Tecnologias Aplicadas à Educação – Colégio Progresso

De Outubro a Dezembro de 2008, ministrei o Módulo I – Tecnologias Aplicadas à Educação, no curso de Pós-Graduação Educação: Concepção e Conhecimento. O objetivo do curso é promover a formação continuada dos professores que atuam no Colégio Progresso, em Campinas. O curso é oferecido pela Faculdade de Odontologia São Leopoldo Mandic, também de Campinas, classificada em 2008 como a segunda melhor instituição de ensino superior do país pelo Índice Geral de Cursos (IGC) do MEC.

Por tudo o que tem sido feito no colégio, pode-se perceber a mesma seriedade da faculdade, ambos controlados pelo mesmo grupo. Primeiro passo: todos os professores do colégio receberam um notebook, metade paga pela instituição e a outra metade financiada, também pela instituição. Durante as aulas, quase sempre ministradas num amplo auditório da faculdade, os professores utilizavam seus notebooks conectados à Internet por rede wireless. Pena que eu não pensei em tirar uma foto! Além disso, o curso é totalmente gratuito.

O meu módulo procurou, dentre outros objetivos, introduzir os professores (ao redor de 100, incluindo assistentes, coordenadores e convidados) a vários recursos da informática, que podem ser utilizados com seus alunos e mesmo em suas atividades profissionais, de pesquisa e pessoais. Muitos professores, como se pode imaginar, tinham uma relação bastante tímida com o computador. O módulo teve 6 encontros presenciais (sexta à noite e sábado o dia todo, em 3 semanas distintas), seguidos de uma série de atividades à distância, além de outras atividades em 3 quintas-feiras.

No primeiro encontro, sexta, 24/10, apresentei o curso, discuti rapidamente as características dos nativos digitais, fiz uma introdução à educação a distância e ao uso de tecnologias em educação, falei um pouco sobre o projeto de pesquisa que eles deveriam realizar para o módulo e abordei normas técnicas para fontes online.

No dia seguinte, 25/10, apresentei inicialmente Algumas ferramentas essenciais, e então, no laboratório do colégio, praticamos o uso do Word para a elaboração de trabalhos científicos, seguindo a ABNT. O mesmo poderia ser feito com o Excel e o Powerpoint, mas infelizmente não tivemos tempo. Apresentei e demonstrei também algumas ferramentas de autoria e de tutoria, e terminamos falando de Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Para o nosso curso, já estava aberta uma turma no Moodle. No final do dia, recebemos a visita da Kariene Santos, do SENAI-BA, para apresentar um trabalho maravilhoso que eles desenvolveram há alguns anos, o Projeto CAI.

Nas semanas seguintes, exploramos o Moodle com exercícios, chat, fóruns (discutindo, p.ex., a palestra da Kariene) e um wiki (em que procuramos construir, em conjunto, o perfil do aluno do colégio em relação ao uso de tecnologias). Além disso, disponibilizei vários links no Moodle para os alunos-professores explorarem.

Em 07/11 voltamos a nos encontrar e pudemos discutir as atividades desenvolvidas à distância no Moodle. Falei depois rapidamente de objetos de aprendizagem e bibliotecas virtuais, e então partimos para a web 2.0.

No dia seguinte, 08/11, a professora Laura Coutinho veio gentilmente do Rio de Janeiro compartilhar conosco, durante uma manhã, suas experiências com uso de tecnologia em educação. Após o almoço, apresentei diversas ferramentas da web 2.0, como o Google Docs, blogs, wikis, redes sociais, RSSs e vídeos. Avaliamos também algumas experiências realizadas com tecnologia em colégios no Brasil que têm sido apresentadas em congressos.

Nas semanas seguintes, realizamos várias atividades à distância online, só que agora não mais no Moodle, mas utilizando as ferramentas que estudamos, incluindo leituras e acessos a vários links.

Em primeiro lugar, discutimos a palestra da nossa convidada em um post no meu blog: Continuando a conversa com Laura Coutinho…. Não estávamos mais fechados no nosso Moodle, mas agora expostos ao mundo e inclusive com a palestrante nos acompanhando e interagindo conosco, e o resultado foi bastante diferente da discussão da palestra do Senai, tanto pela menor participação (a atividade, de qualquer maneira, não era obrigatória) quanto pelo tom um pouco mais emotivo, menos técnico e menos polêmico da discussão (o que, de qualquer maneira, também deve ter sido motivado pela identificação dos professores com a palestrante).

