ERP – Enterprise Resource Planning é um sistema de gestão da informação que procura integrar os dados e processo das empresas. Existem ERPs voltados especificamente para o setor educacional.
A SunGard Higher Education é uma das empresas que oferece serviços e sistemas ao setor de educação em vários países. Hoje, ela atende 1.600 organizações de ensino superior e 10 milhões de alunos, oferendo soluções administrativas, acadêmicas e de gerenciamento de tecnologia da informação, dentre outras. Pelo que é possível entender do seu site, entretanto, a empresa não oferece p.ex. um LMS, ou seja, seus sistemas não chegam no nível da tecnologia educacional propriamente dita.
A empresa já tem uma subsidiária no Brasil, lançou o SunGard Banner em português e fechou negócios com 2 importantes instituições de ensino superior, a Anhembi Morumbi e a Insper (novo nome para o IBMEC em São Paulo).
Seus planos de longo prazo são ambiciosos – cf. p.ex. SunGard Higher Education quer liderar mercado de ERP educacional no Brasil e SunGard HE: liderança no Brasil em cinco anos. Além de continuar a focar nas instituições de grande porte, a SunGard pretende também trazer para o Brasil o PowerCampus, para instituições de menor porte.
Seu principal concorrente, no Brasil e no mundo, é a Oracle, que também oferece sistemas para educação e por aqui já tem clientes de peso como Anhanguera, Unisul e Aliança Francesa.
Vamos acompanhar os próximos rounds a briga e o desenvolvimento do setor no Brasil, que ainda é dominado pelos sistemas caseiros, desenvolvidos nas próprias instituições de ensino. O que eu quero mesmo é entender um pouco melhor até que ponto esses sistemas entram realmente na área da Tecnologia Educacional, incluindo programas de formação de professores, por exemplo, ou ficam restritos à área de gestão.
Pingback: Twitter Trackbacks for De Mattar » Blog Archive » ERPs Educacionais [joaomattar.com] on Topsy.com