Second Life e Web 2.0 na Educação – Prefácio (Maurício Garcia)

[photopress:Second_Life_e_Web_20.jpg,full,vazio]

Second Life e Web 2.0 na Educação: o potencial revolucionário das novas tecnologias

Prefácio

Maurício Garcia
Diretor da Garcix Inovações

Quando a web surgiu nos laboratórios CERN, na Suíça, no começo dos anos 90, seu criador, o engenheiro Tim Berners-Lee imaginava interligar laboratórios de várias partes do mundo, de uma forma simples e rápida. Um grande passo foi dado em 1993, quando surgiu o Mosaic, programa que permitia acessar a web através de uma interface gráfica. Era o início do conceito de “navegar na web”. De lá para cá, a web espalhou-se por todos os setores e tornou-se um padrão inquestionável em termos de comunicação digital.

Todavia, a web nasceu sob um conceito unidirecional, o chamado “download”. Por esse conceito, até hoje enraizado na cabeça das pessoas, os sites possuem determinados conteúdos que podem ser acessados pelos seus visitantes. Esse conceito, ao ser transportado para a educação, inspirou o surgimento de inúmeros portais, em que o aluno baixa suas apostilas, pega suas notas, obtém seus boletos para pagamento da mensalidade etc. O fluxo é sempre unidirecional, de cima para baixo.

Aí surgiram os blogs. E depois deles, a história da web nunca mais foi a mesma. Com os blogs, os usuários da web passaram a ter um papel mais ativo. Publicar conteúdo na web deixou de ser privilégio de web designers, programadores etc. O blog democratizou a web e todos podiam então postar comentários em fóruns do Orkut, alterar verbetes da Wikipédia e enviar vídeos para o YouTube, entre outros, dando origem ao movimento que veio a ser chamado de Web 2.0.

Na educação, porém, essa mudança ainda não chegou. A maioria dos projetos de base tecnológica continua a seguir a lógica do “download”. O cômico é que, enquanto educadores conservadores discutem como serão as plataformas colaborativas do futuro, os alunos já colaboram entre si em comunidades estruturadas, como a Zé Moleza, ainda tão mal vistas no segmento.

A educação precisa de pessoas com os olhos no futuro. Sem elas, continuaremos a repetir as velhas fórmulas do passado, em que professores “dão” aula e os alunos as “copiam”.

João Augusto Mattar Neto é uma dessas pessoas. Um talento raro, que combina uma sólida formação acadêmica, lapidada nas mais reputadas instituições como PUC, USP, FGV e Stanford, com a visão inovadora de um amante da tecnologia aplicada à educação. Livros como Metodologia Científica na Era da Informática mostram cabalmente a capacidade do autor, o qual, de quebra, é um músico talentoso e apreciador de jazz.

Ao lado dele, Carlos Valente é outro que esbanja inovação. No tempo em que ninguém sabia o que era Web 2.0, Valente já tinha seu portal pessoal no formato wiki, conceito até hoje incompreendido por muitos. Afinal, como é possível alguém possuir um portal que pode ser alterado por qualquer um? Mas isso nunca lhe causou preocupação, Valente no nome e valente na vontade de inovar.

Assim, o livro que temos em mão é uma fabulosa contribuição para a educação brasileira, e seus autores são exemplos a serem seguidos por todos aqueles que querem viver o futuro, afinal é lá que passaremos o resto de nossas vidas.

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar
Esta entrada foi publicada em EaD, Second Life. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

2 respostas a Second Life e Web 2.0 na Educação – Prefácio (Maurício Garcia)

  1. Pingback: TwittLink - Your headlines on Twitter

  2. Lana Sobreira menezes de Sousa disse:

    Esse texto é imprescindível para aquisição de conhecimento em relação as novas tecnologias, pelo seu potencial em informações sobre a web2.0 tão relevantes para o aprimoramento da educação. Os educadores devem ter em mãos esse poderoso recurso para elaboração das atividades escolares.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>