Vídeos Online em Educação

Depois de vários posts e páginas neste blog abordando o tema, dentre os quais: YouTube, Vídeos & Educação; YouTube na Educação; Vídeos para Ensino Fundamental e Médio; Vídeos & YouTube; YouTube na Educação; e YouTube, Vídeos & Educação, venho mais uma vez revisitá-lo.

Apesar de já existir a categoria Educação no YouTube, em Março deste ano entrou no ar o YouTube EDU, que congrega vídeos e canais de faculdades e universidades, incluindo instituições de prestígio como Berkelee, MIT, Berkeley, Minnesota, Yale, Princeton e Stanford (cf. um Diretório das instituições de ensino que fazem parte do YouTube EDU).

Um interessantíssimo serviço, que tenho utilizado muito, é o VidTweeter, que permite assistir vídeos do YouTube numa conta do Twitter. Confira por exemplo este Tweet, com o link para um vídeo do John Coltrane e Miles Davis de 1959.

Outro serviço para acompanhar é o Academic Earth, que apresenta aulas de importantes pesquisadores e estudiosos.

Além, é claro, do já conhecido iTunesU, da Apple. Em iTunes University and the classroom: Can podcasts replace Professors? – Computers & Education 52 (2009) 617–623, Dani McKinney, Jennifer L. Dyck e Elise S. Luber mostram que alunos que utilizaram podcasts tiveram melhores notas em provas quando comparados com aqueles que assistiram aulas tradicionais e presenciais em sala.

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar
Esta entrada foi publicada em EaD, Educação, Video. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>