Models, Metaphors, and Definitions in Evaluation

Madaus, G. F. & Kellaghan, T. (2000). Models, metaphors, and definitions in evaluation. In D. L. Stufflebeam, G. F. Madaus, & T. Kellaghan (Eds.), Evaluation models: Viewpoints on educational and human services evaluation (2nd Ed., pp. 19-32). Boston, MA: Kluwer Academic Publishers. Resenha de João Mattar.

Os autores afirmam que a metáfora da indústria na educação persiste hoje, na linha de montagem high-tech em que os professores são tidos como solucionadores de problemas.

Como alternativa, eles exploram a metáfora da educação como uma viagem (Kliebard, H. M. Metaphorical roots of curriculum design): o currículo é uma rota pela qual os alunos viajam; o professor é um guia e um acompanhante experiente; cada viajante será afetado diferentemente pela jornada; os efeitos são ao menos uma função tanto das predileções, inteligência, interesses e objetivos do viajante, quanto dos contornos da rota; essa variabilidade não é apenas inevitável, mas maravilhosa e desejável; nenhum esforço é feito para antecipar a natureza exata do efeito no viajante, mas um grande esforço é feito para traçar a rota para que a viagem seja tão rica, fascinante e memorável quanto possível.

Dependendo da metáfora que utilizamos para descrever a educação, a maneira de pensar a avaliação muda radicalmente, de quantitativa e estatística para naturalista.

O capítulo apresenta uma coleção de definições relacionadas ao campo da avaliação.

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar
Esta entrada foi publicada em Edtech505, Resenhas. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Uma resposta a Models, Metaphors, and Definitions in Evaluation

  1. T disse:

    Enfim, uma resposta que, à minha pessoa, agrada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>