Normas da ABNT para Trabalhos Acadêmicos

TRANSFORMEI ESTA LISTA EM UM PÁGINA NO BLOG.

Dei uma revisada geral nas normas da ABNT que podem ter alguma utilidade para trabalhos acadêmicos. Aqui vai a lista atualizada e com os objetivos das normas (quem tiver algo a acrescentar, sinta-se à vontade). Vou destrinchá-las por aqui nos próximos meses. Aproveitando, só uma pergunta – como é que normas para desenvolvimento de trabalhos acadêmicos podem ser pagas? Qual o sentido de um aluno ter que pagar para saber as normas que deve utilizar para desenvolver seus trabalhos? Será que o Lula não pode dar um jeito nisso?

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 5.892: informação e documentação: representação e formatos de tempo: datas e horas: apresentação. 2. ed. Rio de Janeiro, ago. 2019.
Esta Norma especifica os requisitos para indicação da data de um documento ou acontecimento, e para representação das horas.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6.022: informação e documentação: artigo em publicação periódica científica impressa: apresentação. Rio de Janeiro, maio 2003.
Estabelece um sistema para apresentação dos elementos que constituem o artigo em publicação periódica científica impressa.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6.023: informação e documentação: referências: elaboração. Rio de Janeiro, ago. 2002.
Estabelece os elementos a serem incluídos em referências. Fixa a ordem dos elementos das referências e estabelece convenções para transcrição e apresentação da informação originada do documento e/ou outras fontes de informação. Destina-se a orientar a preparação e compilação de referências de material utilizado para a produção de documentos e para inclusão em bibliografias, resumos, resenhas, recensões e outros.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6.024: informação e documentação: numeração progressiva das seções de um documento escrito: apresentação. Rio de Janeiro, fev. 2012.
Estabelece um sistema de numeração progressiva das seções de documentos escritos, de modo a expor numa seqüência lógica o inter-relacionamento da matéria e a permitir sua localização.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6.027: informação e documentação: sumário: apresentação. Rio de Janeiro, dez. 2012.
Estabelece os requisitos para apresentação de sumário de documentos que exijam visão de conjunto e facilidade de localização das seções e outras partes.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6.028: informação e documentação: resumo: apresentação. Rio de Janeiro, nov. 2003.
Estabelece os requisitos para redação e apresentação de resumos.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6.032: abreviação de títulos de periódicos e publicações seriadas. Rio de Janeiro, ago. 1989.
Fixa as condições exigíveis para uniformizar as abreviaturas de títulos de periódicos e publicações seriadas, com o fim de simplificar as referências constantes de bibliografias, citações e legendas bibliográficas.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6.033: ordem alfabética. Rio de Janeiro, ago. 1989.
Fixa os critérios de aplicação da ordem alfabética em listas, índices, catálogos, bibliografias e trabalhos de natureza semelhante.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6.034: informação e documentação: índice: apresentação. Rio de Janeiro, dez. 2004.
Estabelece os requisitos de apresentação e os critérios básicos para a elaboração de índices.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10.520: informação e documentação: citações em documentos: apresentação. Rio de Janeiro, ago. 2002.
Especifica as características exigíveis para apresentação de citações em documentos.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10.719: relatório técnico ou científico: apresentação. Rio de Janeiro, jun. 2011.
Fixa as condições exigíveis para a elaboração e a apresentação de relatório técnico ou científico. Conquanto não sejam objeto desta norma outros tipos de relatórios (administrativos, de atividades, entre outros), é opcional sua aplicação, quando oportuna. Nesse caso, os documentos devem sujeitar-se, tanto quanto possível, ao disposto nesta norma.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 12.225: lombada: apresentação. Rio de Janeiro, jun. 2004.
Estabelece os requisitos para a apresentação de lombadas e aplica-se exclusivamente a documentos em caracteres latinos, gregos ou cirílicos.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14.724: informação e documentação: trabalhos acadêmicos: apresentação. Rio de Janeiro, mar. 2011.
Especifica os princípios gerias para elaboração de trabalhos acadêmicos (teses, dissertações e outros), visando sua apresentação à instituição (banca, comissão examinadora de professores, especialistas designados e/ou outros).

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15.287: informação e documentação: projeto de pesquisa: apresentação. Rio de Janeiro, mar. 2011.
Estabelece os princípios gerais para apresentação de projetos de pesquisa.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15.437: informação e documentação: pôsteres técnicos e científicos: apresentação. Rio de Janeiro, nov. 2006.
Estabelece princípios gerais para apresentação de pôsteres técnicos e científicos.

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar
Esta entrada foi publicada em Educação, Metodologia. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.