Domínio Cognitivo

3 domínios são em geral utilizados para diferenciar tipos de aprendizado: cognitivo, afetivo e psicomotor.

Nesta semana estamos explorando um pouco o domínio cognitivo, que inclui conhecimento de conteúdo e habilidades intelectuais.

A Taxonomia de Bloom (publicada em 1956, e revisada por um de seus alunos em 2001) é bastante utilizada para exemplificar os processos envolvidos no domínio cognitivo e classificar os resultados produzidos pelos alunos. Ela propõe uma hierarquia de conhecimento e habilidades intelectuais, como conhecimento, compreensão, aplicação, análise, síntese e avaliação, e a cada um desses níveis podem ser associados diversos verbos, que representam as habilidades esperadas.

Minha professora tem uma página onde explora o uso de vídeos para o domínio cognitivo.

Uma página com muita informação e vários links, inclusive com uma interessante animação, é Bloom’s Taxonomy, de Mary Forehand.

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar
Esta entrada foi publicada em EaD, Educação, Video, YouTube for Educators. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

2 respostas a Domínio Cognitivo

  1. Pingback: De Mattar » Blog Archive » Domínio Afetivo

  2. Pingback: De Mattar » Blog Archive » Domínio Psicomotor

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>