Um pouco atrasadinho, comecei a jogar Wii.
Já joguei bastante PlayStation, mas o Wiimote, o sensor de movimentos do Wii, é realmente um passo adiante.
Como já andei dizendo por aqui, estou muitíssimo interessado no uso de games em educação, tanto que na semana que vem estarei em Salvador, para o IV Seminário Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação – que vou cobrir em detalhes por aqui.
Mas voltando ao Wii, o Banner Good Samaritan Hospital, em Phoenix, Arizona (EUA), tem utilizado o jogo para treinar seus residentes. Veja o artigo Why a Wii could be good for your health, de Paul McNamara, publicado no Guardian. A lição de casa dos futuros médicos? Jogar Wii! Segundo as experiências realizadas pelo Simulation Education and Training (SimET) Center do hospital, os médicos que jogam Wii regularmente apresentam melhor destreza nos movimentos do que aqueles que não jogam.
Quem mais tem alguma sugestão?
Sem dúvidas, a utilização de games em educação é um fato que podemos pensar para um futuro bem próximo, em falando de wii que possui um game para exercitar movimentos do corpo humano como o wii fit, por que não integrá-lo em um curso de educação física a distância?
A utilização de tecnologias, como aplicada no Nintendo Wii, possibilitam uma experiência de imersão fascinante. A Nintendo também no seu portátil Nintendo DS apresenta jogos e interações possíveis no processo educacional. O jogo Trauma Center http://www.youtube.com/watch?v=hznxIh9WVDk cria um ambiente de possibilidades ao ensino na área de saúde.
A CamTrax Technologies desenvolveu um programa que permite a interação com os computadores, sem a utilização do mouse. O programa controla todas as ações do cursor, nas interfaces, através da webcam. Objetos e até o corpo humano se transformam em mouse. Vale a pena testar. Site: http://www.camspace.com/