Criamos também um wiki, com materiais para as diversas disciplinas ministradas no colégio. Espero que ele continue a ser alimentado e editado, e possa servir de referência para outros professores que trabalhem com educação infantil, ensino fundamental e médio.

Além disso, todos os professores tiveram que realizar uma atividade individual no YouTube, que envolvia a criação de um canal, pesquisa e seleção de vídeos favoritos (relacionados à sua disciplina), pesquisa e criação de uma Lista de Reprodução, desenvolvimento de um vídeo e upload para o seu canal. Eu já tinha colocado por aqui um post sobre essa atividade, mas em seguida vocês podem checar uma lista com todos eles (alguns podem ter sido retirados, então passe para o seguinte – esta aliás é uma questão interessante, pois atividades propostas para continuarem a existir na web, após o final de um curso, podem ser retiradas pelos próprios alunos depois da avaliação):

O resultado foi muito interessante. Não tínhamos tido tempo de treinar edição de vídeos, então criei um fórum no Moodle e uma página neste blog, para servir de orientação (à distância) para a produção dos vídeos. Muitos alunos-professores mostraram-se inicialmente bastante inseguros, com toda razão, achando que não conseguiriam realizar a atividade, mas como se pode perceber os vídeos saíram – não são obviamente vídeos profissionais e podem ter problemas, alguns ficaram muito bons, mas todos têm uma mensagem a passar. Uma câmera na mão e uma aula na cabeça! Ou: antes pato que gato-sapato. A sensação compartilhada por muitos foi de terem superado um desafio, como se tivessem passado por uma experiência de fluxo, como descrita por Mihaly Csikszentmihalyi. Eles puderam compartilhar suas experiências e idéias pedagógicas com o mundo, e não simplesmente repetir carilhas para seus alunos, como impostutores.

Voltamos a nos encontrar em 12/12 e avaliamos tudo o que tínhamos realizado à distância, nessas várias semanas. Falei um pouco sobre direitos autorais, avaliação da aprendizagem online e o conceito de aututor, para o qual eu já havia produzido o vídeo abaixo:

No último encontro, 13/12, recebemos pela manhã a visita do Bruno Correa, da UNG, que deu um workshop sobre edição de imagens e áudio, e formatos de vídeos, dentre outros recursos. Softwares que utilizamos ou que foram mencionados: Picasa (edição de imagens), PFactory (montagem de foto panorâmica), Audacity (edição de áudio), CamStudio 2.0 (gravação de tela) e Format Factory (conversor de diversos tipos de mídias – imagem, áudio, vídeo etc.). Na UNG, o Bruno faz esse trabalho de treinar e apoiar os professores para desenvolverem seus próprios materiais.

Tivemos também a oportunidade de interagir sincronamente, pelo MSN, com o Cleber, pai do David e do Jonatas (que também conversaram com a gente), direto de Timóteo-MG. Falei do caso deles aqui no blog em Home Schooling e Unschooling. Já tínhamos tido uma longa discussão, no nosso fórum do Moodle, sobre o direito de a família de educar seus filhos em casa e o processo de abandono que os pais estão enfrentando. A discussão, como vocês podem imaginar, foi bastante polarizada, durou semanas e foi depois repassada por email para o Cleber. A conversa por MSN funcionou, então, como uma linda conclusão, além de servir como demonstração para o potencial do uso de ferrmentas síncronas de comunicação em sala de aula.

Finalizei falando (menos do que gostaria) sobre o uso de games em educação (no Projeto CAI, do SENAI-BA, já tínhamos avaliado o jogo A Turma do Claudinho), mundos virtuais (passeamos por alguns espaços educacionais no Second Life e fomos gentilmente recebidos por AJ Kelton, na ilha do CHSS – College of Humanities and Social Sciences da Montclair State University) e m-learning.

Para encerrar, assistimos a uma palestra da People Educação, que coordena a parte de informática do Colégio Progresso, com a apresentação de lindos trabalhos desenvolvidos pelos alunos.

