Hoje participei da oficina PodCast: Crie seu programa de rádio, conduzido pelo professor Ricardo Senise durante a III Semana Acadêmica Anhembi Morumbi.
Senise coordena 2 podcasts: 5a1: o podcast do Senise e 3 na Copa.
O programa de edição de áudio indicado foi o Audacity e Senise demonstrou o uso do software.
Depois de selecionada uma faixa com a ferramenta de seleção, Efeitos/Repetir serve para repetir uma faixa, indicando inclusive com que tempo ficará a sua nova faixa, após a repetição. Do lado esquerdo da faixa, há opções para emudecer ou tocar apenas aquela faixa, diminuir ou aumentar volume e balancear canais direito/esquerdo.
[photopress:Foto1b_1_2.gif,thumb,vazio]
Opções para exportar: WAV, MP3 (precisa baixar a lame_enc.dll para essa opção funcionar) e Ogg Vorbis (para padrões de software livre).
Para gravar é simples: conectado o microfone, clicando em gravar já abre uma nova faixa que começa a gravar o que você estiver falando.
A ferramenta envelope permite que você altere o volume em passagens do áudio para adequar por exemplo o bg com a gravação da fala.
[photopress:Foto2.gif,thumb,vazio]
Uma opção interessante é gravar um backup com 128Kbps e outra para publicar em 64Kbps – Editar/Preferências/Formato de Arquivos.
Foi indicado o liberated syndication para divulgar o podcast, para o qual você tem que pagar um plano mensal. O UOL Mais também oferece gratuitamente a possibilidade de publicar.
O ustream.tv faz transmissão ao vivo de áudio e vídeo.
Como eu já hospedo arquivos no meu serviço da Locaweb, fui até o Internet Archive, copiei um código de embed para o player de um mp3 hospedado lá, troquei o endereço para um arquivo em que toco All of Me no violão, hospedado na Locaweb, e funcionou: