A Psique Profunda e o Cheese-Tudo

Pela forma como uma pessoa como um cheese-tudo, podemos desvendar sintomas profundos de sua personalidade.

Alguns se esforçam ao máximo para não deixar cair nada de maionese, para não perder um pedacinho que seja do hambúrguer, para não deixar escapar uma semente que seja do tomate, para não desperdiçar uma gota do queijo fervendo. Preocupam-se em ir comendo o sanduíche em círculos, para não deixar cair nada no prato. Quando mesmo assim o sanduíche vence, eles vão logo ao prato, com o dedo mesmo, e engolem o que havia caído, fazendo de conta que nada aconteceu.
Esses são os controladores, os dominadores, aqueles que não gostam de deixar faltar um pingo no i, que não perdem um segundo de uma discussão, que não conseguem se portar adequadamente num ambiente se não possuem o controle ou o domínio total da situação.

Outros vão comendo o sanduíche e se lambuzando todos, o prato vai ficando cheios de restos de hambúrguer, pedaços de alface, gotas de ketchup etc. Eles não se incomodam se mordem de um lado e a maionese escapa de outro, comem pelo simples prazer de comer. Às vezes retornam ao prato, mas porque alguma coisa está muito gostosa – o queijo, a carne etc. Mordem aqui, mordem ali, onde estiver mais saboroso.
Esses são guiados pelo princípio do prazer em quase tudo o que fazem. Fazem o que gostam. Carpe diem. Curtem o sanduíche.

Outros comem um cheese-tudo ordenadamente, começam em uma parte e vão seguindo um caminho regular, uniforme, até chegar no final. Cumprem uma missão. Não se incomodam se algo cai no prato e não retornam ao prato nunca – a missão é apenas liquidar o objeto cheese-tudo, não importa o que restou.
São os decididos, os determinados. Eficientes em tudo o que fazem, não gostam de voltar atrás nas decisões; são leais, fiéis.

Há ainda aqueles que comem um cheese-tudo com garfo e faca. Procuram não encostar os dedos no sanduíche, e se possível não lambuzar a boca. Comem o cheese-tudo como se não fosse um sanduíche, como se nada estivesse acontecendo. Preferem a mediação dos instrumentos garfo e faca do que o contato direto com o objeto.
São os profundamente sujeitos.

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar
Esta entrada foi publicada em Gastronomia, Reflexões. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

2 respostas a A Psique Profunda e o Cheese-Tudo

  1. Pingback: Twitter Trackbacks for De Mattar » Blog Archive » A Psique Profunda e o Cheese-Tudo [joaomattar.com] on Topsy.com

  2. T disse:

    “comportamentalista”?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>