ARIAS, Sonia; CLARK, Kevin A. Instructional Technologies in Developing Countries: A Contextual Analysis Approach. TechTrends, Volume 48, Number 4, July 2004, p. 52-55, 70.
O artigo discute a implementação do design instrucional em países em desenvolvimento. Uma das sugestões é que seja evitada a simples replicação de processos utilizados em países industrializados.
Os autores apresentam uma adaptação do modelo de análise baseado no contexto, de Tessmer e Richey, ampliando a fase de análise dos fatores sócio-culturais, ambientais e organizacionais, incluindo fatores específicos para países os em desenvolvimento.
Tessmer, M., & Richey, R.C. (1997). The role of context in learning and instructional design. Educational Technology Research & Development, (45)2, 1042-1629.
Inicialmente, os autores apresentam alguns exemplos de como tecnologias instrucionais estão sendo utilizadas em países em desenvolvimento.
Em seguida, discutem os desafios da tecnologia instrucional em países em desenvolvimento, divididos em fatores: (a) sócio-culturais e de capacidade humana (cultura de participação incipiente – em que nível os usuários estariam interessados em compartilhar informações?, tomadas de decisão centralizadas, falta de planejamento orçamentário, e escassez de pessoal qualificado – o que tende a gerar problemas de manutenção) e (b) infraestruturais (redes elétricas e de telecomunicações pouco confiáveis; suporte para hardware, software e manutenção; instalações adequadas).
Nesse sentido, o modelo de Tessmer e Richey é expandido na fase de análise do contexto, com a inclusão de fatores ambientais (motivação, release time, compensação, cultura da participação e disponibilidade de eletricidade e instalações apropriadas) e organizacionais (tomada de decisão centralizada, capacidade de planejamento orçamentário e desenvolvimento de capacidade humana).
[photopress:Modelo_Analise_do_Contexto.jpg,full,vazio]