Estilos de Aprendizagem & EaD

Uma das atividades do 7º SENAED – Seminário Nacional ABED de Educação a Distância foi a lista de discussão no Yahoo Educação a Distância e os Estilos de Aprendizagem, coordenada por Lourdes Martins e Daniela Melaré diretamente da Europa e presidida pelo Eduardo Chaves – dê uma olhada em todos os participantes. É possível acessar todas as mensagens e os links mesmo sem ter conta no Yahoo, mas no caso dos arquivos disponibilizados você precisa estar logado. Em Maio (durante o SENAED) houve um total de 354 mensagens e 247 inscritos.

Encontrei esses slides da Daniela Melaré sobre o tema:

Uma boa dica é acompanhar a Revista de Estilos de Aprendizage da UNED.

Há diversos modelos utilizados para avaliar estilos de aprendizagem.

Responda p.ex. o Questionário Honey-Alonso de Estilos de Aprendizagem e você saberá, na hora, se seu estilo é mais ativo, teórico, reflexivo ou pragmático. Vale a pena checar todo o site.

Katharine Briggs e Isabel Briggs Myers desenvolveram a teoria dos tipos psicológicos de Jung para chegar no MBTI – Myers-Briggs Type Indicator – cf. a Myers & Briggs Foundation.

Neil Fleming e Colleen Mills, por sua vez, desenvolveram o Modelo VARK – confira o questionário em português.

Nessa entrevista, Rita Dunn, que vem realizando diversas experiências, defende a ideia de que os alunos aprendem melhor quando são utilizadas estratégias de ensino baseadas nos seus estilos de aprendizagem predominantes. Estudos de outros autores e instituições apontam na mesma direção. Cf. outra entrevista com ela. Esta é a figura que representa o Learning Style Model de Rita Dunn & Kenneth Dunn.

Da mesma maneira que é possível falar em estilos de aprendizagem, podemos falar em estilos de ensinagem.

Conhecer o estilo de aprendizagem do aluno permite ao mesmo tempo aproveitar no ensino o seu estilo predominante e desenvolver atividades que estimulem os estilos que não são predominantes.

A literatura é quase unânime em afirmar, por exemplo, que a EaD exige um estilo de aprendizagem diferente do aluno da educação presencial.

É importante lembrar que não temos apenas um estilo de aprendizagem, já que somos constituídos de uma mistura de estilos e podemos inclusive integrar dois ou mais estilos predominantes no mesmo momento. Podemos, também, utilizar estilos distintos em função da situação, do conteúdo e do objeto de aprendizado. Além disso, os estilos não são fixos, pois podem se modificar com o tempo, já que estamos em constante mutação. Cabe também lembrar que os estilos de aprendizagem não são a única variável que afeta o aprendizado, e por isso não devem se constituir no único diagnóstico para determinar o planejamento da educação.

Um conceito próximo ao de estilos de aprendizagem é a teoria das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner – cf. esse site em português. Os ‘pontos de entrada’ (PE) são estratégias para estimular simultaneamente um grupo de inteligências, e não uma única inteligência, sem se limitar às inteligências mais desenvolvidas da pessoa.

Como uma continuação da lista no SENAED, já há agora uma comunidade no Ning: Estilos de Aprendizagem e Educação a Distância – como se ensina e se aprende no virtual? Como utilizar as teorias dos estilos de aprendizagem em EaD, p.ex. na estruturação de ambientes virtuais de aprendizagem, na produção de material didático, na avaliação etc.? Como são os estilos de aprendizagem dos alunos virtuais? Questões como estas já estão sendo discutidas por lá.

Com a ameaça de o Ning passar a ser pago, foi criada uma comunidade no Google: Rede de Estilos de Aprendizagem e EaD.

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar
Esta entrada foi publicada em 7 SENAED, EaD, Educação. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

3 respostas a Estilos de Aprendizagem & EaD

  1. clovis antonio sanches beirigo disse:

    Boa tarde,

    Simpatizo com a teoria da Rita Dunn. Se partimos do principio que as funções do pensamento e raciocinio se desenvolvem conforme nossa compreensão de mundo, o estilo de aprendizagem está diretamente associado a recepção do estimulo. Eu por exemplo sou cinestésico, preciso pegar um texto na mão, ler e enchê-lo de anotações. Por 1 determinado tempo consigo ser auditivo. É assim que eu funciono. Discutia isso na 6ª feira com meus alunos de Desenvolvimento Geencial e fica muito claro quando cada um se manifista em relação a aula. Volto no tema quantas vezes precisar pois cada um tem um ritmo.

    Obrigado!

    Clovis Beirigo

  2. João Mattar disse:

    Também acho muito interessante, Clovis.

  3. Cristina disse:

    Material maravilhoso postado no curso de pós graduação Metodologias e Gestão em EaD, parabéns, espero sempre poder contar com a vossa inteligência.
    Grata
    cristina

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>