Depois de fazer os cursos Pré-Edição de Vídeo e Premiere Pro na Impacta, em Janeiro de 2008, voltei para fazer o curso de After Effects, novamente com o mestre André Corradini. Segue um resuminho meio informal, e alguns dos exercícios que realizamos nas aulas. Ainda preciso fazer uma revisão, pois fui escrevendo tudo muito rapidamente, mas acho que já dá para aproveitar alguma coisa.
05/01/2009
A telinha inicial do programa:
[photopress:After_Effects.gif,full,vazio]
O hardware (placa, memória RAM, placa de vídeo etc.) é muito mais exigido no After Effects do que no Premiere, principalmente no uso de plug-ins que não vêm com o programa e são instalados depois. Para utilizar adequadamente o After Effects, é importante então manter fechadas as janelas que você não estiver usando, como as janelas info, áudio e time controls, do lado direito. Trazendo a janela do Effects e Presets para Painel, a cara da workspace fica assim:
[photopress:New_Workspace.gif,full,vazio]
Dados técnicos gerais:
NTSC frame size – 720 (h, x) x 480 (v, y).
Aspect ratio: 4:3 (Standard) ou 16:9 (wide – high definition)
Vídeo: square pixel ou Televisão: D1/DV NTSC (0,9 – standard ou 1,2 – wide)
É incômodo trabalhar com áudio no After Effects (tem que ser manual ou forçar o render), então o ideal é acertar o áudio na edição. 30 frames/segundo é o padrão, mas é necessário tomar cuidado com 29,97 f/s do After Effects.
Uma foto da Janela Composição aberta:
[photopress:Janela_Composicao.gif,full,vazio]
Um vídeo maior do que o tempo que você determina para a composição fica com a parte extra preservada, mas fora da área de renderização. Mantenha a tecla SHIFT pressionada para funcionar como uma imã, na hora de arrastar o vídeo.
Jogando um vídeo importado no ícone de composição (terceiro da esquerda para a direita, no Project), ele cria automaticamente uma composição com as características do vídeo.
Clicando na seta na linha do vídeo, dentro da composição, você abre o Transform, similar ao Motion do Premiere. Teclando P (atalho) abre somente o position das layers selecionadas, e assim por diante, não sendo necessário abrir todo o Tranform. Para abrir mais uma, mesma coisa, segurando o SHIFT.
A barra da Quality selecionada com menos qualidade diminui a qualidade da exportação – você pode mantê-la na qualidade mais baixa, durante o trabalho, mas precisa lembrar de voltar para a melhor qualidade, na hora de gerar o arquivo.
Para renderizar, tecle barra de espaço (no Premiere é Enter).
Para andar frame a frame, Ctrl setas (só seta, como é no Premiere, mexe na position – cuidado!).
Eu já posso importar o arquivo (do Photoshop por exemplo) como Composition, e quando ele tem layers, elas são preservadas, assim como os efeitos. Composition Cropped Layers já traz tudo achatado, em uma layer apenas.
Clicando em Position, Rotation etc., menu Animation, Add Expression, abre um menu com expressões de Java para você programar a animação.
Keyframe KeyFrame Assistant tem a opção Ease Ease, para aumentar e diminuir a velocidade do objeto, no impacto.
Jogar uma composição com várias layers dentro de outra composição (um vídeo, p.ex.), e aplicar efeitos, eles serão aplicados automaticamente sobre todas as layers da composição, sem a necessidade de mexer em layer a layer. E qualquer alteração que eu fizer na composição original, a composição será alterada na outra composição.
Para finalizar um vídeo no After Effects para fita, é preciso voltar para o Premiere. Para finalizar como arquivo ou DVD, é possível fechar no After Effects.
Com o Dynamic Link, é possível jogar uma parte do vídeo do Premiere para o After Effects sem renderizar, mexer no After e devolver para o Premiere sem renderizar, e renderizar tudo apenas no final, no Premiere. Mas para isso precisa de uma boa máquina, 4 GB, com boa placa de vídeo. Se você estiver com o mesmo Codec nos 2 programas, não há perda de qualidade.
Animation – Add to Render Queue, Lossless, Channels, RGB + Alpha = o RGB sai com transparência.
Vídeo – Lossless, Format Options, Microsoft DV – é o formato de AVI.
