Planejamento Gráfico para Material Didático

Participei hoje, durante a II Semana Acadêmica Anhembi Morumbi, a oficina Planejamento Gráfico para Material Didático, com a sensacional Patrícia Passos G. Palácio.

Materiais didáticos devem levar em consideração dois aspectos essenciais: visual e funcional.

Os 4 princípios do design são (e os links são para o mesmo site, demonstrando esses diferentes aspectos): contraste (itens distintos devem ser diferenciados), repetição (um elemento-chave deve se repetir pelo material, gerando consistência), alinhamento (conexão visual entre os itens na página) e proximidade (itens relacionados devem ser agrupados).

Dois sites foram sugeridos como exemplos: a lista de designs do Zen Garden e o Soap, com vários exemplos de apresentações.

As fontes podem ser classificadas em com e sem serifa (as perninhas). Fontes com serifas são ideais para textos impressos, e sem serifas para textos a serem lidos em monitores de computador. Há aindas vários outros tipos de classificação para as fontes.

Não devemos misturar mais de 3 fontes em uma mesma composição. Para destaques, o ideal é usar o recurso da própria fonte. Foram indicados os seguintes sites, para obter fontes na web: 1001 fonts, dafont, netfontes e The Font Pool. Todos os sites permitem visualização das fontes em palavras e expressões, e também baixar as fontes. Após baixá-las, é necessário unzipá-las e instalar no computador, via Painel de Controle. Para origem, formas e usos de letras, foi indicado Tipografos.

Discutimos a necessidade de “carregar” a fonte para uma apresentação em outro computador, que não tenha a fonte instalada. Há várias alternativas, como p.ex. gravar as fontes instaladas como imagens, mas a versão nova do Powerpoint (e também a do Word, chequei isso agora), já gravam a fonte junto com o arquivo. Há duas opções de gravação e não entendi ainda se ele transforma a fonte em imagem, vou checar isso.

Falamos então de cores, o que evitar, e foi indicado o livro Color Harmony Workbook: A Workbook and Guide to Creative Color Combinations.

O kuler permite testar combinações de paletas de cores, para então você utilizar na sua produção. Color in Motion é um site bastante interativo e interessante sobre cores.

Foram também sugeridos os seguintes bancos de imagens: stcok.xchng, corbis e latin stock.

Como referência bibliográfica foi indicado o livro:

WILLIAMS, Robin. Design para quem não é designer. Rio de Janeiro: Ciência Moderna.

Por fim, como complemento de outra oficina, foi indicado o site pdf995 para instalar um plug-in para gerar pdfs no Word, versões anteriores do 2007 (o 2007 já faz isso). Eu fiz uma longa pesquisa e vários testes há algum tempo, e escolhi o PDFill.

No tempo extra, ficamos brincando com a nova versão do Powerpoint, como formas de imagens (clicando na imagem e Formatar), Smart Art (Inserir), Design (telas) etc.

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar
Esta entrada foi publicada em EaD, Educação. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>