Blogs, Wikis, Podcasts

RICHARDSON, Will. Blogs, Wikis, Podcasts, and other Powerful Web Tools for Classrooms. Thousand Oaks, CA: Corwin Press, 2006. Resenha de João Mattar.

Este foi outro livro que li agora nas férias, além dos que já venho resenhando por aqui nos últimos dias, e de mais 2 que devo resenhar na próxima semana.

Preface, que pode ser lido online, faz uma breve apresentação dos objetivos do texto.

Chapter 1 – The Read/Write Web, que também pode ser lido online, faz uma apresentação da Read/Write Web e seu uso em educação, fala dos nativos digitais e utiliza o conceito de caixa de ferramentas para o professor. Além disso, faz uma reflexão sobre as questões de segurança e privacidade em relação aos alunos.

Chapter 2 – Weblogs: Pedagogy and Practice define blogs e discute seu uso em educação. Blogs podem ser utilizados no lugar de LMSs por escolas, podem ser criados pelos alunos (que assim podem refletir sobre o desenvolvimento de seus estudos), funcionar como e-portfolios, como espaço colaborativo, como ferramenta de comunicação interna e mesmo como site da escola. O capítulo fala ainda de uma pedagogia dos blogs, ferramentas construtivistas por natureza, que expandem as paredes da sala de aula, arquivam o conhecimento, suportam diversos estilos de aprendizagem, podem ajudar no desenvolvimento de alguma habilidade específica e alfabetizam os alunos na linguagem da sociedade da informação. Os blogs fundaram um novo gênero de escrita, que o autor batiza de connective writing, que envolve ler, tomar decisões de edição, escrever e publicar. O capítulo sugere ainda alguns usos para blogs em sala de aula e cita alguns exemplos, todos infelizmente parados no tempo. Por fim, blogs podem ser consultados como repositórios de informação.

Chapter 3 – Weblogs: Get Started! dá orientação para a montagem de um blog utilizando o Blogger, mas menciona também Manila, WordPress e Movable Type, dentre outros, e uma lista de blogs de educadores.

Chapter 4 – Wikis: Easy Collaboration for All explica o que são e como funcionam wikis, e discute um pouco a qualidade da informação encontrada na wikipedia. Wikis têm sido utilizados por empresas e equipes para gerenciar informações. Os alunos podem ser incentivados a criar ou editar um tópico na wikipedia, por exemplo. O capítulo dá ainda sugestões de usos de wikis em escolas e orienta a criação de um wiki utilizando o PBWiki. Outras ferramentas mencionadas são: JotSpot (agora do Google), SeddWiki.com e Wikicities (hoje Wikia). Ferramentas no estilo wiki citadas são: WebNote, Web Collaborator e o plugin do Firefox Wikialong. Uma interessante lista de ferramentas para wikis é Wiki Engines.

Chapter 5 – RSS: Connecting the Content We Create explica o que é RSS e como montar seu leitor com Bloglines. Sugere também usos de RSSs em sala de aula: acompanhar os blogs dos alunos, orientar os alunos para montarem seus leitores etc. O capítulo dá também algumas dicas bastante interessantes de como criar fedds RSSs a partir de buscas no Google, alertas do Google, Watchlists no Technorati, newsgroups, com o Moreover, combiná-los com o Blogdigger.com ou RSSmix, e como criar com código um feed em seu blog. Vou testar algumas dessas ferramentas nos próximos dias, e registrar os resultados por aqui. Nestes dias, fiz uma resenha do livro RSS for Educators, que também pode interessar.

Chapter 6 – The Social Web: Learning Together fala de algumas ferramentas para aprender em conjunto na web. Em 43 Things, você define 43 coisas que quer aprender e automaticamente é conectado a outras pessoas com o mesmo interesse. Social Bookmarking permite que você compartilhe suas seleções na web, através de tags, e se conecte a pessoas com os mesmos interesses. Além do delicious, o capítulo fala bastante do Furl. Uma sugestão interessante é criar uma conta para uma classe, com pastas para cada grupo ou aluno, e adicionar links para eles sempre que você achar alguma coisa interessante, inserindo inclusive comentários e sugestões de atividades a cada link adicionado. Ou então criar uma conta para a qual todos os alunos possuam o login e senha, assim todos podem adicionar links durante um curso. Professores que ministram a mesma disciplina podem também usar o recurso criativamente. Outra ferramenta elogiada é Jots.com, que acho já era. ScuttlEDU e de.lirio.us permitem uso privado no seu próprio servidor.

