Por que você não pode perder o VWBPE?

[photopress:VWBPE_Logo_Large_1.jpg,full,vazio]

[photopress:VWBPE_Logo_1024X128.jpg,full,vazio]

(Cf. o post atualizado que publiquei hoje)

Como faço parte do Program Committe e da comissão organizadora do Virtual Worlds Best Practices in Education, andei passeando pelo rascunho do programa geral (o oficial já está no ar e criei um post separado para ele), que deve entrar no ar no final de semana: sensacional!

Mais de 150 apresentações, tutoriais, painéis e mesas-redondas em 5 línguas (inglês, alemão, francês, espanhol e português – o tema do evento deste ano é “Imagination Around The World”), mais de 40 áreas para pôsteres e muita coisa sendo transmitida ao vivo pela Treet.TV.

Em primeiro lugar, cf. as sessões especiais que ocorrerão em português.

Serão apresentados muitos trabalhos explorando a pedagogia nos mundos virtuais e seu uso em diversas áreas, como: ensino de comércio eletrônico, saúde, línguas, música, história, filosofia, ciências da computação, teatro, ensino médio, aprendizagem de pessoas com necessidades especiais etc.

Teremos apresentações sobre a IBM, Project Wonderland e machinima, e muitos trabalhos também sobre RPG, MMORGPGs e games. Cf. p.ex. Die and Do Over: Roleplay in Second Life e The World of Warcraft Tour.

O potencial do uso de mundos virtuais para contar histórias será também explorado no evento – cf. The Virtual Worlds Story Project:

Uma boa sessão para quem trabalha com EaD acompanhar: Second Life or Blackboard VLE?

Convidei pessoalmente o pessoal do Responsive Environments Group do MIT Media Lab, que tem desenvolvido um trabalho genial de realidade cruzada (cf. Cross Reality: When Sensors Meet Virtual Reality). O Joshua Lifton, que iniciou o projeto, estará conosco discutindo como a incorporação de redes de sensores e actuators no mundo real pode contribuir para aproximar o real e o virtual.

Convidei também pessoalmente o matemático Randall Holmes, que compartilhará conosco os resultados preliminares do curso experimental Teaching Mathematics in Virtual Worlds, que está ministrando neste semestre no EdTech da Boise State University.

David Gibson, que escreveu o Prefácio do meu Games em Educação: como os nativos digitais aprendem e que convidei no ano passado para a apresentação Games-based Learning Theory: A synthesis of ideas to help plan, implement and assess serious games para um auditório lotado, estará de volta com: Overview of AI and Bots in Learning.

Learning in 3D: A New Educational Dimension será apresentada por Karl Kapp e Tony O’Driscoll, autores do best-seller Learning in 3D: Adding a New dimension to Enterprise Learning and Collaboration.

[photopress:Learning_in_3D.jpg,thumb,vazio]

Virtual Worlds, Culture and Change – A Conversation será apresentada por Tom Boellstorff, editor da American Anthropologist, e Doug Thompson, CEO da Remedy Communications e Metanomics.

Haverá também uma série de eventos sociais, incluindo: velejar, patinação no gelo, RPG de casamento, leitura de poesia em diversas línguas, rock and roll, show de moda, jazz etc. Dê uma olhada nas maravilhas que habilidosos voluntários estão construindo para a nossa diversão: Conference Build 1 e Build 2.

Haverá um evento social na sexta, 15 horas (Brasília) 10 am (horário do Second Life) na ilha do Portal Educação: Brazilian Poetry and Literature. É assim que está anunciado no programa, mas na verdade será uma confraternização de cultura brasileira. O Portal fez camisetas do VWBPE, para voluntários e para participantes, quem já aparecer por lá vai recebendo. Eles criaram também numa parte da ilha praia, Cristo no morro, coqueiros, campo de futebol, estande com fotos de comidas típicas, cachaçaria, Pantanal, araras, cuia de tereré etc.

[photopress:cachacaria_001.jpg,full,vazio]

[photopress:cristo_001.jpg,full,vazio]

[photopress:footebol_001.jpg,full,vazio]

[photopress:pantanal.jpg,full,vazio]

[photopress:praia_001.jpg,full,vazio]

[photopress:terere_001.jpg,full,vazio]

Então, apareça vestido a caráter, e quem se candidatou a voluntário, essa é uma boa atividade para ajudar. O encontro durará 1 hora (15-16, Brasília, 10-11 SL). No programa ainda não está anunciada a slurl da ilha do Portal, que no Second Life se chama ilha Educação. Para ir direto para a parte da ilha onde será o evento, esta é a slurl. Quem quiser ajudar, procure a Daniele Navarro (RL) Danievers Draconia (SL). E, o mais importante: ajudem a divulgar!

Enfim, imperdível! Se você ainda não conhece o Second Life ou não se sente à vontade com a ferramenta, participe dos treinamentos que teremos para novatos, em português.

[photopress:second_life_topo_1.jpg,full,vazio]

Haverá também sessões para novatos em inglês.

As inscrições estão abertas e é tudo gratuito, tocado por algumas dezenas de voluntários de todas as partes do mundo!

[photopress:VWBPE_Logo_256x128_1.jpg,full,vazio]

Esperamos mais de 6.00 avatares, então turbine o seu avatar e nos vemos por lá! O Second Life não morreu!

[photopress:VWBPE___Header_Email1.jpg,full,vazio]

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar
Esta entrada foi publicada em EaD, Second Life. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

2 respostas a Por que você não pode perder o VWBPE?

  1. Pingback: De Mattar » Blog Archive » Virtual Worlds Best Practices in Education 2010

  2. Pingback: darwinmota.com » Virtual Worlds Best Practices in Education 2010

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>