In a New Generation of College Students, Many Opt for the Life Examined, artigo publicado no New York Times, discute o crescente interesse de alunos universitários pelo estudo de Filosofia nos Estados Unidos, seja como major (curso principal), seja como minor (complemento de estudos). O texto discute, por exemplo, como os alunos enxergam que o estudo de Filosofia pode ajudar em suas vidas profissionais, mesmo que eles não trabalhem diretamente com Filosofia. Como uma de minhas graduações foi em Filosofia, só posso assinar embaixo.
Inicio o meu Filosofia e Ética na Administração discutindo a importância do estudo da Filosofia para um administrador. Em 1999, na Convenção da MLA – Modern Languages Association, em 1999, apresentei o paper: “Philosophy and Literature Students make very good Business and Administration Professionals”. E em outro post deste blog, já tinha discutido um pouco o assunto, pensando na importância das Ciências Humans em geral.
O MIT Courseware oferece gratuitamente materiais de alguns cursos interessantes, relacionados a Filosofia da Linguagem (uma das minhas áreas preferidas), como:
Introduction to Philosophy of Language, com uma sugestão de leituras bem interessante sobre o tema
Language and Thought, também com uma extensa lista de leituras e outra lista de recursos online
Language and Mind tem notas de aulas sobre linguagem, cérebro etc. e recursos online adicionais
Ola, é um pouco off-topic mas não resisti devido ao assunto. Vc viu a polêmica sobre ensino em casa que está acontecendo em Minas Gerais? Escrevi sobre o assunto no meu blog e acho que tem haver com alguns questionamentos seus acerca da forma como entendemos ensino e o papel das instituições.
O link original está em http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u416702.shtml
Puxa, apesar de eu estudar com muita atenção o home schooling (inclusive falo do método no ABC da EaD), e até já ter comentado por aqui no blog, não estava acompanhando este caso. Muitíssimo interessante, vou até escrever um post separado sobre o tema. Seria legal se conseguíssemos contato com os pais, para ouvir a opinião deles. Muito obrigado, Renato, pela dica.
Bem que imaginei que você ia se interessar. Há vários dos argumentos dos pais na matéria. O assunto pode render uma belíssima discussão.
Inclusive eu mesmo acabei escrevendo um post sobre o assunto e também participei de uma discussão sobre o caso no open thread do blog do jornalista Pedro Dória.
http://pedrodoria.com.br/2008/06/27/open-thread-89/#comment-197901
Vc vai perceber que o povo do blog é “levemente tosco” em seu modo de discutir, mas dá para pescar algumas coisas legais.
A filosofia nos ajuda a compreender vários momentos e ações vivenciados no dia-a-dia, não só para os administradores – como foi direcionado o livro “FILOSOFIA E ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO”, o mundo das empresas está todo envolvido com decisões a ser tomadas, ganhos financeiros, dentro de nosso relacionamento informal ou formal, seja qual for o momento ou a situação, você acaba a filosofar a todo momento… entre a razão e a emoção equilibrias… não viva só de emoção… a filosofia é uma parte de nós… meu professor diz que ” você não aprendi a filosofia, você aprendi a filosofar” e creio que isto aconteceu comigo, então não me assusto ao ler um artigo onde relata que os alunos estão se interessando mais pela FILOSOFIA…
Olá, Bom Dia!
Estou lendo o seu livro e já tive aulas de filosofia em administracção na Fappes (Faculdade Paulista de Pesquisa e Ensino). Nosso curso de Administração Geral – “Futuro Executivo”, nos conduz para sermos líderes, e líderes precisam antes de tudo saber ouvir e interpretar as mais diversas culturas as quais irá se deparar. Observo em seu livro que esta abordagem é bem atual.Parabéns pela atualização do livro e quiça, em algum tempo de nosso tempo, possamos ter uma população educada com o intuito de pensar e encontrar soluções para os diversos paradigmas de nossa sociedade.