Dreamweaver CS3: The Missing Manual

McFARLAND, David Sawyer. Dreamweaver CS3: The Missing Manual. Pogue Press, 2007.

Tenho a primeira edição do CS3, mas houve outras depois e já está disponível o CS4, então por aqui vou apenas fazer algumas breves anotações sobre o texto, que é (o CS4) bibliografia básica para o curso Internet for Educators, que estou cursando neste inverno na Boise. A resenha está, portanto, em processo (até este comentário sumir daqui), e provavelmente não cobrirá todo o texto.

A série The Missing Manuals propõe-se a completar a Ajuda de vários softwares e hardwares, como Flash, Office, Windows etc., e o site oferece uma série de recursos interessantes, como p.ex. os Missing CDs – veja os recursos para este livro – em outro site há também recursos para o livro.

A interessante Introduction apresenta as novidades do CS3 e define html, xhtml e css, e explica como o livro está organizado.

Part One: Building a Web Page

Chapter 1: Dreamweaver CS3 Guided Tour dá uma geral na interface, nos menus e painéis. O primeiro passo para trabalhar com o Dreamweaver (DW daqui por diante) é definir o site. São ainda exploradas as diversas opções para abertura de um novo documento. A segunda parte do capítulo é um passo-a-passo para a criação de uma página na web.

Chapter 3: Text Formatting traz orientações para formatação de texto, como parágrafo, listas, fontes e caracteres.

Chapter 4: Introducing Cascading Style Sheets dá uma introdução ao CSS, que permite adicionar estilos a páginas em html, e ao seu uso no DW. São cobertos, dentre outros pontos: Styles Sheets internos x externos; criando, usando e manipulando estilos; checagem de compatibilidade de browsers; e formatação de texto com CSS. O cap. tem também vários links: cf. uma lista de tags e atributos que não são mais utilizados; CSS tutorial; CSS-Discuss mailing list; CSS-Discuss wiki; W3C Cascading Style Sheets home page – a autoridade na área; links para sites sobre CSS na University of Minnesota Duluth; o próprio DW tem janelas de referência para cada propriedade; além da indicação do livro CSS: The Missing Manual. O cap. termina com um tutorial para praticar as técnicas básicas requeridas para criar e editar estilos.

Chapter 5: Links dá uma visão geral sobre links, como criá-los e formatá-los utilizando o Dreamweaver, e como criar menus com links.

Chapter 6: Images orienta o trabalho com imagens no Dreamweaver. Inclui: adicionar imagens, modificar uma imagem, editar imagens, integração com Photoshop e Fireworks, controlar uma imagem com CSS, criação de mapas de imagens com hotspots, botões etc.

Chapter 7: Tables explica em detalhes como criar e modificar tabelas no Dreamweaver.

Part Two: Building a Better Web Page

Chapter 9: Page Layout é um capítulo importante que cobre o uso de CSS no layout de páginas. Há 3 tipos de layout: fixo (que não se altera em função da largura da janela do browswer), líquido (que se ajusta à largura da janela do browser) e elástico (com flexibilidade em função do tamanho da fonte). O capítulo apresenta as propriedades e o uso de float, clear,

, padding, margem, os layouts do próprio Dreamweaver, posiconamentos (absoluto, relativo, estático e fixo), largura e altura, z-index (posicionamento 3D), overflow, clip, AP divs, visibilidade, alinhamento, background images e enovelando AP divs.

Chapter 10: Under the Hood: HTML apresenta os diversos recursos do editor do DW.

Part Four: Building a Web Site

Chapter 15: Introducing Site Management apresenta os princípios para a administração de sites utilizando o DW, incluindo definição do site, edição, exportação e importação, organização e administração dos arquivos, painéis etc.

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar
Esta entrada foi publicada em Computação, Edtech502. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>