Semiótica

Esta é uma PlayList com vídeos que apresentam e discutem conceitos de Semiótica e Teoria da Informação. Há vídeos em inglês, espanhol e português, inclusive o famoso “The Machine Is Us/ing Us”, que mostra a revolução causada pela Internet.

Dá para aprender Semiótica assim melhor do que lendo textos teóricos?

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar
Esta entrada foi publicada em Educação, Video, YouTube for Educators. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

17 respostas a Semiótica

  1. Daiana Trein disse:

    excelente o vídeo em espanhol…

    acredito que a aprendizagem “melhor” vai depender do sujeito aprendente.. eu sou suspeita, tenho uma memória bem fotográfica.. associar sons e imagens então, perfeito.

    eu fico fascinada com a tecnologia.. com a inteligência coletiva.. com a quantidade de coisas boas que encontramos na internet, basta dedicar tempo a seleção da informação..

    abração, boa semana

  2. Marilia disse:

    Nossa! Os vídeos são muito bons, bem produzidos.
    Com certeza é muito mais fácil aprender semiótica com esses vídos, ou seja, com o “visual” do que em livros teóricos. Aliás, é mais fácil aprender na prática.
    O vídeo atrai nossa atenção, seja pela música, pelos desenhos ou pela junção dos dois, faz com que nos interagimos com ele, já um livro teórico, por melhor que seja, em algum momento iremos nos distrair e desconcentrar, pois não podemos visualizar a situação, quando podemos fazê-la é muito mais fácil.

  3. beth furlan disse:

    Meoooo!!! Em ingles eh f_ _ _, rsrsr

    naumm entendi patavida alguma..

  4. mariana disse:

    Amei os vídeos, são ótimos para o nosso aprendizado sobre semiótica, sendo que a parte visual é a que mais chama a atenção, muito melhor que a parte teórica. Dando pra compreender claramente os signos….seu signifante e significado…..muito bom mesmo esse método de ensino….

  5. Cinthia Maria Lambert Silva disse:

    Os videos sao excelentes..muito bem produzidos..
    É evidente que é muito mais facil aprender com a linguagem visual do que com a teórica. Já que a semiótica estuda principalmente signos que é composto de imagens e sons e apenas a parte dos significantes compoe a parte escrita.Sendo que o signo é a junção do significante com o significado.

  6. Maria Clara Tóvolli disse:

    Os videos são muito bons!
    Eu achei muito melhor aprender com videos, hoje com a tecnologia que temos os videos são muito utilizados e chamam muito a atenção das pessoas. Teoricamente é mais demorada aprendizagem, e os videos são mais rapidos e explicam tudo direitinho, deixando muito mais claro pra mim sobre os signos, seu significado e o significante.

  7. Jessica Bornstein disse:

    Adorei!
    Eu particularmente sou uma pessoa bastante “visual”, prefiro um vídeo que uma leitura (se me permite ser sincera). Realmente explora mais a imaginação na hora de retratar o didático, deixa as informação organizadas e claras. Gostaria de pedir desculpas por ver os vídeos somente agora, mas minha vida está uma correria no trabalho.

  8. Graziela disse:

    Gostei demais dos vídeos, muito interessantes.Nos transportando muito mais ao que temos ao nosso redor, com tantos significados, símbolos.A arte construída e moldada nisso, dizendo algo, explicando ou desconstruindo e simplesmente formando um sinal e até naturalmente podemos achar isso tudo.
    Destacaria o vídeo em Espanhol.

  9. Nina Bartlewski Simões disse:

    olá, respondendo à pergunta, não acho os vídeos mais esclarecedores que os textos teóricos, acho que eles funcionam como complemento. Os dois primeiros são bastante parecidos, bem didáticos, mas um pouco repetitivos entre sí. O em espanhol é bem confuso, sem saber nada sobre o tema antes não dá para entender bem. O quarto é o mais interessante, pois relaciona o tema da semiótica a um elemento muito importante e presente no nosso dia-a-dia: a publicidade. O quinto eu já tinha visto, muito interessante.

  10. Anita Bataglin disse:

    Achei os vídeos, bem interessantes, porém não acredito que sejam melhores do que os textos para aprender, são um meio de complementar, e isso é bem bacana, pois com as imagens, e os sons fixamos melhor e associamos estes ao texto, oque pode com certeza facilitar.

  11. Danielle Ventura disse:

    Sem dúvidas os vídeos ajudam no entendimento da matéria.
    Muitas vezes porque na aula algumas informações passam batido e podemos recuperá-las com ajuda dos vídeos.
    Ótima idéia! Infelizmente meu computador anda um pouco lerdo ultimamente.

  12. Lívia Baruque Pires disse:

    Para mim é muito melhor um vídeo, mas também acho o texto
    indispensável. Adorei os vídeos!

  13. Andressa disse:

    Teacher!
    Adorei os videos, especialmente o ultimo.
    Parabens pela metodogia de ensino!! Isso sim e algo contemporaneo, didatico e prazeroso.
    Todos nos estamos muito contentes em te-lo como professor.
    Ate sexta!

  14. Mariana Santiloni disse:

    textos teóricos são indispensáveis, os videos funcionam bem na parte visual e como complemento aos textos. Muito bem produzidos.

  15. Isabela marques disse:

    Achei ótimo os videos, mas para mim depende muito da pessoa, tem gente que tem mais facilidade em ler textos, outros com filmes e sons, eu particularmente acho a parte de video muito mais fácil, além de que é muito mais prazeroso.

  16. Fernanda Domeniche disse:

    Acho que os vídeos foram sim muito bem feitos, mas me parece que faltou um pouco mais de profundidade no assunto. É claro que são conceitos básicos de Semiótica, mas vi muito a utilização de fotos um tanto quanto desnecessárias ou demoradas, e por outro lado locuções um pouco rápidas e textos que passaram rápido demais em alguns momentos também. Um melhor aproveitamento do tempo e do conteúdo levaria a um vídeo menos superficial, acredito, mas já é uma boa forma de ver como isso funciona e de fato estimula mais o aprendizado do que os tão maçantes e complexos livros de Semiótica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>