Educação & Tecnologia – curtinhas

No ano que vem, pretendo ir à Conferência da Educause, instituição dedicada ao Ensino Superior. A Conferência deste ano, que terminou hoje em Orlando, reuniu mais de 7.300 pessoas, e vídeos de algumas apresentações estão disponíveis online.

Em Is Higher Ed Technology Keeping Up with Student Demand?, David Nagel discute as exigências dos alunos em relação a tecnologia, quando eles escolhem as universidades que vão cursar. Sabem qual é a exigência número 1 dos alunos? A possibilidade de realizar chat com os professores, mais uma prova de que há uma tendência para a revitalização da EaD Síncrona.

Matt Villano, em Technology Forever, cobre as interessantes experiências do uso de tecnologia para a educação da terceira idade, baseadas na idéia de aprendizado por toda a vida.

E Trent Batson, em The Institutional Path for Change in This Age: Andragogy, not Pedagogy, discute a mudança do foco da educação, da pedagogia (ensinar crianças) para a andragogia (mediar o aprendizado de adultos).

Todos esses artigos apontam para a tendência da utilização das ferramentas da Web 2.0 em educação, que é praticamente o mote deste blog.

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar
Esta entrada foi publicada em Computação, EaD, Educação. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

2 respostas a Educação & Tecnologia – curtinhas

  1. Eri disse:

    Que bacana essa palestras.
    É incrível e lamentável como nossa ABED ignora o uso óbvio das tecnologias em seus congressos, sequer tem um blog oficial do evento.

  2. João Mattar disse:

    Eri, se prepara aí, no ano que vem estarei lá na Educause, e vou cobrir tudo por aqui! Será o acontecimento do ano! rs

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>