EDUCAUSE Quarterly Magazine, Volume 31, Number 3, 2008

Acaba de sair o último número da Educause Quarterly Magazine, um prato cheio para os leitores deste blog, que a partir de agora vou sempre resenhar por aqui.

VIEWPOINTS

Em Overcoming the Fear of Gaming: A Strategy for Incorporating Games into Teaching and Learning, Rafael C. Alvarado discute brevemente os desafios da utilização de games em educação, e sugere inclusive algumas estratégias, como a reflexão crítica sobre os jogos e a criação de novas versões dos jogos, além de apontar a necessidade de “deixar fluir” o processo de aprendizagem.

Em Foreign Language Faculty in the Age of Web 2.0, Edwige Simon discute ainda mais brevemente como as habilidades tecnológicas e a compreensão de como utilizar ferramentas da Web 2.0 são essenciais para professores de línguas estrangeiras hoje, inclusive para preparar os alunos para o mercado de trabalho.

CURRENT ISSUES

Em Security Metrics: A Solution in Search of a Problem, Joel Rosenblatt discute aspectos de segurança de programas.

Em Do Emergency Text Messaging Systems Put Students in More Danger?, John Bambenek e Agnieszka Klus discutem as oportunidades e ameaças do uso, por parte de instituições de ensino, de sistemas de avisos de emergência aos alunos por mensagens de texto.

FEATURE ARTICLES

Em Assessing Learning and Scholarly Technologies: Lessons from an Institutional Survey, Cara Lane e Greg Yamashiro apresentam pesquisas sobre o uso de tecnologias na Universidade de Wisconsin-Madison, que concluem que os alunos aprendem a usar ferramentas para aprendizagem em seus cursos nas instituições de ensino, apesar de utilizarem várias delas no seu dia-a-dia para comunicação e lazer, e que os professores demonstram desejo de participar mais das discussões sobre tecnologia e educação.

Em Faculty Development Programming: If We Build It, Will They Come?, Ann Taylor e Carol McQuiggan apresentam uma pesquisa realizada na Pennsylvania State University sobre as necessidades dos professores para obterem sucesso no ensino online.

Em Collaborative Development: A New Culture Affects an Old Organization, Jim Phelps e Terry Ruzicka apresentam o modelo colaborativo para o desenvolvimento de projetos de tecnologia da informação, utilizado na University of Wisconsin–Madison. O artigo traz uma série de links para Agile Development Process, Model-Driven Design e Continuous Process Improvement, utilizados no desenvolvimento dos projetos.

Em Moving to Moodle: Reflections Two Years Later, Ining Tracy Chao faz uma reflexão sobre a adoção do Moodle na Royal Roads University. Uma das conclusões é a necessidade de treinamento e suporte para os professores e alunos.

PROFESSIONAL DEVELOPMENT

Em Information Sharing for IT Security Professionals, Rodney J. Petersen apresenta sugestões para o desenvolvimento de uma rede de contatos para profissionais de seguração de tecnologia da informação.

Em Growing the Next Generation of Leaders, Rebecca Gould, Elizabeth Unger e Annie Bacon apresentam as habilidades necessárias para o sucesso de líderes em tecnologia da informação.

GOOD IDEAS

Em Leveraging Technology and Human Systems in an Emergency, Stan Molinski apresenta e analisa a resposta do Saint Peter’s College a uma ameaça de bomba. O tema é uma preocupação central nas universidades americanas, depois do massacre na Virginia Tech.

Em Directing Traffic: Managing Internet Bandwidth Fairly, Thomas A. Paine e Tyler J. Griggs apresentam como a University of Wisconsin–Eau Claire administra seu fluxo de banda larga no campus.

Em Student Input in College Decision Making, Celeste M. Schwartz, Emory M. Craig, Jeff Trzeciak, Julie K. Little e Veronica Diaz propõem uma interessante discussão sobre como incluir os alunos nas decisões sobre tecnologia da informação das instituições de ensino. Em vez de dar assistência aos alunos onde as instituições acham que os alunos deveriam estar, por que não oferecer esse suporte onde estão efetivamente estão, no Orkut, no Google etc.? Em vez de obrigar os alunos a freqüentar os sistemas da instituição, porque não se conectar a eles em outros sistemas? Pedimos aos alunos que avaliem os professores, os cursos, os serviços dos campi e sua experiência na instituição, mas quase nunca pedimos suas opiniões sobre as novas iniciativas institucionais. Precisamos, portanto, incorporar os alunos nos processos de decisões.

RESEARCH IN BRIEF

Em Online Social Media in Crisis Events, Leysia Palen, de um grupo de pesquisa na University of Colorado, Boulder, reflete sobre o uso de mídias sociais para a participação e discussão de desastres, como o da Virginia Tech e os incêndios no sul da California em 2007.

Há ainda um espaço para notícias.

Enfim, leituras para diversos gostos e interesses.

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar
Esta entrada foi publicada em Computação, EaD, Educação, Games. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

2 respostas a EDUCAUSE Quarterly Magazine, Volume 31, Number 3, 2008

  1. Wilcilene Kowal disse:

    Bom dia prof…
    Estava precisando de algumas informações e acabei vindo parar no seu blog, que me ajudou muito…
    Deixando um recado só para agradecer mesmo…
    Boa semana!!!

  2. João Mattar disse:

    Wilcilene, você realmente vai encontrar muita coisa por aqui. Se precisar de alguma orientação nas buscas, estou à disposição. Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>