Como atividade final do módulo, foram desenvolvidos trabalhos em grupo. O tema deveria envolver a aplicação, no ensino dos alunos do Colégio Progresso, de uma ou mais ferramentas ou tecnologias que estudamos no módulo. Eis os resultados:

1. Aprendendo (site) e Unidades de medida (canal no YouTube que já tem 3 vídeos) sobre Unidades de Medida – ex.:

2. Blogresso, blog do Colégio Progresso;

3. zoom out, blog sobre a diversidade de leitura em diferentes suportes;

4. Espaço em diferentes idades, comunidade no orkut sobre a percepção do espaço em diferentes idades;

5. BioBlog, blog de biologia;

6. Aluno Nativo Professor Imigrante digital, canal no YouTube que se propõe a discutir a realidade atual das relações professor-aluno no que tange às novas tecnologias de educação e seu uso no cotidiano das salas de aula – que já tem um vídeo:

e o seu making-off:

7. Espaço Mnemosine – uma proposta para um acervo digital de dados, que sirva a alunos e professores;

8. Afetividade em Ambientes Virtuais de Aprendizagem, um blog que incluiu também a produção de um vídeo:

9. Dinos no Colégio Progresso, blog sobre atividades com dinossauros no colégio;

10. Esta.Cri.Ado, blog sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente;

11. Histórias e Recordações, blog sobre recordações das leituras de livros destinados a alunos do infantil e fundamental I;

12. Biomas, um webquest sobre os biomas da América do Norte.

Essas atividades não apodrecerão em um arquivo morto (a não ser as desenvolvidas no Moodle, e por isso defendo cada vez mais que trabalhemos fora dos LMSs), pois foram apresentadas para o mundo e adicionadas à conversação da web, e podem, agora, ser utilizadas por outros professores e alunos, como prega Will Richardson no capítulo final de Blogs, Wikis, Podcasts, and other Powerful Web Tools for Classrooms. Algumas devem ganhar vida própria e se libertar do curso, outras talvez não sejam mais alimentadas e sejam abandonadas, mas elas cumpriram a sua missão e estão disponíveis, para vocês visitarem e deixarem suas contribuições. Esperamos você por lá!

Como se pode perceber por tudo o que foi feito em tão pouco tempo, os professores-alunos traçaram seu próprio caminho, trabalharam muito, perderam o medo, construíram e aprenderam fazendo, num ambiente autêntico e com o conteúdo intensamente distribuído. Não são, agora, mais tão imigrantes! Eles continuam seu percurso nos 3 módulos seguintes do curso e estão preparados para contribuir muito mais para a educação, com tecnologia. E o colégio está, sem dúvida, mais capacitado para exercer a criatividade e a inovação com seus alunos. Cabe insistir que boa parte dos professores não tinha muita afinidade com computadores. Eis alguns comentários, ao final do módulo I:

“…tanto aprendi”

“Aprendi mais do que esperava.”

“Eu aprendi muito e sou muito grata a você por ter nos mostrado o quanto podemos crescer e aprender sempre…”

“… abriu meus horizontes e espero aplicar aquilo que aprendi para que meus alunos também passem a encarar a informática e o mundo digital de maneira mais proveitosa para eles mesmos.”

“O curso que fizemos com vc foi muito bom, além de aprendermos coisas novas, descobrimos que somos capazes de fazer muito mais.”

“É muito bom darmos continuidade ao curso levando na bagagem o aprendizado do primeiro módulo, que nos aproximou de novas ferramentas. Obrigada por nos encaminhar nesse processo.”

“Um grande abraço e também quero expressar a contribuição que foi semeada pelo senhor no meu caminhar “digital”…”

Eu pretendo repetir a experiência em outras instituições de ensino, semeando, abrindo horizontes e energizando os professores para que eles se apropriem das tecnologias e possam produzir seus próprios conteúdos, tornando-se aututores. É sempre um prazer realizar atividades desse tipo em instituições comprometidas seriamente com a educação.

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar
Esta entrada foi publicada em Computação, EaD, Educação. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

7 respostas a Tecnologias Aplicadas à Educação – Colégio Progresso

  1. Edilene disse:

    Oi, Mattar,

    Belo trabalho desenvolvido… tenho amigos meus que são Pais de alunos no Progresso. Quando encontrá-los, vou perguntar como estão sentindo o reflexo das mudanças – o Colégio passa por uma mudança de gestão e acredito ser essa uma das ações – na educação de seus filhos.

    []s

    Edilene (EAD-L)

  2. Núbia Gardênia Padilha Melo disse:

    Trabalho com EAD e conheci o site recentemente e gostei muito do trabalho.

  3. João Mattar disse:

    Oi, Núbia, obrigado e seja bem-vinda!

  4. Pingback: De Mattar » Blog Archive » Rubrics

  5. Pingback: De Mattar » Blog Archive » A Convergência Digital na Formação Docente

  6. Pingback: De Mattar » Blog Archive » Tecnologias Aplicadas à Educação - Colégio Progresso - 2010

  7. Pingback: De Mattar » Blog Archive » VI Seminário Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>