Chapter 7 – Flickr: Digital Images for Everyone sugere idéias para o uso de fotos digitais em educação. Além de disponibilizar fotos online, pesquisar e utilizá-las em trabalhos (desde que a licença permita), é possível, p.ex., convidar pessoas de todo o mundo para comentá-las, fazer anotações, fazer parte de uma comunidade, acompanhá-las por RSS etc. O capítulo fala bastante sobre o Flickr. O capítulo apresenta ainda alguns exemplos de educadores que têm utilizado o Flickr em suas aulas, e cita também uma série de ferramentas de apoio ao Flickr.

Chapter 8 – Podcasting and Screencasting: Multimedia Publishing for the Masses fala sobre podcasting e screecasting, com sugestões e relatos de usos educacionais. A EPN – Education Podcast Network é mencionada. Há também uma orientação de como montar seu podcast, e são mencionados exemplos de sites como Teach42. Um screencast para o uso do Audacity é indicado, para música gratuita e de uso livre, Wikimedia Commons, e para hospedar seus podcasts, OurMedia.org. Caso você utilize um blog ou serviço que não permita que as pessoas sigam seus podcasts, você pode utilizar o Feeburner e criar um feed de RSS separado para sua audiência. A outra tecnologia apresentada é screencasting, gravação de screen, e um link interessante para compartilhar screencasts: Myscreencast. A ferramenta indicada é o Windows Media Encoder, e são fornecidas orientações de como usá-la, mas o livro está desatualizado neste ponto. A resenha que fiz nestes dias do livro Educator’s Podcast Guide completa este capítulo.

Chapter 9 – What It All Means conclui o livro com interessantes comentários gerais sobre o uso da web em educação. O conhecimento pode agora ser disponibilizado na web e é produzido colaborativamente. São necessárias novas alfabetizações. São então comentadas grandes mudanças: conteúdo aberto, muitos professores e aprendizado 24/7, construção significativa do conteúdo social e colaborativa, ensinar é conversação (não dar aulas), saber onde achar o conhecimento, leitores não são mais apenas leitores, a web é um notebook, escrever não está mais limitado a texto, a maestria está na criação de um produto para uma audiência mais ampla (não na prova) e contribuição, que significa que não precisamos mais pedir para nossos alunos entregar lições aos professores que viram arquivo morto, ou apresentar seus trabalhos para o professor, a classe ou a escola: mas para o mundo. A produção do aluno pode agora ser adicionada à conversação e potencialmente utilizada por outros professores e alunos. O atual sistema educacional, x dias de aulas etc., pode não ser mais o mais adequado para esse tipo de educação. Professores terão que ser capazes de conectar pessoas (trazendo-as “para” as classes e aulas), criar conteúdo e colaborar, inclusive com seus alunos, tornando-se coaches e aprendizes ao lado deles, e agente de mudança.

Epilogue – The Read/Write Classroom conta como Tom McHale, professor de inglês, se prepara na web para uma de suas aulas.

O livro termina com bibliografia e índice.

Um livro que, apesar de datado em algumas ferramentas e alguns conceitos, organiza muito bem a informação sobre o uso das ferramentas da web 2.0 em educação, e traz reflexões ainda hoje válidas.

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar
Esta entrada foi publicada em Computação, EaD, Educação, Resenhas. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

6 respostas a Blogs, Wikis, Podcasts

  1. Pingback: De Mattar » Blog Archive » Tecnologias Aplicadas à Educação - Colégio Progresso

  2. Pingback: De Mattar » Blog Archive » My Theory of Learning

  3. Pingback: De Mattar » Blog Archive » Blogs & Educação

  4. Keeley Cullip disse:

    Hi, i read your blog from time to time and i own a similar one and i was just wondering if you get a lot of spam comments? If so how do you prevent it, any plugin or anything you can suggest? I get so much lately it’s driving me insane so any help is very much appreciated.

  5. SOLANGE disse:

    João,
    Esta sua resenha se tornou meu principal respaldo teórico para preparar minha apresentação. Já estava fazendo uso do blog como ferramenta pedagógica, mas confesso que, até o momento, tudo estava sendo feito meio que pela intuição. Agora tenho várias referências e vou me aprofundar mais no assunto para que nosso trabalho fique cada vez mais consistente e rico. Obrigada!

  6. wellington disse:

    ótimo texto, estou ingressando agora em um curso de pós graduação em educação a distancia (EaD). e estou pesquisando dados introdutórios para formação fundamentada do meu conhecimento dessa ferramenta é foi um divisor de águas para a educação na web.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>