Uma primeira brincadeira que produzimos no After Effects, importando um vídeo, gerando uma animação com 4 layers, jogando a animação na composition do vídeo e colocando efeito sobre a animação (que então funcionou automaticamente sobre as 4 layers).
O Anchor Point é propriedade do layer.
Margem de segurança não precisa ser respeitada para a web, apenas pensando em televisão.
Para criar uma linha que se movimente, selecionar a Pen Tool (oitava ferramenta), traçar o caminho (sem arrastar, mas dando clicks), adicionar o efeito Stroke à layer e então editar o efeito. Aí, ligar o relógio com end 0%, e depois, onde você quiser na animação, com 100%, aí a linha aparece se movimentando. Depois de criada a linha, é preciso jogar fora o mapa (Paint Style/On Transparent) e então jogar a imagem de novo abaixo da layer inicial, para que você possa usar efeitos como drop shadow, por exemplo.
Outra opção é criar uma linha ou mais linhas que apareçam primeiro, antes do objeto.
Windows/Time Control e último botão – RAM Preview – força a renderização.
Não esquecer de habilitar o AutoSave.
Para fazer um objeto percorrer uma imagem, os 2 precisam ter o mesmo tamanho.
Pan Behind Tool – acertar o Anchor Point de um objeto (sexta da esquerda para a direita).
Depois de fazer uma máscara, selecionar Mask Path, copy, Objeto Position, paste.
Fizemos uma brincadeira com um avião em um mapa:
Deviant Art – banco de dados de animações, fotos etc.
Agora importamos uma mosca com 4 layers e fizemos as asas mexerem – mudando o Anchor Point das asas, gerando rotação para cima e para baixo, e inserindo propriedade Loop Out cycle. Em seguida habilitamos o Motion Blur (ícone com bolinhas) e ligamos o motiong blur das asas. Depois, mexemos no cabelo da mosca, posição. E, por fim, fizemos a mosca rodar uma xícara de café, usando Liquify tanto no café quanto na mosca, e o Path para ela seguir:
06/01/2009
Slow Motion: Layer/Time/Time Stretch. No Premiere, acima de 100% é slow, no After abaixo de 100% acelera. Se você consegue prever que vai usar slow motion quando estiver filmando, aumente a velocidade da câmera.
Cortar vídeo: Ctrl Shift D – ele cria uma nova layer em cada corte. Usando slow em uma layer, é preciso arrastar a outra, segurando shift, para acetar o início e final das partes cortadas do vídeo.
Ctrl D tira uma cópia de uma layer.
Na layer, no lugar que você quer congelar, Layer Time Freeze Frame – congela o layer.
É possível também fazer slow com gráfico, o que facilita a passagem entre as partes com slow e normais. Layer/Time/Enable Time Remapping. Marcar ponto (keyframe). Outra opção é fazer calculando – o que você ganha e o que você perde nos slow e rápidos. O Ease pode ser observado e alterado através de gráficos semelhantes. Quando você habilita o botão do gráfico, cria-se um outro botão de gráfico, para você mexer. Com plugins é possível aplicar outros efeitos de película.
Efeito Posterize Time e mexer na frame rate.
Animação cobra-se em segundos (R$ 150,00, R$ 200,00 etc.), não em minutos, como edição.
Outro efeito interessante: Echo.
Retângulo, Elipse Tool. Ferramenta Seta, 2 clicks no nó, começa a arrastar a máscara. 1 click no nó, eu deformo a máscara. Mask Feather é um dos recursos, Mask Expansion etc.
Adicionar uma outra máscara, subtract, fica um buraco na primeira máscara.
Segundo botão do lado esquerdo inferior – habilita o mode: normal, dissolve etc.
Abrir key frame no Mask Path, para a máscara acompanhar o objeto.
ZMate – plugin muito interessante para croma no Premiere.
Croma no After – keylight (1.2). Conta-gota screen colour. Mexer no screen balance e screen gain.
O keylight do After é muito melhor que o colour key do Premiere, no qual precisa ser instalado o ZMate.
Mouse Direito do lado direito inferior, new, solid. Escrever na Layer (duplo click na layer) com o Brush Tool. Abrir na layer Effects, Paint, Brush, Stroke Options, e usar key frame end 0% e em 2s 100%, aí você vê o texto sendo escrito. No Stroke, Path, marco um key frame, e mais para frente outro, e desenho outra coisa. Aí, automaticamente a forma se transforma.
