Ilustrações em Trabalhos Acadêmicos

A NBR 14724, a norma da ABNT para apresentação de Trabalhos Acadêmicos, define inicialmente ilustração como: designação genérica de imagem, que ilustra ou elucida um texto.

Mais à frente, afirma que:

“Qualquer que seja o tipo de ilustração, sua identificação aparece na parte superior, precedida da palavra designativa (desenho, esquema, fl uxograma, fotografi a, gráfi co, mapa, organograma, planta, quadro, retrato, figura, imagem, entre outros), seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, travessão e do respectivo título. Após a ilustração, na parte inferior, indicar a fonte consultada (elemento obrigatório, mesmo que seja produção do próprio autor), legenda, notas e outras informações necessárias à sua compreensão (se houver). A ilustração deve ser citada no texto e inserida o mais próximo possível do trecho a que se refere.” (p. 11).

Não há, nas normas da ABNT, mais orientações sobre a apresentação de ilustrações, apenas sobre tabelas, de que já falei no post anterior.

Então, a partir de agora temos que abandonar a ABNT e explorar outras fontes, como o belo The Visual Display of Quantitative Information, de Edward R. Tufte.

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar
Esta entrada foi publicada em Educação, Metodologia. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

3 respostas a Ilustrações em Trabalhos Acadêmicos

  1. Muito bom esse serviço que você está prestando a comunidade blogueira. Parabéns. Por favor acesse ao nosso blog e dê sugestões e dicas:
    http://dci.ccsa.ufpb.br/mtc/

  2. João Mattar disse:

    Acessei o blog, nos próximos meses estarei registrando por aqui muita coisa sobre Metodologia Científica e vou passar sempre por lá, valeu!

  3. Pingback: De Mattar » Blog Archive » NBR 6022: Artigo em publicação periódica: Apresentação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>