Avaliação

Em continuação à palestra de segunda-feira, sobre Metodologias Ativas, o professor Manuel Canesin deu na quarta-feira uma palestra sobre avaliação. Para ele, o processo de avaliação é mais importante que o próprio processo de ensino.

Ele defendeu que é preciso avaliar separadamente, e com métodos distintos, diversos aspectos como cognitivo, afetivo, psicomotor e sincrético.

Nesse sentido, ele mencionou a taxonomia de Bloom, desenvolvida nos anos 1950 para classificar os objetivos dos processos educacionais. Bloom divide as áreas cognitivas, afetivas e psicomotoras em diversos níveis, e então indica objetivos e capacidades que o aluno deve a adquirir.

Mencionou também o Teste de Progresso, utilizado por Instituições que ensinam Medicina, que mede o aprendizado ao longo de um período de tempo, mas pode também ser utilizado para comparar os resultados de instituições e inclusive por áreas de conhecimento.

Mencionou ainda os testes OSCE e CPE.

Canesin falou bastante sobre estratégias para preparar questões de múltiplas escolhas, que parece a direção para onde a instituição pretende seguir, para supostamente preparar melhorar seus alunos para o ENADE. Nesse sentido, defendeu que não são adequadas questões “assinale a incorreta”, “nenhuma das anteriores”, “justifique a resposta”, “escolha a mais correta” ou “escolhas as corretas”. Além disso, deve ser mantido o mesmo processo de avaliação nas questões, ou seja, não devemos elaborar uma questão verdadeiro/falso e a seguinte “escolha a alternativa correta” – isso acabaria confundindo o aluno e não ajudaria a avaliar especificamente um dos aspectos citados acima.

Segundo o professor Canesin, para toda mudança tem que haver uma crise, então mudanças na pedagogia do ensino superior pressupõem também crises. Eu estou constantemente em crise sobre os processos de avaliação que devemos utilizar para os alunos de ensino superior, então tenho sempre feito tentativas diferentes, a cada semestre. Ainda vou postar sobre isso.

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar
Esta entrada foi publicada em Administração, Educação. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>