolgado com a idéia!

    Grande abraço,

    Marcos Guido

  4. João Mattar disse:

    Marcos:

    No livro “Second Life e Web 2.0 na Educação”, eu e o professor Valente discutimos um pouco a questão da interação professor/aluno/conteúdo e falamos também do ambiente.

    No livro que deve sair no Congresso da ABED em Setembro, pela Pearson, em um capítulo eu aprofundo um pouco a discussão.

    Falei na palestra da idéia do loop interativo: do ponto de vista do aluno, só se concretiza a interação se o aluno receber um feedback do professor – ou seja, num fórum movimentado, em que ele responder uma pergunta do professor, mas não receber feedback, não há interação!

    A idéia de interação vicária é essa mesma, perfeito. A self-interaction também. Você entendeu tudo corretamente, parabéns!

    O assunto realmente é fascinante, achamos que sabemos o que quer dizer interação, mas acabamos descobrindo que há uma complexidade de relações que se estabelecem em EaD.

    Para começar no Second Life, você tem que baixar o software e ver se funciona no seu computador. Se estiver tudo ok, e você criar o seu avatar, pode aproveitar os tutoriais que postei aqui no meu blog – procure nas Categorias, Microtutoriais SL.

    Há vários lugares para ensino de línguas, assim que você entrar pode fazer uma busca e vai descobrir muita coisa.

    Prazer tê-lo por aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>