Menu, Layer, Autotrace, apply to new layer, vai na mask, mask path, copia e cola em outro lugar, temos uma nova forma, posso copiar em outro keyframe em path e copia. Effects, Paint, Pain on Transparent, aí fica sem fundo, dá para jogar vídeo etc.
Clone Stamp (carimbo) não tem tanta utilidade em imagens com muito movimento. Segura alt, seleciona área, vai para outro lugar, copia uma parte da imagem para outro lugar.
Borracha – enviar um vídeo para o Premiere com um buraco, por exemplo.
Segundo botão inferior lado esquerdo habilita trck mat. Numa composição com 2 layers, aplicar no Track Mat da segunda Luma Mate, então as imagens se fundem. Colocar um sólido preto por baixo das 2 layers. Efeito offset e joga na segunda layer. Shift Center do Offset, fazer o centro andar (key frame). Fazer o mesmo na outra layer. Seleciona as 3 layers, Menu Layer, Pre-Compose. Aninhamos as 3 composições. Um exemplo:
O CS4 do Flash mudou bastante (faz 3D etc.), do Photoshop um pouco, do Premiere, After Effects e Encore muito pouco (mais codecs)
Atalho para fazer máscara elíptica do centro – clica com o mouse esquerdo no centro, segura, ctrl shift, arrasta. Bulge, tamanho da máscara, bulge height parâmetro – fica circular. Agora, o planeta está girando!
Efeitos com CC antes – cycore fx – plugin da Adobe que vem com o After Effects. CC Spot Light, jogar luz. Jogar a composição Terra em outra composição, com um vídeo, mexer na Scale e pronto! Cuidado que a composição Terra está em Square Pixels, e a do vídeo em D1DV, precisa acertar os settings da Terra para D1DV. Ficou assim:
Importamos agora uma imagem de película e colocamos dentro de cada 1 dos 12 quadrados da película 1 vídeo, acertando a scale de cada uma para 20. Ficou assim:
Agora fizemos a película correr, de um lado a outro da tela. Jogamos a composição película em outra composição, com um vídeo. Usamos o efeito Polar Coordinate e a película ficou torta. Mexer no Interpolation e Type of Conversion. Jogamos efeito Basic 3D. Usamos também o efeito Twirl. Na pata Distort há vários efeitos, como Bezier Warp. Card Wipe – desintegrar imagem. Animation/Browse Presets abre o Bridge, você pode ver transições etc., um clique para assistir, 2 para aplicar onde estiver o seu cursor.
Agora vamos fazer um fogo, com vários efeitos! Ficou assim:
Usamos também light rays para dar a idéia da faísca.
07/01/2009
Para fazer animação de texto simples, usar o Premiere. Se for mais elaborada, é melhor fazer no After Effects, que tem o Title com menos opções, mas é mais simples animar o texto no After. Vale a pena instalar o Boris Continuum Complete no Premiere e After Effects, que trabalha em cima do branco. Outro produto interessante é o Illusion.
Light Sweep, Light Rays e Light Wipe geram vários efeitos no texto – alterar a cor e outros parâmetros, e brincar com o centro.
Animation, Browse Presets, Text, Animate In, Animate Out, 3D etc. – muitas opções. Brinquei com todas e criei uma animação para o meu trabalho deste semestre, com games em educação.
Assistimos Bloody Omaha:
Agora quebramos um vídeo em 2 layers, copiamos a layer 1 (criando uma terceira layer) e free frame da layer 2 (que é a cópia da 1). Fizemos uma máscara no objeto da layer 2, recortando o carro, mudamos a escala para 50% e mexemos na posição, para o lado superior direito. Estendemos esta frame congelada até quase o final do vídeo, e então fizemos em 1 s o carro voltado à posição e escala originais. E no meio inserimos alguns textos e background:
É possível importar um projeto para dentro de outro projeto, então abre uma pasta com todos os arquivos que existiam no projeto importado.
Importamos um filme com um olho piscando. Criamos uma nova composição com um Spectrum, que fizemos girar. Jogamos a composição na composição do olho. Usamos uma ferramenta Track Motion, que cola uma coisa em outra, mas que só funciona quando há diferenças de cores – Window, Tracker Controls. Track Motion (na layer que você quer seguir), Acerta a posição onde você quer seguir, Analyze, Edit Target, Apply. Criamos uma máscara na layer da imagem, escolhendo a elipse e usando ctrl shift para fazer a elipse do centro para fora, e então acertamos a máscara frame a frame. Mexemos então na Mask Feather e Mask Expansion.
