Faz tempo que estou me controlando para escrever sobre o caso da aluna da Uniban. Na verdade, muita gente já escreveu rapidamente sobre o tema, quando ela foi hostilizada na saída da Universidade na semana passada, e eu também queria entender um pouco melhor o que tinha acontecido, porque tudo parecia muito absurdo.
Agora, entretanto, o absurdo tornou-se surreal com a expulsão da aluna e publicação de nota nos jornais de domingo, por parte da Uniban.
Em vez de escrever e fazer uma reflexão de moral, sociológica etc., preferi registrar neste post alguns (apenas alguns) lances da anti-mídia gratuita que a Uniban conseguiu criar com a decisão. O post será, obviamente, atualizado nos próximos dias.
Para começar, só um pouquinho de teoria. Após tratar de Propaganda, Promoção, e Eventos e Experiências, o cap. 18 do livro Administração de Marketing (Kotler e Keller; Pearson, 12. ed.) termina abordando Relações Públicas (RP). Em termos de custo, as atividades de relações públicas costumam ser bem menos onerosas do que a propaganda:
“A empresa não paga pelo espaço ou pelo tempo obtido na mídia; ela só paga para sua equipe desenvolver e divulgar fatos relevantes e gerenciar determinados eventos. Se a empresa desenvolver algo realmente cativante, o meio jornalístico poderá se interessar pelo assunto e gerar o equivalente a milhões de dólares em anúncios. Alguns especialistas afirmam que os consumidores são cinco vezes mais propensos a ser influenciados pela mensagem editorial do que pela propaganda.” (p. 594).
Bom, então aqui vai uma pequena coleção da mídia gratuita, anti-institucional, que a Uniban conseguiu em poucas horas desta noite/madrugada – e isso tudo independente dos vídeos com ela sendo expulsa e chamada de “puta” que rolaram pela Internet, e toda a repercussão que o episódio tomou:
Uma nova anti-marca: Unitaliban (e quanto tempo leva para criar e principalmente consolidar uma marca!)
Nota de Repúdio à UNIBAN (Universidade Bandeirantes) – abaixo-assinado
As poucas notícias e posts que saíram até agora sobre a expulsão já conseguiram mais de 1.000 comentários (negativos, é claro) cada.
Algumas imagens como Pátio da UNIBAN “momento de descontração”, Unitaliban abre inscrições após sucesso publico na GLOBO.com http://is.gd/4PTL6, E com vocês, a nova farda da Uniban!
A Queda da Uniban (no YouTube):
Artigo que saiu rapidamente na Folha Online – Expulsão de aluna hostilizada na Uniban atesta incompetência, diz entidade e vários outros, incluindo manifestações de várias entidades: Ministra condena medida e diz que expulsão de aluna é intolerância, UNE condena decisão da Uniban e defende bolsa para aluna expulsa, UNE considera descabida expulsão de estudante da Uniban, Secretaria cobra explicação sobre expulsão de universitária, MEC irá cobrar explicações da Uniban por expulsão de aluna e já chegou até o New Tork Times: Brazil Student Expelled After Wearing Mini-Dress.
A educação pelo sangue e pela humilhação, um post de Paulo Ghiraldelli (além de muitos outros que surgiram rapidamente nesta noite), além do vídeo que ele já tinha produzido
A moral por centímetros – o caso Uniban
Enviado por pgjr23. – Festas, amigos e outros videos universitários
Rápida edição do verbete Universidade Bandeirante de São Paulo na Wikipédia.
Tweet que está viajando pela Web, organizando uma demonstração:
DRESS DAY. TODO MUNTO DE VESTIDO, SE POSSIVEL CURTO DESFILANDO VAI SER NO DIA 20/11 AS 21HS.. EM FRENTE A UNIBAN DE SBC e SP…
(apesar de que os artigos na imprensa nesta final de semana já falam de outra manifestação, organizada pelo Movimento Feminista de São Paulo, já para esta segunda-feira, 9/11, às 18 horas, em frente à Uniban, em que as manifestantes deverão comparecer usando minissaias ou vestidos curtos.
Tweets, posts etc. que remetem à leitura (invertida agora) da missão, visão & valores da instituição e à “provável lista dos responsaveis pela expulsão”
Reação do presidente do PT no Twitter (dentre outras):
@ricardoberzoini Uniban expulsa aluna assediada por usar vestido curto em aula. Uma universidade dessas merece ser fechada. Fascismo puro
Outro tweets rodando:
@ No curso de História, as aulas sobre Inquisição na UNIBAN são práticas
@ se o vestibular da UNIBAN ainda tiver uns 10 inscritos podemos afirmar:existe mais de 1 pessoa burra nesse mundo
@ é absurdo, ridículo, vergonhoso e patético, inclusive para quem continuar estudando na UNIBAN
@ O que é pior que tomar pau no vestibular? Passar em primeiro na Uniban
@ Uniban = UNiversidade do Incentivo à BArbárie Neonazista
@ Uniban = Universidade de Bandidos
@ imagina o curriculo desse povo q se fornou na uniban agora… queima filme total
@ Os alunos dessa universidade serão prejudicados em processos de recrutamento.
(isso para não reproduzir os tweets que têm palavrões e palavras de baixo calão, não apenas contra a Uniban, mas também contra seus alunos)
A Uniban, é claro, chegou rapidamente ao primeiro lugar dos Tweets em português no Twitter
Enfim, um material que serve de fonte para um belo curso de marketing.
Pingback: Twitter Trackbacks for De Mattar » Blog Archive » A Anti-RP [joaomattar.com] on Topsy.com