Filosofia da Computação e da Informação

[photopress:capa_1.jpg,full,vazio]

Para onde está nos carregando a carruagem tecnológica? O progresso tecnológico facilita ou dificulta nossa busca pela felicidade? A comunicação virtual é mais rica ou mais pobre que a comunicação cara a cara? Seria ético construir um robô capaz de amar? É possível educar pela Internet? Como deve ser tratado o cyberestupro?

Neste livro, João Mattar reflete sobre os efeitos gerados pela computação e pelas tecnologias da informação em áreas como realidade virtual, inteligência artificial, linguagem, comunicação, educação, artes, ética, direitos autorais e administração. Fundamentado em uma ampla e diversificada bibliografia, Mattar explora os pontos de contato entre a filosofia, que surgiu com os pré-socráticos no século VI a.C., e a computação, que surge apenas no século XX. Onde, por exemplo, se encontram o Morfeu de Matrix e o filósofo francês René Descartes.

O livro é um convite a uma viagem para todos aqueles que se interessam por filosofia ou computação, além de servir de bibliografia para disciplinas que envolvam temas como Computadores e Sociedade, Direito e Legislação, Ética, Tecnologias aplicadas à Educação e EaD. Esses temas são visitados pelo olhar da filosofia, resultando numa leitura fascinante que explora filmes, músicas, sites, games, legislação e vários outros elementos da sociedade da informação.

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar
Esta entrada foi publicada em Computação, Educação, Filosofia. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Uma resposta a Filosofia da Computação e da Informação

  1. Pingback: Twitter Trackbacks for De Mattar » Blog Archive » Filosofia da Computação e da Informação [joaomattar.com] on Topsy.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>