Em 2007, criei uma página com o resumo do que assisti durante o I Moodle Moot Brasil.
Como já está quase chegando o Moodle Moot 2009 – imperdível, confira o programa, criei vergonha na cara e registrei o que assisti no Moodle Moot 2008.
Divirtam-se, e nos encontramos no Mackenzie no Moodle Moot 2009, 13 e 14 de Novembro!
Apresentarei um trabalho no sábado, 14/11, das 15:00 às 15:30, na sala 501:
Uso do Moodle Integrado a Outras Ferramentas da Web 2.0 em um Curso Livre sobre Educação a Distância
Resumo
No segundo semestre de 2008, ofereci pela terceira vez o curso livre ABC da EaD no SL, que contou com aproximadamente 70 participantes, na sua maioria educadores ou profissionais de tecnologia da informação. O curso acompanhava o livro ABC da EaD: a educação a distância hoje, propondo uma reflexão sobre a educação a distância. Nas três versões, o curso foi oferecido totalmente a distância. Nas duas versões anteriores (segundo semestre de 2007 e primeiro semestre de 2008), foram utilizados como plataformas o Second Life, um blog e uma lista de emails. Nesta terceira versão, foram acrescentados o Moodle e o YouTube. No Moodle, utilizamos basicamente fóruns, chat e wiki. Este trabalho procura refletir sobre os resultados do curso, comparando-os com os resultados das versões anteriores. As avaliações dos alunos, assim como do professor tutor, indicam que a introdução de mais ferramentas assíncronas acabou gerando uma sensação de menor presença e proximidade do que nas duas versões anteriores, marcadas por mais encontros síncronos no Second Life. Isolando-se as demais variáveis, parece possível afirmar que mundos virtuais geram uma maior sensação de pertencimento entre os membros de um grupo do que ambientes virtuais de aprendizagem. O trabalho pretende expor alguns dados e discutir essa questão com o público, além de demonstrar como o Moodle foi utilizado durante o curso.
Prezado João:
Desculpe-me entrar em contato contigo através deste canal, mas não encontrei seu e-mail ou formulário de contato.
Estava lendo seu blog e gostaria de sugerir uma matéria.
Referida matéria seria sobre o Guerra Creativa.
A idéia central da página é trabalhar o conceito de crowdsourcing (terceirização) e também dar uma dica na área de inovação.
Abaixo uma breve explicação:
Guerra Creativa é uma plataforma para webdesigners e empresários onde permite que empresários solicitem um logo, página web ou outro design gráfico oferecendo uma quantia de dinheiro que está ao seu alcance e a partir deste ponto, os webdesigners trabalharão no seu pedido.
A página é: http://pt.guerra-creativa.com/ e temos também um vídeo http://www.youtube.com/watch?v=oydrrLqEuJs
Temos alguns concursos em andamento (veja link abaixo). Acredito que estes são grandes exemplos de Crowdsourcing.
http://pt.guerra-creativa.com/contests
No mais, agradeço sua atenção e aguardo um contato.
Atenciosamente,
Ana Lucia Gimenez
Guerra Creativa
analucia.gimenez@connaxis.com
Professor, muito obrigado pela entrevista concedida ao meu blog.
Além de ajudar muito, contribuiu para uma visão mais ampla não apenas da matéria em si, mas de toda a vida como um todo.
Quando houver uma oportunidade de retribuir o favor, ficarei contente em fazê-lo.
Pingback: Twitter Trackbacks for De Mattar » Blog Archive » Moodle Moot Brasil [joaomattar.com] on Topsy.com