Participei hoje a distância (e pelo Second Life) da banca de qualificação de Mestrado da Daiana Trein Pires, da Unisinos. O título do trabalho (provisório, como ela disse) é: Educação Online em Metaverso: a mediação pedagógica por meio da telepresença via avatar em MDV3D.
[photopress:Virtual_Real.jpg,full,vazio]
Depois da defesa do TCC do Rodrigo Gecelka no Second Life, Vivências, Benefícios e Limitações: registro sobre o uso do Second Life em uma experiência educacional, mais uma experiência incrível – e desta vez eu fazia parte da banca, daqui de São Paulo!
O trabalho da Daiana é excelente, vocês podem p.ex. ler 2 trabalhos que ela apresentou na semana retrasada no CIAED, em Fortaleza:
A Biologia do Amor para uma Educação sem Distâncias
A hipótese de sua pesquisa é:
Quanto mais intensamente o sujeito se sentir representado pela (re)criação(?) de sua identidade digital virtual por meio de avatar nos MDV3D, mais intensa será a sua percepção de imersão e conseqüentemente a sua telepresença, colaborando para minimizar o sentimento da falta de presença física e relacional na Educação Online, dessa forma, contribuindo com a superação de paradigmas e com processos de mediação pedagógica mais responsáveis.
Fiz alguns comentários e sugestões, assim como o professor Luís Henrique Sommer, aos quais a Daiana respondeu. Tudo isso no Second Life (eu em São Paulo, na minha casa, e eles lá na Unisinos).
Experiências como essas devem começar a se multiplicar, e o Second Life tem se mostrado uma plataforma bastante estável para esse tipo de atividade.
[photopress:dai_001.png,full,vazio]
Com certeza Mattar, precisamos metaversear em prosa em verso as qualificações e defesas, enquanto a Capes senta em cima dos mestrados e doutorados a distância….. Que distância?
E este trabalho da Daiana e do Gpe-du da Unisinos serão “seminais” para a vistualização da Ead! Parabéns a Daiana, que deve estar tomando um merecido choopinhos, e a equipe do Gpe-du.
Meu Querido Amigo João,
Agradeço muitíssimo as excelentes contribuições que você realizou no momento da banca de qualificação da dissertação da Daiana, a nossa “Dai”. O post aqui no teu blog também ficou muito bom e evidencia um pouco do quem tem sido o desenvolvimento da Daiana no GP e-du, o que tem também resultado em trabalhos apresentado em eventos.
Com relação as defesas utilizando os meios digitais virtuais, conforme fala o Breno, penso que é um espaço que precisamos conquistar, fazendo aquilo que sabemos fazer de melhor, ou seja, nos fazermos presentes, numa proximidade muito mais intensa do que ocorre muitas vezes quando compartilhamos o mesmo espaço físico-analógico. É isso… de que distância estamos falando????
Realmente, o que vivenciamos hoje foi uma experiência de presença digital virtual bastante rica, não é mesmo?
Obrigada a todos que estiveram conosco nessa tarde, para nós chuvosa, de quarta-feira :-) Abs
Pingback: Qualificação do projeto de dissertação da Daiana Trein na Ilha UNISINOS « Eliane Schlemmer's Blog
Pingback: De Mattar » Blog Archive » A Construção do Conhecimento nos Metaversos: educação no Second Life
Gostaria de poder ajudar de alguma forma, se possivel entre em contato comigo atraves do email o pelo avatar “erica grebe”
tenho 4 anos de jogo e sei todas as funçoes dele, sou construtora no jogo e na rl formada em Design produtos.
Pingback: De Mattar » Blog Archive » Uso do Moodle Integrado a Outras Ferramentas da Web 2.0 em um Curso Livre sobre Educação a Distância
Pingback: De Mattar » Blog Archive » O Design de Interação na Integração de Ambientes Virtuais de Aprendizagem 3D e 2D
Pingback: De Mattar » Blog Archive » O Second Life morreu? (a velha questão que não morre…)
Olá pessoal…
Fico muito feliz epla evolução das pesquisas no campo dos mundos virtuais. Minha tese que está sendo investigada também problematiza o processo de ensinoaprendizagem nos mundos virtuais 3 D em ambiente OpenSim.
Grande abraço a todos