Hoje ministrei a palestra A convergência digital na formação docente durante o I Enped – Encontro Nacional de Professores em Educação a Distância.
Utilizei o WebWork, um sistema muito interesssante de Webconferência que permite a comunicação com áudio e vídeo e o compartilhamento de conteúdo, ao vivo e em tempo real.
Fiz o upload dos slides que utilizei para o Slideshare:
Foi uma experiência muito gratificante, com vários comentários e perguntas interessantes pelo chat de texto, além das falas do Enilton Ferreira Rocha (organizador do evento), da Renata Kurtz (da LivreDocência) e da Andrea Silva (de cuja qualificação de mestrado já falei por aqui). Tivemos participantes de vários Estados do Brasil – SP, RJ, MG, RS, PA, BA etc.
Em determinado momento, os slides e a palestra caminhavam para um lado, enquanto as discussões no chat caminhavam para outro, o que acaba tornando a videoconferência muito dinâmica. Além disso, os “alunos” completaram minha fala com conceitos, nomes de livros e links, numa verdadeira construção coletiva de conhecimento.
Mais de uma pessoa pediu um exemplo de EaD não fordista, em que o tutor não é um impostutor e em que a ênfase não é colocada primordialmente na produção de conteúdo. Consegui na hora me lembrar de vários: os mestrados do Edtech – Department of Educational Technology da Boise State University; o trabalho que fiz no Colégio Progresso (aliás, não voltado especificamente para a EaD, mas para a capacitação na utilização de tecnologias em educação, inclusive presencial); o trabalho desenvolvido na LivreDocência; e o próprio Enped – ou seja, os alunos estão vivenciando uma EaD não fordista no próprio curso, já que os professores, como José Manuel Moran, Joelma de Riz, Daniel Pattaca, Marco Silva e Enilton Ferreira Rocha não foram obrigados a usar um conteúdo pronto e limitados em suas atuações como tutores – ao contrário, organziram livremente seus próprios conteúdos e serão os maestros da interação durante o evento.
Um slide que levantou várias questões foi o da editora Flat World Knowledge, que estou acompanhando desde o nascimento. As editoras estão sofrendo, da mesma maneira como sofreu a indústria da música, não apenas com as cópias piratas, mas também com a concorrência do conteúdo digital, muitas vezes de uso livre e gratuito. Portanto, acompanhar soluções inovadoras como a da Flat World Knowledge pode nos ajudar a enxergar caminhos para a EaD, mesmo porque as fronteiras entre uma editora, uma produtora de conteúdo e uma instituição de ensino devem se dissolver cada vez mais. O exemplo levantou várias questões: direitos autorais, modificação do conteúdo, autoria etc., todas importantes para nos fazermos também quando pensamos na EaD.
Me pediram também uma bibliografia sobre o tema da palestra. Vou prepará-la com muito carinho e logo coloco por aqui.
Depois de 1 hora e meia de palestra e discussões, palavras de agradecimento muito gentis da “plateia” serviram para dar mais força para eu continuar a fazer o que tenho feito nestes últimos anos: uma EaD séria e de qualidade!
Espero agora acompanhar os interessantes debates nos fóruns do evento, do qual já estamos ansiosamente aguardando a segunda versão, que estão sendo realizados no Moodle, além das outras palestras, oficinas e cursos – cf. a programação completa.
Parabéns, Enilton, e parabéns a todos que participaram da atividade de hoje, e obrigado!
Pingback: Twitter Trackbacks for De Mattar » Blog Archive » A Convergência Digital na Formação Docente [joaomattar.com] on Topsy.com
Professor!
Que belo presente nos deu!
Ler seu post e sentir-me parte dessa construção, faz acreditar que estamos no caminho!
Obrigada por suas palavras enriquecedoras! Obrigada por me fazer pensar e entender melhor os caminhos da EAD! Sou uma principiante em todo esse processo, mas orgulhosa dos mestres que estou seguindo!
Parabéns!
…com carinho
Angela Picada Roveder
Santa maria RS – UFSM
ENPED (aluna)
Olá Profº João!! :-D
Faço minhas as palavras da colega Angela, também sou iniciante e me sinto privilegiada em aprender com tanta qualidade, eu já tinha lido sobre o modelo fordista e seus esclarecimentos foram essenciais para minhas construções e atuação na EaD.
Parabéns e muito obrigada!
Forte abraço,
Cristina Zaragoza – Caçapava – SP
Bom dia Profº. João,
Sou iniciante em EAD, estou iniciando mihas leituras nessa área e participar desse evento e assistir sua palestra tem auxiliado muito a minha aprendizagem.
Parabéns, sinto que tenho muito a aprender.
Obrigada,
Abraços Gisele/MS
Professor,
vejo que a sua marca é a simplicidade. Estive no MoodleMoot e foi da mesma forma.
Uma pessoa com tamanho conhecimento se coloca nas discussões como um também aprendiz. Isto é dignidade.
Aprendemos muito com essa sua forma de atuar. O senhor nos conduz à pesquisa. O assunto não encerra com o término da palestra.
Enfim, foi mais um espaço de aprendizagem bastante agradável. Estou aprendendo muito. Também já estou na espera do 2 ENDEP
Agradeço e te desejo sucesso.
LAURINDA MAIA
Prezado Prof João Mattar,
Estive aqui em Porto Velho/RO assistindo virtualmente sua bela exposição sobre a convergência digital na docencia virtual.
Compartilho com você e os demais colegas do 1º Enped, que ao desejar conhecer um pouco mais sobre a EAD o livro ABC da EAD foi o 1º dos eleitos. (Me possibilitou conhecer de forma rápida tudo que inicialmente precisava saber sobre o cenário da educação a distância.
Confesso também que li outras bibliográfias suas e cito com muita segurança nos materiais didáticos voltados para a educação semipresencial e a distância em uma faculdade aqui da região.
É sempre bom estar próximo mesmo que a quilomentros de distância de pessoas tão envolvidas neste processo que chamamos de ensino-aprendizagem.
Parabéns pela palestra.
Sara, muito obrigado pelas palavras e realmente este é um dos grandes benefícios da EaD – colocar pessoas assim tão distantes, fisicamente, cara a cara! Prazer tê-la por aqui e continuamos a nos falar virtualmente!