No Core Data Service Fiscal Year 2007 Summary Report, um relatório de 104 páginas, a Educause (grupo de tecnologia em educação superior) pesquisou 994 instituições, examinando questões organizacionais, de orçamento, rede, segurança e uso de tecnologia por professores e alunos.
No capítulo A Harvest Too Large? A Framework for Educational Abundance, no livro Opening Up Education The Collective Advancement of Education through Open Technology, Open Content, and Open Knowledge, Trent Batson, Neeru Paharia e M. S. Vijay Kumar discutem o uso de conteúdo aberto e aprendizado ativo em educação.
Uma pesquisa realizada pelo CDW-G, um fornecedor de tecnologia, indica que 39% dos alunos desejam participar de chats online regulares com seus professores.
Apesar de boa parte dos professores considerar o chat chato, eu tenho utilizado chats de texto com muito sucesso em EaD, alcançando um nível de envolvimento dos alunos com o tema, os colegas e o professor que é difícil alcançar com outras ferramentas.
Em Using Chat To Move the Thinking Process Forward, Ruth Reynard discute o uso do chat para desenvolver o pensamento, e não apenas para discutir problemas dos alunos, fornecer tutoriais, avisos etc. Em Designing a Working Space for Chat, continuação do artigo anterior, são apresentadas estratégias para construir um espaço adequado para o uso do chat em educação.
O relatório Insights regarding undergraduate preference for lecture capture, realizado pela University of Wisconsin-Madison, discute como boa parte dos alunos demanda hoje que aulas sejam gravadas e disponibilizadas online, embora as instituições de ensino não estejam preparadas para isso, nem do ponto de vista tecnológico, nem do ponto de vista de políticas de propriedade intelectual. Além disso, uma parte considerável dos alunos requer também que o material de estudo fique disponível para eles também após a conclusão dos cursos, para que possam utilizá-lo em sua vida profissional.
No vídeo abaixo, professores presentes na League for Innovation in the Community College falam como eles usam pequenas video camêras, shows de games online e wikis para envolver os alunos em aulas presenciais e à distância.
gostei dessa o chat é chato