Web 2.0: New Tools, New Schools

SOLOMON, Gwen; SCHRUM, Lynne. Web 2.0: new tools, new schools. Washington, DC: ISTE, 2007. Resenha de João Mattar.

Este livro é um best-seller do ISTE.

Introduction fala sobre a passagem da web 1.0 para a 2.0, e apresenta os capítulos e objetivos do livro.

Cap. 1 – new world, new web, new skills, que pode ser lido online, fala do novo mundo, da nova web, das novas habilidades necessárias para atuar nesses ambientes, como as escolas estão mudando e quais as novas ferramentas disponíveis.

Cap. 2 – students and learning fala dos novos alunos, sua relação com a tecnologia, como eles lidam com a informação e o que esperam das escolas. Temos uma geração acostumada com a customização, e como podemos utilizar isso em sala de aula? Deixar os alunos escolherem seus métodos de apresentação, onde querem ir para achar a informação, como que estilo desejam aprender, salas customizadas – em que os alunos podem encontrar e utilizar as ferramentas que desejam, professores customizáveis – que podem oferecer a cada aluno aquilo que ele precisa para ter sucesso. Ou seja, podemos pensar em dar aos alunos controle para que eles customizem sua educação. O capítulo discute ainda brevemente como ocorre o aprendizado, explorando a Taxonomia de Bloom, o construtivismo, o project-based learning e o conectivismo.

Cap. 3 – new tools retoma a explicação sobre o que é a web 2.0 e como ela funciona. Aborda temas como código aberto; uso de tags, RSS e agregadores; apresenta e cita exemplos em educação de ferramentas como blogs (mencionados Blogger, WordPress e Drupal, e fechados e mais seguros para escolas como Class Blogmeister e Gaggle Blogs), podcastas, wikis (mencionados Wikispaces, MediaWiki, Pbwiki e JotSpot), social bookmarking, compartilhamento e edição de fotos, vídeos (mencionado Video Furnace e, para edição, Jumpcut, Eyespot, Grouper e VideoEgg). São também mencionadas ferramentas Web 2.0 para desktops, como: processadores de textos (Google Docs & Spreadsheets, Zoho Writer, ajaxWrite e Whiteboard), planilhas (Google Docs & Spreadsheets e Zoho Sheet), apresentações (Zoho Show); ferramentas administrativas, como: dispositivos de busca, ePortfolios (ELGG), administradores de conteúdo (Moodle), calendários (Google Calendar); e outras: mapas (Google Earth), 3D (Google SketchUp), redes sociais (MySpace e Whyvillle – para alunos de 8 a 15 anos), organização de informação (Google Notebook), pesquisas (Zoho Polls), desenho (Tux Paint), mashups (listas disponíveis em Programmable Web), eHub, mensagem instantânea, VoIP, Think.com (plataforma de aprendizagem), Google for Educators. O capítulo apresenta ainda uma lista de ferramentas de código aberto por disciplinas, arrisca as ferramentas de educação para o futuro e fala rapidamente das experiências de Harvard no Second Life, como exemplo de experiências com ambientes imersivos – quem acompanha este blog e/ou meus escritos percebe que, aqui, o livro está bem bem desatualizado.

Cap. 4 – new tools in schools apresenta aplicações dessas ferramentas em sala de aula, como blogs, wikis, podcasting, digital storytelling com Flickr e diplomacia digital, e em áreas como língua e literatura, mídia, estudos sociais, jornalismo, rádio, produção de vídeo, matemática, geografia (menção ao My Wonderful World, do National Geographic), inglês e ciências.

Cap. 5 – professional development fala do treinamento dos professores, nos Estados Unidos, para o uso da tecnologia, e como incorporar essas ferramentas nesses treinamentos.

Cap. 6 – leadership and new tools discute a liderança necessária para os administradores de instituições educacionais nesse novo cenário. As mesmas ferramentas podem também ser utilizadas por esses administradores.

Cap. 7 – online safety and security discute legislação, direitos autorais e propriedade intelectual, ética, segurança e privacidade.

Cap. 8 – systemic issues questões gerais com o inglês na web, alunos com necessidades especiais, igualdade, avaliação (a contradição da necessidade da aplicação de testes nesse novo cenário e o uso de eportfólios são explorados),

Cap. 9 – new schools discute o cenário para as novas escolas. Baseado na idéia da cauda longa de Chris Anderson, pode-se prever um futuro em que haja inúmeras opções de materiais que podem ser utilizados por alunos e professores – a cauda longa de materiais educacionais. Um modelo próximo do “aututor”, que tanto tenho defendido, é apresentado de leve. E também deve-se pensar em alunos que produzam materiais que sobrevivam aos cursos e às escolas. Além de vários outros assuntos, o livro termina falado da escola 2.0 – School 2.0 é um site de apoio para a construção dessa escola.

Cap. 10 – tutorials traz tutoriais para diversas ferramentas, como: Zoho Writer, Num Sum (planilha), Tux Paint, Audacity, RSS feeds, del.icio.us, Photo Story for Windows, Wikispaces, Class Blogmeister, Google Earth, Google SketchUp e Google Reader.

Appendix A: web timeline apresentar uma linha do tempo para a web, de 1991 a 2006.

Appendix B: web 2.0 tools apresenta uma lista comentada de diversas ferramentas da web 2.0.

Appendix C: a day in the life of web 2.0 apresenta um dia na vida de professores, alunos e administradores usando a web 2.0.

Appendix D apresenta a bibliografia, Appendix E o National Educational Technology Standards par alunos, professores e administradores, e por fim um Índice.

Um texto diferente dos outros que abordam o mesmo assunto, porque está dividido não em função das ferramentas, mas do seu uso por públicos diferentes.

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar
Esta entrada foi publicada em Computação, EaD, Educação, Resenhas. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

6 respostas a Web 2.0: New Tools, New Schools

  1. Pingback: De Mattar » Blog Archive » My Theory of Learning

  2. Pingback: De Mattar » Blog Archive » Web 2.0: New Tools, New Schools « Social Computing Technology

  3. Pingback: De Mattar » Blog Archive » Web 2.0: New Tools, New Schools « Social Computing Technology

  4. backlinks buy disse:

    Howdy, i read your blog from time to time and i
    own a similar one and i was just curious if you get a lot of spam remarks?
    If so how do you reduce it, any plugin or anything you
    can advise? I get so much lately it’s driving me mad so any support is very much appreciated.

    Also visit my web page; backlinks buy

  5. Wow, awesome blog layout! How long have you been blogging for?
    you made blogging look easy. The overall look of your website is fantastic, as
    well as the content!

  6. northface disse:

    I came across this good from you out of pure luck and not believe it is fortunate enough to express too as credit you to definitely get a job well done.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>