Na composição que tinha importado para a composição do olho, joguei um vídeo.
Agora vamos trabalhar com preto e branco. Jogamos novamente o vídeo do olho na terceira layer e aplicamos o efeito Hue Saturation. Aí copiamos a máscara da primeira layer para a segunda, tivemos que acertar keyframe a keyframe da máscara (duplo clik no nó). E jogamos color balance na segunda layer, criando keyframes para mudar a cor do olho:
Pegamos uma imagem, duplicamos a layer e tornamos a de cima branco e preta, fizemos uma máscara elíptica andando pela imagem da layer 1 com máscara inverted, aplicamos budge na layer 2. Copiamos uma lupa para a layer 1, fizemos uma máscara nela e a fizemos acompanhar o movimento da máscara que já tinha sido criada.
Agora pegamos um vídeo de 2 s e renderizamos como Format Film Strip. Abrimos no Photoshop. Aplicamos o efeito de Poster Edge e gravamos de novo, como flm. Fizemos o mesmo com os efeitos Photocopy e Glowing Edges. Importamos de volta para o After Effects.
08/01/2009
Criamos uma nova composição e fizemos uma máscara retangular, começando fora da tela, aí em 2 s marcamos o Mask Path como estava, e no s 0 voltamos o retângulo para fora da tela. Deletamos. Criamos uma elipse fora e usamos a caneta com mais, para marcar pontos. Fizemos o mesmo processo, mexemos no Feather da máscara e jogamos o efeito Turbulent Displace. Marcamos key frame em amount, size e evolution.
Nova Composição, 320 x 240, Square Pixels. Sólido, 50 x 50, azul. Recortamos uma máscara elíptica no meio do quadrado. Position, Animation, Add Expression [160,Math.sin(time)*80+120]. Duplicamos a layer e colocamos – antes do 80. Novo sólido, pecíolo, escala: [10,Math.sin(time)*250].
Nova composição: movimento da flor. Dentro dela jogar composição base da flor. Tirar 3 cópias da layer base da flor, e rotação das 4: 0 x 0, 0 x 90, 0 x 45 e 0 x -45.
Nova Composição: Flor Final. Movimento da Flor joga dentro da Flor Final. Rotation, Animation, Add Expression: Math.sin(time)*360. Duplicamos layer (ctrl D) e colocamos -360 na expressão da layer de baixo, scale 180, opacity 30. Adjustment layer: repete os efeitos para as layers inferiores (mouse direito nas partes de baixo). Hue Saturation, mudamos alguns parâmetros de rotação, usando a mesma expressão anterior. Novo sólido, última layer, efeito de grid, border 1, corner expression: [Math.sin(time)*90+160,Math.sin(time)*90+120]. Na composição base da flor, aplicamos efeito Lens Flare nas 2 pétalas (qualquer modificação feita lá, modifica a Flor Final).
Criamos outra composição e brincamos com o efeito Polar Coordinates.
Criamos uma nova composição agora com uma foto de robô, para animá-lo. Usamos a ferramenta Pan Behind para acertar os Anchor Points dos 3 braços do robô, e tornamos os braços parentas dos braços de baixo. Aí pegamos um vídeo, cortamos em 3, acertamos rotação e posição, fizemos o vídeo parent do branço pequeno, e fizemos o mesmo com um segundo vídeo.
Grande dica: para substituir um vídeo em outro em um projeto, selecionar o vídeo no projeto, pressionar alt e levar o vídeo até o outro, que deve ser substituído.
Copiar posição do objeto que você quer iluminar para o ponto de interesse.
Nova composição usando 3D layer.
Luz tem x, y e z (posição), além de ponto de interesse – aquilo que eu quero iluminar. Alguns resultados:
09/01/2009
Começamos a usar câmera – new, camera, e mudamos posição e ponto de interesse da câmera. Usamos também a quinta ferramenta do menu superior (atalho para alterar as ferramentas: c), há 3 ferramentas, que mexem com a câmera manualmente. Aí você pode animar a câmera.
Agora estamos mexendo com outra composição, com vidro e máscara, e animamos a luz:
e a luz junto com a câmera:
Montamos uma caixa de sucrilhos em 3D e animamos as partes.
