No século XIV, Marco Polo explorou a China, e suas viagens foram, durante muito tempo, a principal fonte de informação geográfica sobre a Ásia.
É possível ler online e baixar seu The Travels of Marco Polo volume 1 e volume 2.
Os contornos da África foram explorados pelos portugueses no século XV, em busca de uma rota para chegar às especiarias.
Em 1492, Cristóvão Colombo chega à América Central pensando ter chegado às Índias.
Foram no total 4 viagens explorando o mesmo destino, descritas no site The Columbus Navigation Homepage. Onde ele pisou na Ámerica pela primeira vez? Explore as diversas teorias.
Entre 1499 e 1502, Américo Vespúcio explora a América do Sul acreditando ter descoberto um novo continente.
Diz-se que o nome do novo continente, América, deriva do seu nome. Em 1507, o cartógrafo Martin Waldseemüller publica o Universalis Cosmographia, o primeiro mapa que utiliza o nome para o continente:
[photopress:Universalis_Cosmographia.jpg,full,vazio]
Em 1642, Abel Tasman faz uma viagem até a Tasmânia e Nova Zelândia. Dois anos mais tarde, atinge partes da Austrália.
[photopress:tasman_map.jpg,full,vazio]
A partir de 1768, as viagens de James Cook à Austrália servem para mapear a ilha.
É possível ler online e baixar o Captain Cook’s Journal During the First Voyage Round the World. No site Captain Cook’s Voyages você pode assistir a uma animação das 3 viagens de Cook para o Pacífico.
A primeira circunavegação da Austrália ocorre entre 1801 e 1803, mas apenas algumas décadas depois o interior da ilha será explorado.
Em 1821, John Davis aporta na Antártica, após o novo continente ter sido avistado por vários exploradores. A wikipedia tem uma longa lista de expedições à Antártica.
No século XX, Roald Amundsen foi o primeiro explorador a atingir o polo Sul.
Através dos sonares e outras tecnologias, estamos ainda hoje tentando mapear o fundo do mar.