Para além do Google…

O Google é sem dúvida um sistema de buscas fantástico, tanto que deu origem ao verbo to google, sinônimo de busca na Internet. Entretanto, principalmente no caso de pesquisas científicas e acadêmicas, e mesmo com a existência do Google Scholar, é preciso explorar várias outras alternativas. As primeiras páginas do Google nem sempre retornarão aquilo que estamos procurando, que podemos encontrar muito mais rapidamente em outros sistemas de busca, ou nunca retornarão o que nos interessa. A seguir, uma lista selecionada de sites alternativos ao Google para buscas científicas – sugestões são muito bem-vindas.

African Journals OnLine (AJOL) – coleção de revistas acadêmicas publicadas na África.

Amazon – gigantesca livraria online, ótima para explorar as publicações disponíveis em inglês.

Asia Journals Online – revistas acadêmicas publicadas em Bangladesh, Nepal, Filipinas, Vietnam, Sri Lanka e Indonesia.

Biblioteca Nacional do Brasil – apesar de as informações online não estarem sempre atualizadas, é a fonte de referência para publicações em língua portuguesa no Brasil, em diversos formatos.

Banco de Teses CAPES – excelente para pesquisa de dissertações de mestrado e teses de doutorado produzidas em todo o Brasil, mas você não tem acesso ao texto integral; caso encontre alguma coisa, entre em contato com a biblioteca da instituição para (provavelmente) conseguir acesso a um pdf completo.

Banco de Teses USP – acesso integral ao texto de dissertações de mestrado e teses de doutorado defendidas na USP. Com certeza você encontrará o mesmo tipo de serviços em outras instituições de ensino superior, o que valeria um post separado. Ex. (aproveitando algumas indicações nos comentários): Bancos de Teses da Unicamp, Banco de Teses da UFMG, Repositório da Biblioteca da Universidade de Brasília (em construção)e Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPR.

A BDTD, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, procura integrar os sistemas de informação de teses e dissertações existentes no país.

Bioline International – acesso a revistas de ciências biológicas publicadas em países em desenvolvimento.

Data Repositories – página do wiki Open Access Directory (OAD) com lista de bancos de dados classificados por disciplinas.

Disciplinary Repositories – página do wiki Open Access Directory (OAD) com lista de repositórios de conteúdo classificados por disciplinas.

DOAJ – Directory of Open Access Journals – lista de quase 5.000 revistas científicas e acadêmicas do mundo todo, com conteúdo gratuito e acessível online.

Free Electronic Journals – lista de revistas gratuitas e online, mantida pela University of Nevada, Reno.

LivRe! – portal para revistas de acesso gratuito na Internet.

Online Library of Liberty – versões eletrônicas de livros clássicos sobre liberdade individual, incluindo áreas como economia, história, direito, literatura, filosofia, teoria política, religião, guerra e paz.

Open Science Directory – revistas de acesso aberto e programas especiais.

Perseus Digital Library – biblioteca digital com foco no mundo greco-romano.

Portal de acesso livre da CAPES – um monte de coisas: periódicos com textos completos, bases de dados referenciais com resumos, patentes, teses e dissertações, estatísticas e outras publicações.

Scielo – biblioteca eletrônica com textos integrais de diversos periódicos científicos brasileiros, boa parte voltada para ciências da saúde, mas vale sempre a pena consultar.

Scitable – uma biblioteca gratuita de ciências com vários recursos, do Nature Publishing Group.

Web of Science – acesso a milhares de publicações científicas.

Cf. também Recursos Educacionais Abertos, que complementa esta lista.

Cf. 11 free tools for discovering research

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar
Esta entrada foi publicada em Ciências, Educação. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

5 respostas a Para além do Google…

  1. Rafael Ramos disse:

    João,

    Eu utilizo bastante o banco de teses e dissertação, não somente da USP, mas de outras universidades. Consigo encontrar bons trabalhos na Unicamp, UFSC e UFB.

    Um abraço!

  2. Excelente a coletânea. Além das já mencionadas tb no comentário acima, a PUC-RJ, outras PUCs do Brasil, UERJ, UFRS, UFBA entre outras são excelentes. Têm acesso fácil e com bom conteúdo disponível.
    Valeu a postagem!

  3. Oi, João
    Ótima sugestão de links.
    Aí vão mais sugestões:o ERIC, que tem pesquisas do mundo todo
    http://eric.ed.gov/
    e a Biblioteca de teses e dissertações da UFMG
    http://www.bibliotecadigital.ufmg.br
    Abraços

  4. Ronaldo disse:

    Excelente postagem! Muito útil para mestrandos e doutorandos.
    Gostaria de acrescentar o Repositório da Biblioteca da Universidade de Brasília, que está em construção mas promete ser uma ótima fonte de pesquisa. A idéia é colocar as dissertações e teses defendidas na UnB em um mesmo lugar, pois até o momento ficavam nos sites de seus departamentos. O link é: http://repositorio.bce.unb.br/

    Ronaldo

  5. Pingback: De Mattar » Blog Archive » Recursos Educacionais Abertos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>