E agora estamos montando um álbum com fotos e animando a câmera, para percorrer as fotos. Montamos a composição grande, depois mudamos para NTSC DV.
File, Collect Files – você cria uma pasta com o projeto e os objetos que você usou.
Formiga. Ferramenta Pin – cria pins no desenho, keyframes com os movimentos dos pins e anima.
A turminha no final da bagunça:
[photopress:DSC01995_copia_c__pia.jpg,full,vazio]
Oi João!!!
Estou passando para deixar um selinho pra vc como reconhecimento do trabalho que tens desenvolvido com o teu blog.
Vá até o Idéias em Blog e pegue seu prêmio.
Bjoka
Verônica
http://ideiasemblog.blogspot.com
E aí Amigo? Blz? muito legal seu site me amarrei, eu sou estudante de After tambem e sou Apaixonado por Audio visual Mais meu professor sabe muito, mais so pra ele, pois ele ensina muito mau. parabens continua assim vou indicar seu site para meus amigo ok!
Opa, blz, valeu, continue aparecendo por aqui.
oi amigo, quero te parabénizar pela tua iniciativa em dividir teu conhecimento com nós q gostamos de vídeos, aki onde eu moro infelismente ñ tem cursos de After Effects e por isso quem quiser saber alguma coisa tem q se virar sozinho, e pessoas como vc realmente quebram uma arvore! parabéns e obrigado.
Armando: fico muito feliz que o material possa servir. Dá um trabalho de organizar tudo online, mas ao mesmo tempo acaba me ajudando também para lembrar das coisas. Preciso ainda fazer uma revisão no post, para deixar algumas passagens mais claras, mas acho que já dá para aproveitar algumas coisas. E vamos conversando por aqui. Abração
Pingback: De Mattar » Blog Archive » Premiere Pro
e ai cara adorei seu post, so naum te mando um selinho porque eu so espada mas valew pelo tuto.
Muito bom o material, principalmente para quem está começando, como eu! Obrigada!
Quanta porcaria reunida no mesmo lugar.
Tudo LIXO
Vai aprender fazer as coisas aí Mané.
Vou preservar o educado post do Zero, em respeito ao espírito democrático do blog.
cara poderia ser mais interessante…
tudo muito básicão…
sou editor na minha cidade, e nunca fiz curso algun, infelismente aq não tem…
mas é isso ai, bom para quem não sabe se quer o q é after…
hehehe
abraço…
qualquer coisa entre em contato comigo, pra gente trocar informaçoes…
wilton_maciel@hotmail.com
Wil, o curso começava do zero, e na Impacta não há um segundo curso de After Effects. Depois disso, tem que se virar sozinho mesmo, mas há tutoriais mais avançados na web, em livros etc.
como animar de u jeito simples fotos de 15 anos no after…
Luciano, depende é claro de como você quer animar. Acho que você pode tentar usar algumas das dicas por aqui, para ver como sai. Ou então usar os recursos básicos para arriscar algumas animações.
Gente, eu preciso editar uma cena para trabalho da faculdade e não sei trabalhar com programas de edição de videos, alguém pode me ajudar???é para dia 30/09, a cena é um comercial da pepsi, toda em preto e branco menos a lata de pepsi, se alguem puder me ajudar até dia 25/09 com essa edição me mande um e-mail que envio o vídeo em anexo, muito obrigdo. Meu e-mail: antonio_calori@hotmail.com.
Antonio, você já tentou o MovieMaker? É bem simples e intuitivo.
Sim,as coisas basicas dá pra fazer,mas deixar apenas um iten da cena colorido não dá no movie marker…
o que eu quero fzer é exatamente o mesmo que você fez com o olho acima, somente um item a cor.
Putz, Toni, achei que era alguma coisa mais simples. Sugiro você entrar p.ex. numa comunidade do After no Orkut, com certeza alguém pode te ajudar por lá. Você tem o After?
Não tenho o after no meu pc, mas vou tentar o orkut! obrigado.
Péssimo!!!Precisa melhorar muito pra entrar no mercado de trabalho!!!
