Criação de brand equity. Cap. 9 do livro: KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing 12. ed. Pearson. p. 267-302. Resenha de João Mattar.
Associar uma marca a um produto ou serviço é denominado branding. Brand equity é o valor agregado de produtos e serviços, em função de suas marcas.
O capítulo apresenta quatro modelos de para avaliar o brand equity: Brand Asset Valuator, modelo de Aaker, Brandz e Ressonância de Marca. Esse modelos procuram medir diversas variáveis, como diferenciação (como uma marca é vista como diferente das outras), estima (como a marca é conceituada e respeitada), conhecimento (quanto os conumidores se sentem familizrizados e íntimos com a marca), desempenho (a marca é capaz de cumprir o prometido?) etc.
São apresentadas também estratégias para a escolha de uma marca.
Uma marca pode estar associada a lugares, pessoas, coisas, outras marcas etc.
Extensões de marca são processos pelos quais uma empresa utiliza uma marca para lançar um novo produto. Se mal utilizada, a extensão pode levar a uma diluição da marca, quando ela acaba perdendo o foco para o consumidor.
A saúde de uma marca pode ser avaliada por auditorias de marca. Com o tempo, são normalmente necessárias ações de revitalização da marca.