Bibliografia Pré-Socráticos

Uma breve bibliografia comentada sobre os filósofos pré-socráticos. Há muito mais coisas, é claro, isso é apenas o que andei consultando nestes dias.

BARNES, Jonathan. Filósofos pré-socráticos. Trad. Julio Fischer. São Paulo: Martins Fontes, 1997. (Clássicos)
Além de uma introdução interessante, apresenta fragmentos e seleções da doxografia dos principais filósofos pré-socráticos.

BRUN, Jean. Os pré-socráticos. Trad. Armindo Rodrigues Lisboa. Edições 70, s/d. (Biblioteca Básica de Filosofia).
Um livrinho que já reli mais de uma vez, com um bom resumo sobre os pré-socráticos.

BURNET, John. O despertar da filosofia grega. Trad. Mauro Gama. São Paulo: Siciliano, 1994.
Além de uma interessante Introdução, os capítulos abordam: a escola milésia, ciência e religião, Heráclito, Parmênides, Empédocles, Anaxágoras, os pitagóricos, os eleatas mais jovens, Leucipo, e ecletismo e reação, além de um curto anexo sobre o significado de physis.

CARTLEDGE, Paul. Demócrito: Demócrito e a política atomista. Trad. Angelika Elisabeth Köhnke. São Paulo: Editora UNESP, 2001. (Coleção Grandes Filósofos)
Livrinho que além da vida de Demócrito, aborda os seguintes temas em sua obra: física e epistemologia, cosmologia e cosmografia, antropologia e sociologia, psicologia e medicina, e ética e política.

COSTA, Alexandre. Heráclito: fragmentos contextualizados. Tradução, apresentação e comentários por Alexandre Costa. Rio de Janeiro: Difel, 2002.
Além de informações sobre a vida e obra de Heráclito, traz a tradução dos fragmentos de Heráclito contextualizados nas obras em que aparecem, depois separados, seguindo-se um comentário geral.

HEIDEGGER, Martin. Parmenides. Translated by André Schuwer and Richard Rojcewicz. Bloomington, IN: Indiana University Press, 1998.
Curso ministrado por Heidegger na Universidade de Friburgo entre 1942 e 1943, aborda dentre outros pontos a questão da verdade na obra de Parmênides.

HEIDEGGER, Martin. Heráclito: a origem do pensamento ocidental: lógica: a doutrina heraclítica do logos. Trad. Marcia Sá Cavalcante Schuback. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1998.
O longo livro apresenta 2 cursos ministrados por Heidegger entre 1943 e 1944.

SOUZA, José Cavalcante de (Sel. textos) Os pré-socráticos: fragmentos, doxografia e comentários. 2.ed. São Paulo: Abril Cultural, 1978. (Os Pensadores).
Seleção de fragmentos e comentários (de Nietzsche e Heidegger, p.ex.), traduzidos pelos professores de grego da USP, com introdução e valiosas notas.

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar
Esta entrada foi publicada em Filosofia. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Uma resposta a Bibliografia Pré-Socráticos

  1. Pingback: Twitter Trackbacks for De Mattar » Blog Archive » Bibliografia Pré-Socráticos [joaomattar.com] on Topsy.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>