Olá estou iniciando no AE e achei alguns projetos para download na net,projetos de 3d album,efeitos em texto,vinhetas ect se possivel gostaria de saber se vc pode me ajudar gostaria de saber mudar as fotos e textos dos arquivos por outras fotos e txto mais com o mesmo efeito ou montagem desde já obrigado
Bela, você precisaria me explicar um pouco melhor, mostrar quais são os projetos etc. Me mande um email: joaomattar@gmail.com
Olá amigo, quero parabenizá-lo pela iniciativa, estou começando agora com o after, como em minha cidade não existe curso tenho de sair pela net aprendendo, e seu blog está me ajudando muito. Sei que dá trabalho preparar tudo, mas continue assim, pois muita pessoas como eu dependem de pessoas como vc, para aprender. Vlwww, abraços e muito sucesso.
Valeu Paulo, boa sorte por aí!
João Muito bom o blog nossa belas dicas aqui gostei!
e outra eu vi o comentario do zero liga não vc é demais o que ele falou é por que ele ta com inveja!
blog 100%
Gustavo, acho que não é isso. Há vários níveis de conhecimento, prática, e também vários níveis de capacidade de transmitir conhecimento. Tenho plena consciência de que não sou o maior expert em After Effects, mas também sei que consigo transmitir com qualidade aquilo que eu sei. Pode ser útil para alguns, para outros não, mas com o feedback que recebo das pessoas que aproveitam o que escrevo, é mais do que suficiente para dar energia e pique de continuar. Valeu!
cara como vc fez aqueles efeitos de fogo? abraços, mande pelo meu email
Renato, tentarei colocar por aqui mesmo os passos para produzir os efeitos de fogo, assim que der.
Olá João, excelente suas instruções de aulas personalizadas para o After Effects, ou seja: Estou tetendo fazer uma animação de uma criança saindo verticalmente de dentro de caixa, e descendo verticalmente, para frente da caixa, sair caixa consegui, não consegui fazer voltar pela frente da caixa. Se possivel te compro um tutorial ensinando passo a oasso esse efeito ok? Um grande abraço de Mota
Mota, se eu tivesse o tutorial disponibilizaria de graça, mas não tenho. Acho que se você entrar em alguma comunidade do After Effects consegue uma orientação. Mas qual exatamente está sendo o problema para criar a volta?
Olá João, sempre usei o Premiere e ficava olhando de longe o AE. Agora resolvi mergulhar de cabeça e gostei bastante de sua forma de ensinar. Parabens pelo tuto e obrigado. Abraço, Marcos
nao consigo exportar o video todo e sim somente o frame, me ajudem quero o video todo de 6mim e na realidade vai somente o frame de 000 valeu
valeu muito mesmo pelo tuto, estarei sempre ligado e aprendendo!!!!! vcs são bons, e é por causa de pessoas assim que o mundo ainda continua.
Hola joão Mattar!
Bom dia
Estive observando suas sugestões e achei muito legal!
Só que eu preciso fazer um efeito e já procurei todo mundo – e ninguém soube me falar como que faz – e sobre uma sobreposição no chroma key – ou seja um video debaixo do vídeo já feito o chroma – o link abaixo vai te mostrar detalhadamente é uma das primeiras cenas – se puder me explicar como eu faço no after effects ou no premiere estarei muito grato!
http://www.youtube.com/watch?v=YHA-D-tV5VQ
SE PUDER, MEMANDE A RESPOSTA NO MEU E-MAIL,FACEBOOK, MSN E ORKUT :
douglassouza.lg@gmail.com
Desde já agradeço!
Email – : douglassouza.lg@gmail.com
Facebook,orkut e msn: douglas-100eu@hotmail.com
Engraçado, são exatamente os mesmos exercícios que fiz no curso da DRC.
You could certainly see your expertise within the article you
write. The arena hopes for more passionate writers such as you who are not afraid to say how they
believe. At all times go after your heart.
Hello there! I could have sworn I’ve been to this website before but after browsing through some of the post I realized it’s new to me.
Anyways, I’m definitely glad I found it and I’ll
be bookmarking and checking back frequently!
Your means of describing all in this post is actually good, all bbe capable of simply be aware of
it, Thanks a lot.
Affter looking at a handful of thhe blokg articles on your website, I seriously like your way of
writing a blog. I book marked it to my bookmark site list and wilol bbe checking back in
the nnear future. Take a look at my web site as wekl
and let me knnow what yoou think.
Thankfulness to my father who informed me concerning this weblog,
this webpage is really remarkable.
Also visit my webpage; side socket review